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ISO 9000 e a gestão de qualidade

A qualidade de um processo certamente é um grande diferencial competitivo de uma organização.  A certificação ISO 9000 e toda a sua família (ISO 9001, ISO 9004 e  ISO 9011) é um atestado que uma empresa mantém alto padrão de qualidade em seus processos.

Essa certificação pode ser aplicada a todo tipo de empresas e atesta a qualidade nos processos de uma organização.

Muita gente confunde com a qualidade dos produtos, mas nas não é isso. A ISO 9000 norteia regras para implantar, desenvolver, avaliar e dar continuidade ao Sistema de Gestão da Qualidade.

Vamos conhecer mais sobre esse sistema.

ISO 9000: O QUE SIGNIFICA

O principal objetivo da ISO 9000 é potencializar os processos da gestão da qualidade. As regras contidas e difundidas pela família ISO orientam as empresas na busca pela excelência.

O conjunto de quatro normas foi criado pela International Organization for Standardization (ISO), de Genebra na Suíça. E é essa instituição que mantém esses documentos atualizados.

Além disso, eles mantem uma padronização mundial em busca da melhoria contínua.

QUAL A RELEVANCIA DA ISO 9000

Para cada área da organização, a ISO 9000 dá um objetivo. Quando esses objetivos são alcançados, eles garantem vantagens para todos os stakeholders dessa organização. Vejamos:

Clientes Externos: o objetivo deve ser satisfazer seus clientes. Nessa área, as normas visam oferecer produtos e serviços com qualidade.

Por esse motivo, a melhoria contínua é a principal tecla da vertente ISO 9000 no processo de entrega de valor aos clientes.

Durante o processo, as empresas devem medir e avaliar de maneira contínua a satisfação de seus clientes. Portanto, clientes (principalmente os corporativos) tendem a escolher empresas que adotam a ISO 9000.

Para Colaboradores: o foco é manter boas condições de trabalho e capacitação constante dos funcionários.

Como os colaboradores são envolvidos diretamente na entrega de valor aos clientes, devem ser desenvolvidos seus conhecimentos e habilidades.

Para a Sociedade: empresas com certificação ISO 9000 são altamente comprometidas com o combate a corrupção, combate ao trabalho escravo e qualidade de vida das pessoas.

Além disso, o foco em entregar valor para seus clientes, gera um aumento da qualidade de produtos e serviços disponíveis para o consumo social.

Para os Fornecedores: quando um fornecedor vai atender uma empresa certificada pela ISO 9000, ele passará por um processo de qualificação.

Esse processo de qualificação cria um ciclo virtuoso de melhoria contínua entre empresas e prestadores de serviços.

Como consequência, cada vez mais o mercado tende a se desenvolver em busca da qualidade.

Para Empresas: o objetivo aqui é aumentar a sua competitividade. Como consequência as empresas passam a melhorar sua reputação perante a sociedade.

Isso torna mais fácil a fidelização dos clientes e a abertura de novos mercados, principalmente a nível mundial.

Saiba mais: Conheça as 5 forças de Porter e saiba como avaliar a competitividade de sua empresa.

CONHECENDO MELHOR A SÉRIE ISO 9000

ISO 9000

Não é especificamente uma certificação, mas sim o conjunto de fundamentos primários e principais para a compreensão das demais normas.

Logo, a ISO 9000 é considerada uma norma-mãe, já que estabelece a relação entre os conceitos de qualidade e as demais normas.

ISO 9001

Já a ISO  9001 é a norma certificadora. Essa norma descreve o que o sistema de gestão da qualidade da organização deve cumprir para a sua regulamentação.

Após a adequação, a empresa passará por uma auditoria que avaliará se todos os itens da ISO  9001 foram cumpridos. Essa auditoria é realizada por uma organização certificada, também, pela mesma ISO.

ISO 9004

A ISO 9004 é o conjunto de normas e diretrizes, de caráter técnico, administrativo e humano, que afetam a qualidade do produto.

São referências para a melhoria de performance. Também considerada um guia normativo.

ISO 9011

Também é considerado um guia de normas, porém seu foco é voltado para a auditoria interna. É uma avaliação prévia a certificação 9001.

Ela é importante pois pode corrigir falhas no processo em tempo hábil e não comprometer a certificação.

COMO CERTIFICAR A SUA EMPRESA

Primeiramente é importante conhecer o conteúdo das normas. A última atualização da NBR ISO 9001 no nosso país foi em 2015 e é a norma vigente.

Depois ,você precisa encontrar uma empresa certificadora. Ou seja, alguém credenciado avaliar o seu sistema de gestão da qualidade e emitir o seu certificado. Veja o passo a passo para conseguir o certificado.

PASSO A PASSO DA CERTIFICAÇÃO ISO 9000

Passo 1. Preparação da organização

Sua empresa deve definir um escopo de certificação. O escopo deve ter linhas específicas de produtos ou unidades de serviços separadamente.

Depois, definir a equipe responsável por cuidar da adequação da organização, ao que é indicado pela norma.

Assim é só iniciar o processo de adequação a ISO 9001, amparados pelas normas guias 9000, 9004 e 9011.

Passo 2. Auditoria Interna

Essencial para descobrir alguma falha antes da auditoria de certificação. Algumas empresas buscam por terceirizados qualificados nessa certificação para realizarem a auditoria interna.

É comum, inclusive, a contratação de mais de uma auditoria interna. A empresa precisa levantar e corrigir as falhas.

Além disso, as auditorias servem para que todos os colaboradores aprendam mais sobre a certificação.

Após a correção dos desvios levantados a empresa está pronta para passar pela auditoria de certificação.

Passo 3. Auditoria Certificadora

Essa é a etapa final, quando um profissional autorizado, irá fazer a auditoria e verificar se a sua empresa atendeu todos os requisitos.

Dependendo do tamanho se sua empresa e dos processos avaliados, essa etapa pode durar até 3 dias de análise.

Se caso alguma falha for encontrada, isso não é motivo para não obter o certificado. Porém, isso depende da consequência falha e do avaliador. Que irá se basear no número e grau de relevância das não conformidades.

Por outro lado, se o certificado for negado, sua empresa terá o prazo de 3 meses para corrigir as não conformidades encontradas e solicitar nova auditoria.

Passados três anos da auditoria de certificação, será realizada uma nova auditoria.

Essa tem por objetivo, verificar se a empresa manteve o padrão de qualidade em seus processos e continua cumprindo os requisitos normalizadores.

Vale a pena adotar a ISO 9000?

A ISO é uma instituição reconhecida internacionalmente. Presente em mais de 170 países que aderem seus padrões no sistema de gestão da qualidade.

Uma empresa comprometida com suas normas se torna apta a atuar em qualquer um dos países onde ela exerce a normatização.

Isso, além de abrir portas e oferecer vantagem competitiva para as organizações. é uma forma de se manter alinhado com o mercado mundial.

Adotar as normas ISO é sinal de comprometimento com as normas técnicas por todos os envolvidos no processo produtivo de uma empresa.

Uma vez certificado, a empresa ganha muito conhecimento e ficará mas fácil manter a excelência de suas operações.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre ISO 9000 e a gestão de qualidade. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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