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Prepare seus e-commerces de moda para a chegada do inverno em 5 passos

Cada estação conta com peças-chave únicas, características e desafios diferentes. Por conta disso, com o inverno batendo na porta, os e-commerces de moda precisam estar prontos e com as estratégias alinhadas à época do ano.

Separei cinco dicas de como os e-commerces de moda podem se alinhar à mudança de estação, seja na criação de campanhas de lançamento e promocionais.

1. Faça campanhas especiais

Os consumidores gostam de comprar peças novas e adequadas ao clima a cada mudança de estação. Sendo assim, que tal comemorar a chegada do inverno, ou qualquer outra estação, com campanhas especiais?

Aproveite-se disso e faça campanhas específicas para a mudança. Uma boa ideia é anunciar novas coleções e peças com antecedência para clientes fidelizados. Essa estratégia não apenas dá a chance dos consumidores se prepararem para as compras, mas também é uma forma de provar a importância desse público para a marca.

Leia também: Como usar o WhatsApp para fazer um programa de afiliados

2. Foque na experiência de compra

A pandemia vem transformando a forma de consumir produtos e serviços, impactando em cheio o varejo de moda. Antes, o consumidor que já buscava atenção, hoje quer empatia das marcas e atendimento personalizado.

Em 2020, a média de compras por ano no segmento de moda foi de 2,25, segundo pesquisa da Dito, apresentada no Big Solutions Customer Experience, em fevereiro. O intervalo médio entre as compras foi de 59 dias, desafiando varejistas a manter a relevância e a se tornarem essenciais em meio à pandemia.

O segredo é ajudar o consumidor. Muitas pessoas estão comprando online pela primeira vez e, claro, têm dúvidas nesse processo.

Os times de vendas, UX, de atendimento e de marketing devem trabalhar para entregar uma experiência rica, memorável e emocional que seja capaz de fazer com que os clientes fiquem satisfeitos, indiquem a loja e voltem para comprar de novo.

3. Comunique-se pelo WhatsApp

O comunicador é uma ferramenta acessível e popular, que foi muito utilizada por vendedores de lojas físicas na pandemia. Os e-commerces também endossaram o uso do WhatsApp no ano passado, de olho nos consumidores novatos nas compras online.

Dessa forma, o WhatsApp tornou-se mais um canal de venda pela internet, com a vantagem de ser uma forma de contato mais direto e humanizado. A ferramenta ampliou a possibilidade de negociações, tornando mais fácil fazer um pedido, o que foi um ponto positivo especialmente quando pensamos nas pessoas inexperientes nas compras online.

4. Aproveite datas comemorativas

No Hemisfério Norte, ao contrário do Brasil, as promoções de inverno acontecem em plena Black Friday e no Natal. Apesar de por aqui a estação não estar vinculada a nenhuma data promocional de peso, em agosto temos o Dia dos Pais, que também movimenta o setor.

Em meados de julho, no começo do inverno, a dica é lançar uma campanha incentivando a compra dos presentes de forma antecipada, para evitar atrasos na entrega e garantir uma compra certeira. Por mais que seja no fim do outono, e não no inverno em si, o Dia dos Namorados também pode ser explorado nas estratégias, especialmente se o preview de inverno for implementado.

5. Analise dados históricos

Outro ponto importante na hora de traçar suas estratégias deste ano é verificar o que aconteceu no inverno de 2020. O primeiro passo é checar as informações internamente: confira quais estratégias geraram mais resultados e quais ficaram aquém do esperado. Dessa forma, você tem uma base melhor para começar o trabalho.

Verifique também quais produtos saíram mais e quais venderam menos para preparar o seu estoque de forma inteligente.

É recomendado também conferir acontecimentos macro no setor de moda e de e-commerce. O mais impactante deles você sabe qual foi (e continua sendo): a pandemia.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Prepare seus e-commerces de moda para a chegada do inverno em 5 passos. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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