7 Maneiras Sorrateiras de Usar o Twitter para Espionar seus Concorrentes

Você segue seus concorrentes no Twitter?

Hoje em dia, isso é mais fácil do que nunca. Com o Twitter ultrapassando 325 milhões de usuários ativos mensais, ele é uma grande oportunidade para fazer sua pesquisa de mercado.

Seja qual for o seu segmento, você provavelmente tem um concorrente no Twitter. E, acompanhando o desempenho dele na plataforma, você pode obter informações valiosas para sua estratégia de marketing nas redes sociais.

Há muitos dados no Twitter que são públicos, e você pode usá-los para aprender sobre os seguidores e as estratégias de seus concorrentes.

Neste post, veremos sete maneiras de usar esses dados para descobrir o que seus concorrentes estão fazendo.

Quero apenas fazer uma rápida observação antes de começarmos. Eu recomendo usar um sistema de gestão para Twitter como o HootSuite. Você pode fazer muita coisa com uma conta gratuita. Eu vou fazer referência a ela algumas vezes neste post.

Além do HootSuite, há também o Tweetdeck entre outros aplicativos.

1. Siga seus concorrentes no Twitter

Uma das melhores maneiras de saber o que está funcionando para um concorrente é observar o que ele faz.

E você nem mesmo precisa segui-lo diretamente.

Basta criar uma lista privada no Twitter (visível apenas para você) e adicionar seu concorrente. Se ele tiver mais de uma conta principal, ou se todos os seus funcionários estiverem no Twitter, inclua-os também. Dessa forma, você receberá um fluxo de informações que mostram exatamente como eles lidam com sua estratégia no Twitter.

Você pode criar uma lista privada no Twitter selecionando “Nova lista”, na barra lateral da sua página inicial ou, criá-la diretamente no HootSuite adicionando um novo fluxo, selecionando sua conta do Twitter e clicando em “Criar uma nova lista”. Em seguida, adicione todas as contas relevantes.

Em apenas alguns minutos, você começará a ver o tipo de conteúdo que sua lista está compartilhando.

2. Monitore suas respostas

Por que observar apenas um lado da conversa?

Se você configurar uma busca pelo nome de usuário do seu concorrente, poderá ter uma visão das conversas que ele está tendo com os fãs.

Dessa forma, você pode ver o que seus fãs (ou haters) gostam ou não gostam neles, bem como as dúvidas que eles têm.

Você pode criar uma busca no Twitter simplesmente pesquisando o @ do seu concorrente e usando a opção “salvar esta busca” ou, criando-a como um novo stream no HootSuite.

Por exemplo, aqui estão as conversas do Wendy’s:

Você pode clicar em qualquer tweet para ver como eles estão interagindo com os fãs.

Agora, imagine que você analisa o seu concorrente e descobre que ele não está respondendo às perguntas de seus clientes – mas você pode fazer isso.

Ou então, encontra reclamações específicas sobre seus concorrentes a respeito de um determinado produto ou serviço e você pode oferecer a eles algo melhor.

Por exemplo, quando eu estava tendo problemas de hospedagem, alguns de meus seguidores me responderam para me contar sobre os serviços de hospedagem que usavam e que não apresentavam o mesmo tipo de problema.

Quando eu vi que três pessoas diferentes me falaram sobre o mesmo anfitrião, fui e verifiquei a empresa. O marketing boca a boca é realmente poderoso.

No entanto, perceba que você deve ter uma boa estratégia para fazer com que essas pessoas conheçam o seu site. Eu confesso que teria menos probabilidade de verificar outra empresa se ela tivesse me enviado uma mensagem em vez de meus seguidores.

A lição?

Responder a alguém com uma abordagem de vendas apelativa, pode fazer com que você seja considerdo um spammer. Mas, se você simplesmente oferecer uma sugestão útil sobre como escolher o produto certo e, em seguida, deixar que eles tomem a decisão, isso pode ser muito mais efetivo.

3. Analise seus seguidores

Você já quis saber mais sobre a lista de clientes do seu concorrente?

Bem, agora você pode.

Serviços como o Tweepi permitem que você abra a lista de seguidores de um concorrente e classifique-a pelo número de atualizações de seus seguidores, sua contagem de seguidores, entre outras métricas.

Você pode inclusive, descobrir quem são os seus fãs mais ativos e influentes.

Entretanto, use essa informação de forma sábia. Não fique enviando um monte de tweets aos seguidores do seu concorrente na esperança de chamar a atenção deles.

Use a ferramenta acima para descobrir quem são as pessoas influentes em seu nicho e, então, trabalhe para construir um relacionamento com elas.

4. Acompanhe o que eles postam

O que acha de começar a rastrear cada movimento de um concorrente nas redes sociais?

Bem, existe um aplicativo para isso. Especificamente, há um aplicativo com muitos recursos, e baixar cada tweet em uma Planilha Google é um desses recursos.

O chamado IFTTT (sigla em inglês para If This Then That, que em português ficaria “se isso acontecer, então faça aquilo”), é uma plataforma gratuita que tem dezenas de miniaplicativos para o Twitter.

Mas especificamente esse do qual estamos falando, você pode usar para salvar os tweets de um concorrente em uma planilha.

Para começar, basta clicar no botão gigante “Ligar”.

Em seguida, escolha os parâmetros que o IFTTT usará para encontrar quais tweets deve gravar. Neste exemplo, vamos salvar os tweets do varejista Target.

Agora, digite o nome da sua planilha e, se preferir, também o local da unidade.

Clique em Salvar, e pronto!

Agora, você pode ver todos os tweets, rastrear estratégias e melhorar sua campanha de marketing, com base nas informações que está adquirindo.

5. Veja o que eles estão fazendo em outras redes sociais

Muitas pessoas vinculam sua conta do Twitter a redes sociais como YouTube, Facebook e outras, de modo que muitas das atualizações de status dessas redes, passarão por seu fluxo no Twitter.

Essa é uma boa oportunidade para descobrir quais outras redes seu concorrente usa e como as usa, para que você também possa incluí-las em sua própria estratégia.

6. Acompanhe o conteúdo externo

O blogging e as outras formas de marketing de conteúdo, são ótimas estratégias para gerar tráfego e construir relacionamentos com seus clientes.

Isso dá aos novos visitantes um motivo para visitar o seu site e, aos clientes atuais, motivos para continuar voltando para ver mais.

Se o seu concorrente está conseguindo chamar atenção com base em seus blog posts e artigos (algo que você provavelmente verá se ele receber muitos retweets em suas respostas), então, essa é uma estratégia que pode ser muito interessante para você também.

Use o Ubersuggest para encontrar o tipo de conteúdo com o melhor desempenho para seus concorrentes.

A primeira coisa que eu quero que você faça, é inserir o URL do seu concorrente e clicar no botão “buscar”.

Em seguida, clique em “Páginas principais”, na barra lateral esquerda. Isso irá te fornecer uma lista das páginas com maior tráfego do seu concorrente.

Além do título SEO e URL, que você pode usar para examinar a página mais a fundo, os resultados também exibem:

  • O número estimado de visitas à página a cada mês
  • O número de backlinks para a página
  • O número de compartilhamentos no Facebook e no Pinterest

Agora que você sabe qual tipo de conteúdo tem o melhor desempenho para seu concorrente, pode criar um conteúdo 10 vezes melhor com o objetivo de superá-lo nos motores de busca e engajar seu público no Twitter.

7. Veja de quem é o conteúdo que eles compartilham

Quer saber mais sobre com quem seu concorrente está falando e compartilhando?

Abra o BuzzSumo. Ele é uma ferramenta que a maioria das pessoas usa apenas para encontrar conteúdo altamente compartilhado, mas que você também pode usar para fazer a engenharia reversa desses compartilhamentos.

Para começar, vá para a guia “influencers”.

Agora, digite o nome do influenciador que você gostaria de pesquisar no Twitter. Em nosso exemplo, seguiremos Brian Chesky, fundador do Airbnb.

Assim que o BuzzSumo encontrar o perfil, basta clicar no botão “Ver Links Compartilhados”.

Você verá um gráfico das fontes que a conta mais tweeta, uma classificação por engajamento e até mesmo sugestões de tópicos.

Se você quiser acompanhar de quem seus concorrentes estão falando, essa estratégia vale ouro.

Conclusão

Se você está buscando métodos de marketing melhores, saiba que seus concorrentes são um dos principais lugares para se procurar. Com algumas técnicas ocultas, você pode entender suas estratégias.

Com esse conhecimento, você pode trabalhar para construir seus próprios seguidores, bem como a sua marca no Twitter, para competir com os maiores nomes do setor.

Qual estratégia você vai usar para encontrar as melhores práticas de seus concorrentes?

Sobre a autora: Kristi Hines é uma escritora freelancer, blogueira e entusiasta das mídias sociais. Seu blog, Kikolani, foca no marketing de blogs, incluindo estratégias de redes sociais e dicas sobre blogging.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 7 Maneiras Sorrateiras de Usar o Twitter para Espionar seus Concorrentes. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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