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O futuro do e-commerce: veja as tendências para o mercado em 2021

O ano de 2020 foi muito importante para o comércio eletrônico. Com o fechamento momentâneo do varejo físico, as lojas virtuais ganharam o holofote de empreendedores e consumidores. Por esse motivo, o crescimento e as mudanças desse setor foram acelerados.

Para 2021, a expectativa também é positiva. Espera-se que o crescimento continue em ascendência e novas tecnologias tornem a compra online mais fácil e acessível. Por isso, é fundamental ficar atento às novidades que devem transformar ainda mais esse meio. Aqui estão algumas das tendências do e-commerce que você precisa conhecer:

Pagamento rápido

Com o PIX oficialmente lançado no Brasil, os pagamentos instantâneos devem conquistar clientes e empresários. Isso porque, com o PIX, não é preciso possuir cartão de crédito ou débito, o pagamento por meio de um QR Code é fácil e acessível a todos.

Além disso, para o empresário, a vantagem é a diminuição nas taxas pagas, pois o Banco Central prevê que este será um método de pagamento muito menos oneroso que os seus similares no mercado. Adaptar-se a essa novidade é quase uma obrigação para os lojistas que não querem perder vendas devido a um checkout complicado.

Omnichannel

Já se sabe que o consumidor deseja visualizar o conteúdo em diversos canais diferentes e, mais do que isso, seja pelo computador, celular, tablet ou outro canal, ele deseja ter uma boa experiência em todos esses dispositivos.

Se você ainda não consegue oferecer o melhor em todos os canais, mapeie quais são os mais importantes para os seus clientes e foque naquele que eles mais frequentam. De qualquer forma, o omnichannel será uma unanimidade entre os lojistas digitais. O que antes era algo que poucos aplicavam, vai passar a ser uma estratégia que todos utilizam.

Compra em outras plataformas

A compra por outras plataformas fora do site será uma das tendências do e-commerce em 2021. As redes sociais já começaram a entregar essa nova possibilidade. Um exemplo foi o lançamento do Instagram Shopping. Ao entrar no ícone da sacola, o usuário pode comprar um produto sem sair da rede social.

Outra tendência deve ser a compra a partir das smart TVs. O chamado t-commerce oferece produtos por meio do sinal da TV digital e, através de um QR Code, faz o redirecionamento para as páginas de compra. Já no ano passado, a Via Varejo, em uma parceria com a Rede Globo, fez diversas inserções no programa “É de Casa”, oferecendo produtos inspirados no cenário do matinal. A ideia é que, em breve, seja possível comprar a roupa da protagonista da novela ou um item do cenário ao mesmo tempo em que o programa é exibido.

Anúncios em vídeo

2020 foi o ano das plataformas que têm o vídeo como um dos formatos mais utilizados, a exemplo do Instagram e do Tik Tok. Outro acontecimento a se lembrar é a infinidade de lives exibidas nos mais diversos aplicativos. Esse comportamento do ano passado traz à tona a relevância desse formato que veio para ficar e conquistar cada vez mais os usuários da internet.

Diante disso, não é difícil prever que o vídeo será uma das tendências do e-commerce de 2021. Vale explorar muito esse formato, especialmente se o seu produto tem como público-alvo os jovens. Faça vídeos de unboxing, tutoriais, promova a participação dos clientes e reposte esse conteúdo. Se estiver preparando uma campanha, considere investir no rei dos conteúdos em vídeos, o YouTube.

Voice Commerce

Se você nunca ouvir falar na Alexa, é bom ficar por dentro do que ela significa. O nome é dado à assistente virtual da Amazon, que já é super popular nos Estados Unidos e está ganhando a simpatia dos brasileiros.

No país norte-americano é possível fazer compras por comando de voz e a Alexa resolve tudo por você. Por enquanto, esse recurso ainda não está disponível aqui, mas não deve demorar muito para que essa facilidade seja uma realidade para nós. Outras empresas também têm investido nessa tecnologia com o objetivo de auxiliar a vida dos consumidores, como é o caso do Google.

Personalização do e-commerce

É possível que você já tenha observado que a interação dos clientes é sempre maior quando você envia a ele uma mensagem personalizada. Pois bem, a personalização com o objetivo de criar um relacionamento duradouro deve ser uma das tendências do e-commerce em 2021. O uso de dados ficará mais inteligente e as lojas se comunicarão diretamente com os consumidores.

Dessa forma, uma empresa de produtos para bebê pode colher a informação sobre a data de nascimento da criança e oferecer aos pais soluções para cada etapa de crescimento do filho. Outro exemplo que deve aproveitar muito a tendência de personalização, é o “Programe e Poupe” da Amazon. Nele é possível programar compras recorrentes e recebê-las com a frequência desejada. Com isso, a empresa passa a conhecer mais o cliente e pode até lembrá-lo de comprar aquele produto que ele precisa no momento certo.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O futuro do e-commerce: veja as tendências para o mercado em 2021. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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