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Como gerar uma boa experiência para os clientes na entrega de produtos?

A logística de entrega de produtos para e-commerce é complexa. Quando o cliente finaliza a compra no site, há todo um trabalho tanto do lojista quanto da transportadora para garantir que o produto chegará em perfeito estado a seu destino.

Traçar estratégias de entrega de produtos envolve tanto manter o cliente informado sobre todo o processo que o pacote percorre até chegar no endereço combinado quanto surpreender o cliente no momento em que ele abre a embalagem.

Como traçar uma boa estratégia na entrega de produtos

Ao se atentar a entrega de produtos, você estará garantindo que o cliente terá o que comprou no menor tempo possível e que ele será munido de informações ao longo do processo. Neste sentido, o rastreio de encomendas é muito importante para transmitir segurança ao consumidor e ajudá-lo a conter a ansiedade.

O trabalho que envolve a entrega de produtos começa já na embalagem do mesmo, visando garantir que o produto não sofrerá avarias durante o transporte. Esse cuidado se estende a escolha da transportadora e a compra do tipo de frete ideal para transportar aquela mercadoria.

Dar um passo além significa se preocupar também com a experiência do cliente ao abrir a encomenda – e incentivá-lo a compartilhar essa experiência positiva com seu círculo de contatos. É o que chamamos de unboxing experience.

Viu só quanta coisa envolve a entrega de produtos? A seguir, vamos analisar detalhadamente cada um desses aspectos e discutir maneiras de colocar essas ideias em prática.

A importância da agilidade na entrega de produtos

De acordo com a pesquisa Global Consumer Insights, realizada pela PwC, 40% dos consumidores estão dispostos a pagar a mais para receber suas encomendas rapidamente. Para esse considerável grupo de consumidores, a agilidade na entrega de produtos é fator determinante para que eles considerem que tiveram uma boa experiência de compra.

Neste sentido, cabe a você traçar estratégias para se destacar quando o assunto é agilidade na entrega. Você pode, por exemplo, criar um plano para que compras feitas na região cheguem em 24h (e cobrar a mais por esse serviço).

Aqui cabe um adendo: nunca prometa prazos que não possa cumprir. Se você depende de transportadoras para enviar as encomendas, é importante passar ao cliente o prazo dado pela transportadora (ou talvez até adicionar 1 dia ao prazo oficial por garantia).

Frete grátis requer atenção

Já dizia aquele ditado: “não existe almoço grátis”. Quando o assunto é entrega de produtos no e-commerce, essa ideia também se aplica. Alguém tem que pagar pelo frete das entregas para e-commerce, mas nem sempre precisa ser o cliente.

A estratégia de frete grátis é muito usada por e-commerces que querem ampliar as vendas oferecendo um diferencial. De fato, a gratuidade na entrega chama a atenção, mas é preciso analisar se oferecer frete grátis é financeiramente viável para seu negócio.

👉 A saída que muitos lojistas encontram é calcular um preço mínimo de compra para estipular o frete grátis. Outros oferecem frete grátis apenas para a região em que a base do e-commerce está instalada, diminuindo assim os custos da absorção desses fretes.

Ofereça o rastreamento de encomendas

O rastreamento de encomendas é uma das coisas mais importantes (e que temos de prestar atenção) quando falamos em entrega de produtos. Manter o cliente informado sobre todos os passos que a encomenda percorre desde o despacho até a chegada ao destino é fundamental para garantir a satisfação dele.

Você deve rastrear todas as encomendas que envia, assim como transmitir essas informações ao seu cliente. Quanto mais informado o consumidor estiver em relação a entrega de produtos, mais chances de ele voltar a comprar no mesmo e-commerce.

Use o unboxing experience

Uma das coisas mais bacanas sobre o unboxing experience é que não é necessário um grande investimento financeiro para tornar a experiência do usuário melhor. Atitudes simples que demonstram cuidado e carinho pelo cliente fazem uma grande

Unboxing experience também envolve seu cuidado ao embalar os pedidos — da escolha do pacote até a maneira como o produto foi acomodado. Isso é imediatamente percebido pelo cliente ao abrir o pacote.

Por exemplo: o e-commerce pode optar por usar apenas produtos sustentáveis durante todo o processo de empacotamento de um produto. Para reforçar esse compromisso, você pode deixar um bilhete, ou uma mensagem na caixa, informando a atitude do e-commerce.

Atentando-se às dicas acima, você terá mais chances de surpreender seus clientes na entrega de produtos. Essa surpresa positiva pode resultar tanto na fidelização do cliente quanto no marketing espontâneo, atraindo novos leads para o negócio. Portanto, capriche nessa fase final da jornada de vendas e faça da entrega um dos diferenciais do seu negócio.

O post Como gerar uma boa experiência para os clientes na entrega de produtos? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como gerar uma boa experiência para os clientes na entrega de produtos?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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