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Como gerar demanda garantindo força de marca e ROI em branding

Durante anos atuei em consultoria e startups e sempre observei que essas empresas possuem muitas coisas em comum. Em consultorias, estamos sempre “startapando” um projeto novo, uma área nova ou buscando uma grande transformação, enquanto nas startups seguimos sempre recomeçando, revisando constantemente os processos.

Outro ponto em comum nestes dois modelos de negócio está em escolher entre o “case” e o negócio. E entrando nesse quesito, chegamos na “marca”, onde algumas startups esperam uma escalada inicial usando apenas o marketing de performance, para depois buscar se fortalecer, enquanto outras procuram fazer uma marca, ganhar “share e mercado” e depois buscar o retorno.

Mas, com minha visão estrategista com foco em #brandperfomance e Growth, digo que as duas visões estão erradas. Agora vou te explicar por que:

A melhor forma de escalar um negócio é usar a marca desde o início. Lembrando que a marca não está separada do Growth, muito menos do core do negócio. E sabe como isso é possível?

  • Use SEO desde o dia zero, force sua marca a subir na escala sem custo. Se deixar para fazer isso depois, haverá concorrência (por mais disruptivo que seja) trabalhando já no seu #copy, e assim ficará mais difícil;
  • Mapeie a geração de demanda. Use o offline para gerar a demanda para o online, mapeie o que a concorrência fez e faz para garantir novos clientes. Não erre na hora de gerar demanda do off pro online, senão você estará sempre comprando os mesmos clientes (convertendo os convencidos) e pagando CPA de um cliente que já ia comprar mesmo. Então, pague apenas por clientes oriundos de canais que você não atingiria com um trabalho de SEO ou social media;
  • Use Social Media como um influenciador para o seu negócio;
  • Crie uma marca influenciadora — faça com que seus clientes entendam a sua referência;
  • Ainda antes até da criação de um NPS, crie seus promotores e entenda os detratores. A rede social te dá isso de forma clara, por isso observe e sempre tire algumas horas do seu dia para entender o comportamento do seu cliente. Você não precisa de nenhuma ferramenta, só um tempo para entender e fazer inicialmente análises simplórias. Depois irá perceber que conseguirá tirar insights importantíssimos para o game;
  • Tenha um Relações Públicas e use-o muito. O marketing deve estar próximo dessas áreas e precisa aproveitar a carona que estas ações te trarão.

Claro que tudo isso pede muito trabalho e você precisa estar pronto e disposto para isso. E principalmente ter em mente que esse é um trabalho gerador de resultado e criar uma marca forte, que esteja alinhada com as campanhas de performance em todos os canais — garantindo a geração de demanda do off, do social, do pear e do conteúdo interno. Isso tudo vai trazer para a startup ou mesmo para a empresa que já é upscale, um ganho muito importante. E essa é a primeira etapa para garantir um #brandperformance.

Boas vendas!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como gerar demanda garantindo força de marca e ROI em branding. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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