7 Ideias para e-mail marketing + exemplos para engajar leads

Que o e-mail marketing é um dos principais canais de marketing atuais você já sabe. Entretanto, nem sempre é fácil ter ideias para email marketing que ajudem a otimizar seus resultados com o canal. 

Por isso, nossa intenção com esse artigo é gerar algumas ideias para email marketing e apresentar alguns exemplos de campanhas para você se inspirar. 

Se você está iniciando um trabalho de e-mail marketing para sua empresa ou para seus clientes, indicamos que conheça primeiro o guia gratuito: “Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe”

O material serve como um guia para te ajudar a dar passos importantes rumo a resultados relevantes em suas campanhas.

A seguir, confira nossas ideias para e-mail marketing e dicas de como aplicar. 

Ideias para email marketing

1. Segmentação e personalização para melhores taxas 

Uma das principais boas práticas no envio de e-mail marketing é utilizar a segmentação de contatos para a comunicação com seus leads.

Evite ao máximo o envio de e-mails em massa e segmente a comunicação de acordo com as preferências das personas e o estágio da jornada de compra.  

Use as informações coletadas nos formulários de landing pages e o acompanhamento do engajamento dos leads com seus e-mails para refinar a segmentação dos contatos. Crie fluxo de e-mails de acordo com o comportamento de cada um.

2. Atenção especial ao assunto do e-mail

Ao criar um e-mail, independente da segmentação, é fundamental estar atento à criação de um assunto que estimule os leads a terem curiosidade de abrir o material. 

Afinal, não adianta criar uma campanha incrível se o lead não abre o e-mail, correto? 

Para se inspirar indicamos que acesse o artigo, “5 ideias incríveis para assuntos em Email Marketing”. 

Algumas ideias para email marketing voltadas para o assunto do e-mail são:

  • 2 palavras mágicas: frete grátis (Sallve), 
  • Você está perdendo pontos (JetBlue), 
  • Reabertura das inscrições – Só por 36 horas (Ignição Digital),
  • Todo esforço vale a pena pra trazer você de volta!,
  • É inútil resistir a este email…,
  • Atenção: temos novidades!,
  • Olha como ela conseguiu ganhar 10 mil reais… (Me Poupe).

3. E-mail de boas-vindas 

Os e-mails de boas vindas devem fazer parte da sua rotina e estratégia de e-mail marketing. Isso porque ao se inscrever em algum canal da sua empresa, o lead já espera o contato e por isso esse é o momento em que você mais tem chances de ter o e-mail aberto e o engajamento ampliado. 

Não perca essa oportunidade para se apresentar ao lead ou mesmo para oferecer uma vantagem dele estar entre os inscritos e fazer parte desse “time”.  

Fale sobre a proposta de valor da sua marca e busque uma conexão com o contato. Seu lead deve sentir que é uma vantagem estar entre os seus contatos e receber o material da sua empresa.

4. Crie e-mails que geram engajamento

Uma das ideias para email marketing é usar o canal para gerar engajamento dos leads. Isso quer dizer que você vai fazer o lead interagir com o material, por exemplo, assistindo a um vídeo, se inscrevendo em um webinar, baixando um outro material ou mesmo respondendo a uma pesquisa. 

Materiais desse tipo estreitam o seu relacionamento com leads que estão no meio do funil de vendas, por exemplo. 

A cada experiência positiva que a sua empresa oferece para o lead, mais próximo de convertê-lo você está. 

No e-mail marketing de exemplo, abaixo, você tem um CTA muito poderoso e também um material de qualidade, ou seja, um vídeo com uma história real, que chama o leitor a se envolver/engajar com o material apresentado. 

5. Use o nome do lead e mostre que você sabe quem ele é 

Por meio de ferramentas de automação de marketing é possível criar fluxos de nutrição que conversem com o cliente a partir de algum comportamento que ele teve ou ação que realizou.

Por exemplo, é possível programar um e-mail no estilo “Olá, Maria! Ontem você participou do nosso webinar sobre a importância de gerenciar o fluxo de estoque, então agora está preparada para aplicar no dia a dia da sua empresa a planilha de controle de estoque que preparamos para seu negócio…”. 

Além de usar o nome do lead no e-mail você enviou um material que se relaciona com outro conteúdo com o qual o lead teve contato recentemente. Tudo isso melhora a experiência do contato e mostra para ele que a sua empresa sabe quem ele é. 

Essa proximidade é uma das ideias para email marketing mais fortes e importantes do cenário atual da estratégia. 

6. Use o senso de urgência 

O gatilho de urgência é um dos mais indicados para campanhas de e-mail marketing

O discurso “aproveite as ofertas pelas próximas 24 horas” é um clássico e funciona muito bem para leads que estão no fundo do funil e que já possuem um bom relacionamento com a marca. 

Esse tipo de lead está pronto para comprar, mas está esperando uma boa oportunidade (um empurrão).  

Campanhas que usam o senso de urgência, ajudam a aumentar a taxa de conversão naquele momento e encurtam o trabalho de convencimento que você estava realizando. 

7. Use a gamificação no conteúdo

Brincar é uma das formas mais divertidas de fazer qualquer coisa, seja aprender, passar o tempo e também de se relacionar com uma marca. Por isso, a gamificação está tomando conta de muitas áreas de negócio, entre elas o marketing e a publicidade. 

E-mails com quizz ou caça ao tesouro, por exemplo, são boas ideias para gerar engajamento e fazer o lead se relacionar com a sua marca de maneira divertida e criativa. 

Todo mundo adora uma campanha de marketing criativa e fazer parte dela é ainda mais empolgante. Confira o exemplo abaixo!

Otimize os resultados com a ferramenta certa

Para que todas essas ideias para e-mail marketing funcionem é fundamental o uso de um  software de automação de marketing que ajude na criação de campanhas de e-mail marketing que realmente tragam resultado efetivo para a empresa. 

Com o software de automação da LAHAR sua empresa tem acesso a funcionalidades como:

  • criação de landing pages (sem precisar de códigos) para capturas de leads,
  • ferramenta de e-mail marketing para criação e envio de campanhas e automação,
  • capacidade de criação de fluxos de automação de e-mails, 
  • gestão e segmentação de contatos cadastrados na ferramenta, 
  • envio de SMS, 
  • e mais!

A ferramenta da LAHAR oferece uma série de funcionalidades para que você faça a gestão de leads e de clientes.

Confira como funciona a ferramenta de automação de e-mail marketing da LAHAR, no vídeo abaixo e entre em contato para saber o que podemos fazer pela sua empresa. 

O post 7 Ideias para e-mail marketing + exemplos para engajar leads apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 7 Ideias para e-mail marketing + exemplos para engajar leads. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages