Por que a sua indústria ou varejo deve investir em estratégias de JBP?

Diferentemente do que muitos possam pensar, o JBP não é uma estratégia de vendas de um produto ou serviço. O aumento do faturamento das empresas envolvidas no Joint Business Plan pode ser um dos objetivos do planejamento, mas ele não se resume em vendas.

O Joint Business Plan (JBP) ou Plano de Negócio é um conjunto de estratégias executadas a longo prazo entre indústria e varejo. Ele visa alcançar resultados positivos para os todas as partes, incluindo o consumidor final.

“Para mim, o JBP é sinônimo de uma construção a quatro mãos. Juntamos os objetivos da indústria, do varejo e até uma visão pessoal dos profissionais que trabalham nesse tipo de planejamento. A partir disso, montamos um calendário de execução. Acredito que dessa forma levamos a estratégia a outro patamar e os resultados são melhores” – Isabella Barbara, Executiva de E-commerce.

Portanto como foi comentado anteriormente, o planejamento do JBP não se resume a vendas, assim como essa estratégia também não está relacionada a uma longa reunião. 

O Joint Business Plan requer um longo estudo sobre o mercado, as empresas envolvidas, os objetivos que deverão ser trabalhados e a execução.

Dentre os objetivos de JBP a sua companhia pode por exemplo ter o desejo de: 

  • Aumento de faturamento;
  • Desenvolvimento tecnológico;
  • Expansão de canais de vendas;
  • Fortalecimento da marca;
  • Aumento do ticket médio dos produtos; 
  • Criação de novos canais de vendas;
  • Criação de novos produtos.

São vários os objetivos que uma empresa pode querer alcançar, mas é importante priorizar as escolhas. Caso você tenha dúvida sobre como criar o planejamento da sua empresa ou de que forma fazer a escolha de objetivos, nesse book eu detalho cada fase da criação de JBP.

Por que a minha empresa deve investir na criação de um JBP? 

Essa é uma resposta muito simples. As empresas, independente do tamanho e do segmento, devem investir nessa estratégia porque o JBP traz resultados efetivos!

A seguir, listo alguns dos resultados que a sua empresa também pode conseguir com esse tipo de planejamento.

1 – Aumento da representatividade da empresa no mercado

Enquanto muitas empresas apenas seguem o fluxo para aumentar suas vendas, no JBP as indústrias e varejos fazem estudos e desenvolvem estratégias conjuntas para chegar ao objetivo final. Com esse alinhamento, as marcas chegaram a resultados surpreendentes.

“Com ações de JBP, conseguimos mais que duplicar a representatividade da nossa marca no mercado online. E, em 2020, podemos até triplicar essa expansão. Também tivemos um resultado positivo de governança das ações da nossa empresa. Isso significa que houve um alinhamento das ações da companhia, hoje todos sabem o caminho que precisamos seguir” – Heloisa Sevciuc, Digital Transformation na Nestlé Purina.

Outra empresa que teve bons resultados relacionados à expansão de mercado foi a Coop, maior Cooperativa de Consumo da América Latina. A Coop foi criada há mais de 60 anos e a organização é experiente no desenvolvimento de estratégia de JBP.

Atualmente, ela trabalha nesse tipo de projeto com aproximadamente 50 fornecedores, sobretudo grandes indústrias.

“O JBP é uma prática frequente no nossa rotina. Estamos aprimorando os nossos processos cada vez mais e tratando os nossos desafios de forma igualitária entre indústria e varejo. Quando isso acontece os resultados vêm. Em um único produto, por exemplo, conseguimos aumentar o faturamento em 25%” – Gustavo Ramos, Diretor adjunto de Comercial e Marketing na Coop.

2 – Melhora no relacionamento entre indústria e varejo 

Quando as empresas assumem o compromisso de participar de um Joint Business Plan, está sendo firmada uma parceria. Dessa forma, elas estão unidas por um compromisso, o que faz com que as relações fiquem mais próximas.

“Quando os resultados começam a aparecer, o relacionamento entre as empresas fica ainda melhor, pois os objetivos são construídos em conjunto. Ganhamos uma maior proximidade entre as equipes e isso reflete no resultado final”, – Maria Liz Fraga, Business Advisor Account na GoodYear.

O Diretor Adjunto de Comercial e Marketing da Coop, Gustavo Ramos, também concorda com os ganhos em relacionamento proporcionados pela implantação do JBP. Na maioria dos casos, é possível resolver as demandas com conversas maduras, com os dois lados descobrindo a raiz do problema e elaborando um plano de ação”.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Por que a sua indústria ou varejo deve investir em estratégias de JBP?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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