Conteúdo no e-commerce: conheça 5 vantagens dessa prática

O ditado “Na internet, o conteúdo é rei” reverbera inabalável web adentro há décadas. E não é por menos, já que com essa estratégia se pode conseguir mais visitas e fechar mais negócios online. Consequentemente, é por isso também que o conteúdo no e-commerce é importante.

Quando menciono “conteúdo no e-commerce”, me refiro a textos, fotos, áudios, vídeos… E outros elementos que podem ser publicados sobretudo em páginas de vendas de produtos da sua loja virtual ou em posts no seu blog de e-commerce.

Seja como for, para você ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Content Trends realizada com 4.700 pessoas de todo o Brasil em 2019, cerca de 97% dos respondentes disseram que consomem conteúdo online. Destes, 89,1% o fazem via smartphones.

O mesmo estudo abrangeu o lado das empresas, demonstrando que 67,3% das que participaram da pesquisa usam uma estratégia de Marketing de Conteúdo, enquanto 32,7% não. Todavia, 56,9% das que não adotam o recurso pretendem utilizá-lo em breve.

Ou seja, o conteúdo continua sendo rei mesmo após mais de 50 anos da criação da internet. E ao que parece, certamente continuará sendo por tantas mais décadas à frente. Mas, quais são as vantagens reais de usá-lo no e-commerce? É o que apontarei logo em seguida!

5 vantagens do conteúdo no e-commerce

O uso do conteúdo no e-commerce pode proporcionar múltiplos benefícios para o seu negócio. Com essa estratégia você pode, por exemplo:

1 – Aumentar o tráfego

Conteúdo informativo atrai internautas que fazem pesquisas em buscadores como o Google. Sendo assim, se você puder criar páginas de produtos na sua loja virtual e posts no seu blog e-commerce com técnicas SEO, sem dúvida atrairá esses internautas para dentro do seu negócio.

Quanto mais alinhado o seu conteúdo estiver com o algoritmo dos buscadores, mais bem classificado ele será. E, dessa forma, aparecerá nas primeiras posições das pesquisas orgânicas com mais frequência e gerará muito mais tráfego gratuito para o seu comércio eletrônico.

2 – Construir listas de leads

Além de aumentar o tráfego no seu comércio eletrônico, o conteúdo lhe permitirá criar listas de leads. Um lead, caso não saiba, é um internauta que assina o seu E-mail Marketing, se cadastra na sua loja virtual ou ativa as suas notificações push, por exemplo.

Um lead não é um visitante comum, mas também não é um cliente. Para ele se tornar um cliente e logo depois um freguês, você precisará fazer a nutrição de leads — que nada mais é do que o envio via e-mail de conteúdo personalizado para quem já demonstrou interesse.

3 – Construir listas de Remarketing

Remarketing é nada mais do que a divulgação de um produto para um prospect, isto é, para alguém que já andou pesquisando tal produto em meio ao seu conteúdo. Uma pessoa que está demonstrando interesse no que você publica é um potencial comprador.

Assim, você pode inserir um “cookie ID” nas suas páginas para fazer com que esses visitantes sejam adicionados a uma lista de Remarketing. Daí é só preparar e exibir anúncios relacionados às pesquisas que fizeram no seu conteúdo. Isso aumenta as chances de venda.

4 – Aumentar a credibilidade da marca

Ao produzir conteúdo, uma empresa de e-commerce passa a aparecer mais vezes no Google e em outros buscadores — o que é ótimo! Além disso, ela passa a aparecer lado a lado com marcas maiores e mais famosas e, assim, também acaba se tornando famosa por “osmose”.

Em outras palavras, quanto mais a sua marca é vista e comparada com grandes marcas, mais ela se torna ativa na mente e no coração dos consumidores. Isto é, a sua credibilidade aumenta. E o conteúdo tem o poder de ajudar nesse processo.

5 – Aumentar a receita da sua loja virtual

No Brasil, só 1 a cada 100 visitantes de uma página de venda de loja virtual compra. Ou seja, a taxa de conversão do e-commerce nacional gira em torno de 1%. Neste cenário, o conteúdo é fundamental para atrair um grande número de visitantes. Portanto, quanto mais melhor.

E o conteúdo SEO bem indexado no Google pode ser uma verdadeira mina de ouro para varejistas online como você. Portanto, apresse-se em criar conteúdo rico tanto para as suas páginas de produtos quanto para os posts do seu blog.

Como criar conteúdo de valor

Para criar conteúdo de valor para a sua loja virtual e blog de e-commerce, você deve atentar para o fato de que precisa tirar as dúvidas dos consumidores. E o mesmo vale na questão de ajudá-los a encontrar o produto que precisam para solucionar os problemas deles.

Além disso, leve em conta que o seu conteúdo precisa envolver os consumidores ao ponto da compra do produto se tornar irresistível. Para tanto, use argumentos persuasivos como os listados no livro “As armas da persuasão”, de Robert Cialdini.

Ademais, pense em trabalhar o seu conteúdo estrategicamente. Para isso, recomendo utilizar as técnicas de Inbound Marketing. O livro “Conteúdo S/A” de Joe Pulizzi, por exemplo, elenca seis etapas fundamentais para a criação de um negócio baseado em conteúdo. Vale a pena ler.

Use, enfim, todos os formatos possíveis de conteúdo, como textos, fotos, infográficos, fichas técnicas, vídeos e áudios. Pense, por exemplo, em quanto sucesso faria uma página de produto na sua loja virtual com uma descrição tão caprichada assim. Ela certamente cercaria todas as dúvidas e promoveria muito mais vendas para o seu e-commerce, não é mesmo?

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Conteúdo no e-commerce: conheça 5 vantagens dessa prática. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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