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O Que é SEO e Qual Sua Importância Para o Marketing Digital

Você já deve ter ouvido falar muito sobre SEO, mas você sabe o significado dessa sigla e qual sua importância para o marketing digital?

Pensando em enriquecer seu conhecimento sobre o assunto e melhorar o ranqueamento do seu conteúdo no Google, criamos esse post sobre essa técnica que pode ser o diferencial que o seu site precisa.

Vamos conferir?

O Que é SEO e Qual Sua Importância Para o Marketing Digital

O que é SEO?

Você já se perguntou quais são os critérios para que seu site apareça na primeira página do Google?

Pois é, o SEO é um dos responsáveis por essa ação.

A sigla SEO vem de “Search Engine Optimization”, que é conhecido no português como Otimização para Mecanismos de Busca.

Ele tem como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site em mecanismos de busca como o Google, utilizando diversas estratégias para isso.

Mas, para que seus esforços gerem resultados positivos, é preciso conhecer essas estratégias e entender como utilizá-las.

Você pode trabalhar com SEO “On Page” e “Off Page“, não necessariamente tendo que escolher entre uma delas.

No On Page, se enquadram os esforços feitos em seu próprio blog. Por exemplo, quando você cria um post novo e utiliza ferramentas de SEO.

Já o Off Page, por exemplo, é quando você faz direcionamento de links, mais conhecido como link building. Essa prática tem como objetivo inserir link de outros sites e conseguir que eles também linkem no seu.

A partir dessas estratégias, você começa a construir o modelo de SEO para o seu blog. 

Principais pontos de SEO

Palavra-Chave

Uma das coisas mais importantes quando falamos de tráfego e de SEO é a Palavra-Chave. É a base para qualquer pesquisa de SEO.

A palavra-chave é uma palavra ou termo que determina tema e o sentido do seu texto. É através desta palavra que você vai informar ao buscador que o seu texto contém a informação pesquisada pelo usuário e sobre o que se trata o seu conteúdo.

Por isso, é necessário pesquisar antes de definir qualquer palavra como representante do seu conteúdo.

Título

O título deve despertar o interesse do leitor, o chamando para a ação. Você pode utilizar a palavra-chave para ter mais chances nas buscas, mas garanta que ela torne o título atraente.

Descrição

A descrição, nada mais é do que o resumo do seu conteúdo, que será informado ao buscador e exibido para o usuário, para que ele saiba do que se trata o seu artigo.

Qual a importância do SEO para o Marketing Digital?

A internet é o mecanismo de busca mais utilizado quando precisamos obter alguma informação, não é? Por isso é tão importante que seu blog esteja bem posicionado no Google.

Outro ponto que o faz ter grande importância para o Marketing Digital é que, de acordo com o Google, 75% das pessoas não passam da primeira página de busca. Isso mostra o diferencial que uma boa estratégia de SEO pode fazer pelo seu blog.

O melhor de tudo é que você não precisa de mudanças extremas e que necessitem de um investimento monetário alto.

Você consegue fazer um bom SEO apenas fazendo ajustes internos, como planejar a palavra-chave, usar links internos e externos, criar um título que desperte o interesse do leitor e diversas outras ações disponíveis.

Ao fazer SEO para WordPress, por exemplo, você consegue facilitar algumas práticas, que irão facilitar muito o seu trabalho.

SEO para WordPress

O WordPress é o que chamamos de CMS (Content Management System), que pode ser traduzido como Sistema de Gestão de Conteúdo.

Ou seja, é um sistema que permite criar, organizar, publicar e excluir conteúdos.

SEO

Você sabia que o WordPress facilita o trabalho do SEO?

Isso mesmo, e acaba sendo uma ótima escolha para quem ainda é novo no mercado e tem pouca experiência com estratégias de marketing, como o SEO.

Ele te auxilia no tamanho adequado de um título SEO e da meta descrição, além de fazer uma análise do seu texto te auxiliando no processo.

Mas, é importante lembrar de que para obter bons resultados também é necessário escolher uma boa palavra-chave.

Ela é o principal instrumento de uma pesquisa e, apesar do nome no singular, pode conter uma ou mais palavras em sua composição.

Toda vez que você faz uma pesquisa no Google com o intuito de solucionar algum problema, você estará sendo direcionado para assuntos que se relacionam com as palavras que você usou para pesquisar.

Por isso, não adianta otimizar o SEO do seu site se você não fizer uma pesquisa de palavra-chave antes.

SEO para Youtube

O Youtube é o segundo canal de busca mais utilizado atualmente, e a maior plataforma de vídeos da web. Ter um planejamento de SEO para ele, faz toda a diferença no engajamento do seu conteúdo.

Assim como em um blog, otimizar seus vídeos pode garantir um melhor posicionamento de página. 

Por ser do Google, o Youtube oferece a mesma inteligência de pesquisa do buscador e tem o mesmo propósito: oferecer a melhor experiência de busca ao usuário.

Para trabalhar o SEO nos seus vídeos, você pode começar considerando os seguintes pontos:

Palavra-Chave

Saber escolher as palavras para atrair o público, sempre estará presente em práticas do marketing digital. 

É a partir dela que o Youtube irá identificar o conteúdo que você está oferecendo, e utilizará essa informação para fazer a divulgação.

Como nos conteúdos do blog, faça pesquisas para entender o que é mais procurado pelo seu público.

Uma dica, é usar o autocomplete do próprio Youtube. Se trata daquelas indicações que ele dá quando você escreve algo na busca. Assim, você terá uma lista do que é mais pesquisado, de acordo com cada tema.

Título

Após feita a pesquisa de palavra-chave, chegou a hora de definir o título do seu vídeo. 

É importante que ela esteja neste título, para que ele seja encontrado pelo maior número de pessoas que buscarem por aquela informação.

Procure usar palavras atrativas, e que despertarão o interesse no seu público-alvo.

Descrição

A descrição é a chance de falar mais do que será abordado no vídeo, já que o título é algo mais direto.

São disponibilizados 5000 caracteres para que você possa atrair pessoas para o conteúdo.

E, como estamos falando de SEO, ele também é útil na pesquisa. O Youtube também irá analisar este texto para saber do que se trata, ou seja, ele pode influenciar na busca.

Por isso, escreva uma descrição que aborde o tema principal e não se esqueça de utilizar a palavra-chave.

Tags

Outra forma de otimizar seu conteúdo, é utilizando as Tags. Você pode estar se perguntando do que se trata, afinal ela não é visível para o público.

Elas têm o papel de dizer à mídia social do que trata o seu vídeo, como ele se relaciona com outros assuntos e até de categorizar o conhecimento que é transmitido, associando-o a outros vídeos, conceitos e categorias que já existem.

Utilizando essa técnica de SEO, as chances de seus vídeos serem recomendados na sequência de outros, são maiores.

Conclusão

Percebeu como o SEO pode fazer grande diferença nos seus resultados finais? É muito importante criar bons conteúdos, mas só isso não basta.

Utilizando as ferramentas de SEO você poderá ter um engajamento melhor, atrair mais leads para o seu canal de comunicação e até mesmo ficar por dentro dos conteúdos mais buscados.

Ficou alguma dúvida sobre o conteúdo? Deixe um comentário pra gente logo abaixo.

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Até o próximo post!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O Que é SEO e Qual Sua Importância Para o Marketing Digital. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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