Ads Top

Split de pagamentos: como facilitar o comissionamento no e-commerce

A pandemia foi um momento de grande mudança para as vendas online, abrindo precedentes que alavancaram o setor. Quem ainda não tinha presença digital, precisou superar as dificuldades para colocar seus produtos ao alcance de um clique. E, os marketplaces se tornaram o lugar certo para isso por terem uma ferramenta fundamental: o split de pagamentos.

Sinônimo de praticidade para quem ainda não tem um site próprio, o marketplace é o lugar certo para empresas que buscam visibilidade e segurança para vender. Somente este setor é responsável por 78% do faturamento do mercado online. Para se ter uma ideia, só no primeiro semestre de 2020, ele somou R$ 30 bilhões, ou seja, 56% a mais que em 2019. A expectativa é que o mercado de e-commerce continue aquecido em 2021, com crescimento estimado em 26%, segundo a Ebit Nielsen.

O modelo de marketplace deve alcançar um protagonismo ainda maior daqui para frente. Porém, antes de começar a vender nessa gigante vitrine online, é preciso saber como um dos seus principais atributos funciona: o split de pagamentos. Ou seja, como os valores da venda são repassados para vendedores, fornecedores e o site anunciante.

Neste artigo, vamos te explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto e deixar esse processo o mais simples possível. Boa leitura!

Como funciona o marketplace?

Impossível falar de split de pagamentos sem passar pela definição de marketplace. Esse é um tipo de e-commerce em que vários lojistas anunciam e vendem seus produtos, intermediados por uma empresa. A grande vantagem é oferecer facilidade aos consumidores, permitindo comprar de diversos fornecedores em uma única transação. Os maiores exemplos de marketplace no Brasil são Amazon, Submarino, Americanas e Casas Bahia.

Uma das maiores vantagens desse modelo é oferecer uma visibilidade maior aos produtos, quando comparados às lojas online proprietárias. Sem contar que, os marketplaces ainda acompanham a tendência dos consumidores que estão sempre à procura de mais praticidade, já que reúnem diversas lojas e produtos em um único espaço. Com isso, inúmeras oportunidades de negócio se abrem para diversas áreas.

E o split de pagamentos?

O split de pagamentos está diretamente ligado com o modelo de negócios estabelecido pelos marketplace, tanto que não o vemos em outros tipos de e-commerce. Como todas as vendas são intermediadas por uma empresa, o dinheiro não cai direto na conta do vendedor. Vamos entender como funciona esse processo logo abaixo.

Para você visualizar, vamos chamar a empresa dona do marketplace de conta mestra e os vendedores de subconta. Quando alguém compra um produto, esse valor vai direto para a conta mestra. Agora, como esse valor chega para as subcontas? Através do split de pagamentos. Mas, antes, a conta mestra precisa tirar sua porcentagem. Quando essas empresas utilizam uma boa plataforma de meios de pagamentos, para gerenciar os recebíveis, isso é feito automaticamente. Em seguida, o dinheiro vai para fornecedores e para todas as subcontas. E o melhor, você consegue configurar porcentagens diferentes para cada uma das subcontas.

É um processo longo e que, se não for feito adequadamente, abre precedentes para inúmeros erros. Mas, isso pode ser reduzido ao mínimo quando um marketplace utiliza uma plataforma que permite automação de ponta a ponta desse processo. Assim, bastam algumas configurações para o comissionamento ser feito em um estalar de dedos, com suas regras de negócio.

Quais as vantagens do split de pagamentos?

O split de pagamentos é uma verdadeira mão na roda para um marketplace. Todo esse processo cheio de etapas é feito de uma única vez, sem depender de uma equipe dedicada para isso. O faturamento pode aumentar e a tranquilidade de todos receberem seu devido dinheiro permanece. Vamos olhar a fundo algumas vantagens.

Segurança na movimentação financeira

Quando os inúmeros recebimentos de suas vendas são automatizados, todos os processos ficam mais seguros. Isso porque, erros decorrentes de tarefas manuais são reduzidos ou vão a zero. Tudo acontece de acordo com as regras que você configurar, simples assim.

Transparência de dados

Uma boa plataforma financeira oferece um painel completo onde todas as informações de vendas, transações e comissionamento estão reunidas. Além disso, ainda é possível gerar relatórios com filtros personalizados. Assim, fica muito mais fácil tomar decisões e administrar um negócio online.

Elimina bitributação

Dependendo da forma como o comissionamento é realizado dentro de um marketplace, o valor das vendas pode sofrer a incidência de dois tipos de impostos. Mas, com o split de pagamentos automatizado, apenas uma tributação ocorre sobre o valor. Isto se dá pela forma que o dinheiro é repassado para cada um. Ou seja, você economiza mais a cada venda e não compromete seu financeiro.

Controle de caixa

Com o dinheiro chegando mais rápido e de forma simples na sua conta, fica fácil criar um bom planejamento financeiro. Além, claro, de gerar oportunidades para conseguir realizar investimentos para o e-commerce crescer. A previsibilidade financeira é um fator importante para a saúde de qualquer negócio. Mas, no caso dos marketplaces, ela é fundamental.

Como usar o split de pagamentos no marketplace?

Impossível ter um split no seu e-commerce sem uma boa plataforma financeira. É ela que vai permitir colocar tudo no piloto automático e fazer o comissionamento de cada venda. Fazer split não é algo que deva causar dor de cabeça no seu dia a dia. Confira as funcionalidades que você deve procurar em uma solução.

  • Criação de regras flexíveis de comissionamento;
  • Ferramentas completas de gestão;
  • Relatórios de movimentações financeiras;
  • Gerenciamento simplificado de parceiros e subcontas;
  • Conciliação bancária automática;
  • Cadastro massificado de novas contas.

Para colocar tudo isso em prática, é preciso contar com uma API bem documentada, ou seja, com aquela tecnologia que vai fazer cada etapa acontecer com segurança e rapidez. Antes de implementar, verifique com seu time de tecnologia sobre a qualidade das documentações. É muito importante escolher uma que seja fácil e dê suporte para suas operações, sem que você precise contratar todo um time de especialistas.

É possível deixar o split de pagamentos realmente trabalhando por mim?

O sucesso do seu marketplace começa pela escolha de uma boa plataforma de gerenciamento de meios de pagamentos, que possua por uma infraestrutura financeira automatizada e completa. Escolher essa solução não é tarefa fácil, porém compensa na economia de tempo e dinheiro a longo prazo.

Um marketplace só consegue crescer quando todos os processos estão ocorrendo de forma eficiente, sem erros ou equipes perdendo tempo com tarefas manuais. Dessa forma, seu negócio poderá absorver volumes cada vez maiores com a segurança que você busca no dia a dia.

Ganhe a confiança de seus parceiros e fornecedores com um split de pagamentos eficiente e que economize a cada transação. Mantenha sua rede engajada e vendendo a todo instante. Entenda a necessidade da sua empresa e descubra o melhor plano para atender seus desafios, e claro, com a flexibilidade que você precisa para ir além.

O post Split de pagamentos: como facilitar o comissionamento no e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Split de pagamentos: como facilitar o comissionamento no e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.