Como saber quando é a hora de migrar de plataforma?

Tomar a decisão de migrar de plataforma é uma decisão difícil e assustadora, porém, muitas vezes é necessário.

Seu negócio possivelmente começou pequeno, aos poucos tomou forma e hoje você sente a necessidade de evoluir, mas sua plataforma é limitada.

Pode ser por esse ou por outros motivos, confira pontos-chave para saber se está ou não na hora de migrar.

Falta de escalabilidade da plataforma de e-commerce

Quando um negócio começa pequeno, mas possui uma boa gestão e excelente produtos, é natural que o negócio se expanda.

Se esse foi o seu caso, sem dúvida, você precisar dar um upgrade em seu plano da plataforma. Porém, muitas plataformas possuem planos muito limitados e não permitem que a loja cresça dentro da própria plataforma.

Caso tenha se identificado com a situação, não hesite em migrar de plataforma. Será complicado no início, mas você colherá os frutos de estar em uma plataforma que acompanhe o crescimento de sua loja virtual e colabore para que isso aconteça.

Grande investimento em e HUBs de integração

Esse é um produto muito comum entre os lojistas que vendem, especialmente, em marketplace.

Para fazer a integração entre a loja e o marketplace — onde já pagará comissão, o lojista ainda precisa contratar um terceiro serviço. Isso porque, a maioria das plataformas não possui integrações nativas com os marketplaces.

Logo, se estiver visando economia para vender em marketplaces, vale a pena investigar uma plataforma que não necessite de um HUB de integração.

Por mais que dê um certo trabalho no início, a economia virá com o tempo. E esse dinheiro poupado poderá ser utilizado para outros investimentos na loja virtual.

Falta de evolução da plataforma

A plataforma que você utiliza estacionou no tempo?

A tecnologia é um mar ainda pouco explorado, não temos a dimensão de seu tamanho. Logo, as empresas precisam se atualizar e apresentar novas soluções ao cliente dentro da plataforma de e-commerce.

Caso esse não seja o caso da sua, talvez seja a hora de começar a pensar em migração. Isso porque, quando uma plataforma não sofre evoluções no produto ofertado, sua loja é diretamente impactada.

Pois, seu concorrente pode ter recursos e soluções que sua loja não tem. Consequentemente, você pode perder muitas vendas.

Recursos de compra indisponíveis

Ao final do último tópico citamos recursos e soluções. De fato, alguns deles são indispensáveis para potencializar a venda de seus produtos na internet.

Por alto, podemos citar o recurso de compre junto, que incentiva a compra de mais produto. O Kit de Produtos, que reúne vários produtos em um só e é vantajoso para a loja, mas também para o cliente final. E até soluções de frete, onde a própria plataforma encontra o frete mais barato para oferecer a seu cliente.

Esses são alguns recursos que sua plataforma precisa ter para seu e-commerce vender mais.

Se identificou com um dos exemplos ou mais de um deles? Então, considere a migração de plataforma. Entretanto, procure por uma que já atenda todos os critérios citados neste conteúdo, para não precisar passar por uma nova migração tão cedo!

O post Como saber quando é a hora de migrar de plataforma? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como saber quando é a hora de migrar de plataforma?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages