Datas comemorativas: por dentro do calendário e-commerce para 2021

Para quem acompanha meus artigos e a metodologia em que eu acredito, sabe a importância que dou para o planejamento, essencial para o sucesso do seu e-commerce. É através do planejamento prévio que é possível organizar sua loja, estoque, próximos passos, campanhas… E também fazer o acompanhamento de metas e métricas que permitem observar o andamento da sua loja virtual.

As datas comemorativas são as chances de grandes vendas no e-commerce. Nesse caso, datas como Black Friday e Natal são as maiores de movimentação e faturamento de muitas lojas virtuais. Feriados e datas comemorativas são o que não faltam em nosso calendário anual — e você pode aproveitá-las para estimular as vendas e ter sempre novidades para oferecer aos seus consumidores.

Aproveitando ao máximo as datas comemorativas

Não são apenas datas como Natal e Dia das Mães que precisam de ações planejadas para incentivar as vendas — e o mesmo vale aos feriados. Pequenas datas como “dia do X” ou “dia do Y” podem ser grandes oportunidades para o seu negócio. Neste caso, fazer uma postagem interessante nas redes sociais, oferecer um frete grátis ou quem sabe um cupom de desconto pode ser bastante eficaz.

Em muitos casos, os consumidores esperam por qualquer pequena ação para concluir a compra ou reaver o carrinho abandonado que deixaram em sua loja. E um incentivo, além de se conectar melhor com seus consumidores, pode ser aquele empurrão nas vendas tão necessário.

A realização destas “pequenas” ações — pelo menos uma vez ao mês — cria a expectativa do consumidor assíduo e melhora as oportunidades de fidelização para com o seu e-commerce.

Para isso, é necessário ficar de olho e se antecipar nas possíveis datas que seu e-commerce pode aproveitar. Afinal, por menor que seja a ação realizada, é preciso planejamento para que dinheiro não seja gasto à toa e sua loja obtenha um retorno desejado.

Escolhendo as datas

Calma! Você não precisa fazer ações para todo “dia de X” que o calendário disponibilizar. Encontre as datas que fazem sentido para o seu negócio. Sem contar, claro, com as datas indispensáveis, como Dia das Mães, Dia dos Namorados… Afinal, são datas perfeitas para presentes.

Não adianta escolher o “dia do açougueiro” se a sua loja é de eletrônicos. Além de não se conectar com o seu público, inserir datas sem nexo pode parecer forçado demais e ter o efeito contrário para o negócio.

Continuando com o exemplo da loja de eletrônicos, busque datas que falem sobre tecnologia e que se conectem com situações — como presentes ou necessidades dos consumidores. Aproveite-se de datas também como “Orgulho LGBTQIAP+” para mostrar inserção e representatividade em suas campanhas.

Com a concorrência em todos os cantos, os consumidores tendem a buscar marcas que falam com a sua personalidade e acreditam nas mesmas crenças. Escolha bem seu público e ofereça situações que possam conversar com eles e criar um laço de fidelização.

O que oferecer?

Não há a necessidade de oferecer descontos estilo Black Friday (ou fazer grandes investimentos em marketing como no Natal). Podem ser pequenas ações de frete grátis, cupons ou até mesmo brindes.
São pequenas razões a mais que o consumidor procura para finalmente finalizar a compra com a sua loja.

Além disso, aproveitar meses que não possuem grandes datas, mantém sua loja com as vendas caminhando, mostra sempre novidades para seus consumidores e cria maiores oportunidades de vendas.

Planejando-se para 2021

As ações não terão o efeito desejado se não forem bem planejadas. De pouco adianta começar a se preparar hoje para a data que acontece depois de amanhã.

E não apenas para datas comemorativas menores. Às vezes, na correria do dia a dia, esquecemos de começar os preparativos para grandes datas, como a Black Friday. São pelo menos 6 meses de planejamento prévio para que nada saia do controle em uma das datas mais esperadas, pelos lojistas e pelos consumidores.

Por isso é sempre bom manter um calendário em mãos para observar os dias que estão por vir e poder se planejar antecipadamente. Pensando nisso, desenvolvi um calendário de e-commerce para 2021 com as principais datas comemorativas do ano — e algumas datas especiais que muitas lojas podem aproveitar.

Um material totalmente gratuito, com dicas para o ano todo sobre planejamento, estoque e sobre o mercado de e-commerce. Aproveite este material e boas vendas!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Datas comemorativas: por dentro do calendário e-commerce para 2021. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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