Ads Top

Transformação digital “reinventa a roda” da indústria automotiva

Segundo uma projeção do Fórum Econômico Mundial, até 2025, a digitalização de processos pode gerar um valor de US$ 0,67 trilhão para a indústria automotiva, e mais US$ 3,1 trilhões de benefícios sociais. Essa estimativa valida que a transformação digital no setor automotivo oferece benefícios que vão além do aumento de receitas, redução de custos ou vantagens competitivas para as companhias. O avanço do processo de digitalização no setor permite melhorar a experiência de compra dos novos compradores de carros, ávidos por modernidade e inovação.

Então, por onde começar a transformação digital? Uma pergunta urgente que necessita de resposta imediata porque o ritmo de mudança no setor automotivo é opressor. As empresas devem lançar novos serviços e produtos cada vez mais rápido. Elas devem ser mais eficientes, atender aos requisitos de negócios complexos, bem como gerenciar o crescimento das receitas. Tudo isso cria uma pressão enorme nos gestores para colocarem suas organizações na rota da transformação digital.

Mas, se o desafio é grande, é importante ressaltar que muitas companhias têm conseguido, mesmo em tempos de crise, implementar ações realmente inovadoras em suas operações e os ganhos são tangíveis. A seguir, listo 5 dicas para implementar uma transformação digital bem-sucedida no setor automotivo.

1 – Mais inovação

Uma das vantagens de aumentar o investimento em tecnologia é identificar maneiras de alterar o processo de linha de montagem das fábricas — além de reduzir o consumo de energia e de recursos. Mais inovação também vai lhe permitir ser mais rápido para atender às demandas imediatas do mercado, enquanto desenvolve novos produtos e modelos de negócios disruptivos.

O ponto de destaque aqui é a necessidade de envolver colaboradores com ampla experiência na indústria automobilística, conhecimento em melhores práticas, compreensão das exigências do cliente e paixão por inovação.

2 – Dados agregam valor ao negócio

É grande a relação do big data com a indústria automotiva já que a busca por eficiência operacional depende do tratamento dos dados. Os benefícios dessa solução vão desde resolver problemas de produtividade e melhorias na operação dos fabricantes, como agregar valor ao negócio dos clientes.

Os gestores podem extrair um volume enorme de informações, que podem ajudá-los a introduzir novas metodologias de produção, automatizar tarefas como a criação e gerenciamento do fluxo de trabalho, além de fornecer KPIs para melhorar decisões estratégicas.

3 – Transformando ideias em realidade

Em todo o processo de transformação digital é necessário aglutinar todas as ideias de melhorias e depois torná-las realidade. Imagine um grupo de especialistas discutindo e idealizando formas de melhorias operacionais que visem, por exemplo, aumentar a produtividade ou reduzir os custos de manutenção de equipamentos. Forme um grupo com alto grau de criatividade, pensamento disruptivo, compreensão dos desejos e motivações dos clientes, bem como compreensão dos valores de mercado. O perfil do grupo que ficará responsável de passar as ideias para o campo de realizações é fundamental para o sucesso da modernização dos seus processos.

4 – Governança

As empresas automotivas devem se comunicar facilmente com toda a cadeia de suprimentos, rede de fornecedores e seus clientes. Aprimorar a governança vai lhe garantir um bom alinhamento em todo o ecossistema automobilístico.

É essencial criar normas e padrões bem estruturados para garantir uma coordenação bem-sucedida entre os diferentes níveis hierárquicos. Estabeleça o mesmo padrão para os seus fornecedores e distribuidores.

5 – Qualidade e responsivo

A indústria deve ser gerenciada de forma tão eficaz, ao ponto de ser capaz de se ajustar rapidamente às reivindicações do mercado para ser mais responsiva à complexidade das exigências dos novos consumidores.

Por outro lado, para atingir um alto nível de satisfação do cliente, é mandatório a busca pela qualidade. Nunca foi tão importante provar aos clientes que a empresa continua comprometida em entregar produtos e serviços com atributos confiáveis. Para atingir esse objetivo, tenha um time muito atento aos pequenos detalhes e uma compreensão da importância de manter a satisfação do cliente.

A indústria automotiva pode compreender a transformação digital como uma força para atender à demanda por veículos modernos, seguros e adequados ao novo contexto de relacionamento entre marcas automobilísticas e clientes. E o mundo pós-pandemia exige a “reinvenção da roda” para quem deseja dias melhores no futuro.

O post Transformação digital “reinventa a roda” da indústria automotiva apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Transformação digital “reinventa a roda” da indústria automotiva. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.