O Que é SEO e Qual Sua Importância Para o Marketing Digital

Você já deve ter ouvido falar muito sobre SEO, mas você sabe o significado dessa sigla e qual sua importância para o marketing digital?

Pensando em enriquecer seu conhecimento sobre o assunto e melhorar o ranqueamento do seu conteúdo no Google, criamos esse post sobre essa técnica que pode ser o diferencial que o seu site precisa.

Vamos conferir?

O Que é SEO e Qual Sua Importância Para o Marketing Digital

O que é SEO?

Você já se perguntou quais são os critérios para que seu site apareça na primeira página do Google?

Pois é, o SEO é um dos responsáveis por essa ação.

A sigla SEO vem de “Search Engine Optimization”, que é conhecido no português como Otimização para Mecanismos de Busca.

Ele tem como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site em mecanismos de busca como o Google, utilizando diversas estratégias para isso.

Mas, para que seus esforços gerem resultados positivos, é preciso conhecer essas estratégias e entender como utilizá-las.

Você pode trabalhar com SEO “On Page” e “Off Page“, não necessariamente tendo que escolher entre uma delas.

No On Page, se enquadram os esforços feitos em seu próprio blog. Por exemplo, quando você cria um post novo e utiliza ferramentas de SEO.

Já o Off Page, por exemplo, é quando você faz direcionamento de links, mais conhecido como link building. Essa prática tem como objetivo inserir link de outros sites e conseguir que eles também linkem no seu.

A partir dessas estratégias, você começa a construir o modelo de SEO para o seu blog. 

Principais pontos de SEO

Palavra-Chave

Uma das coisas mais importantes quando falamos de tráfego e de SEO é a Palavra-Chave. É a base para qualquer pesquisa de SEO.

A palavra-chave é uma palavra ou termo que determina tema e o sentido do seu texto. É através desta palavra que você vai informar ao buscador que o seu texto contém a informação pesquisada pelo usuário e sobre o que se trata o seu conteúdo.

Por isso, é necessário pesquisar antes de definir qualquer palavra como representante do seu conteúdo.

Título

O título deve despertar o interesse do leitor, o chamando para a ação. Você pode utilizar a palavra-chave para ter mais chances nas buscas, mas garanta que ela torne o título atraente.

Descrição

A descrição, nada mais é do que o resumo do seu conteúdo, que será informado ao buscador e exibido para o usuário, para que ele saiba do que se trata o seu artigo.

Qual a importância do SEO para o Marketing Digital?

A internet é o mecanismo de busca mais utilizado quando precisamos obter alguma informação, não é? Por isso é tão importante que seu blog esteja bem posicionado no Google.

Outro ponto que o faz ter grande importância para o Marketing Digital é que, de acordo com o Google, 75% das pessoas não passam da primeira página de busca. Isso mostra o diferencial que uma boa estratégia de SEO pode fazer pelo seu blog.

O melhor de tudo é que você não precisa de mudanças extremas e que necessitem de um investimento monetário alto.

Você consegue fazer um bom SEO apenas fazendo ajustes internos, como planejar a palavra-chave, usar links internos e externos, criar um título que desperte o interesse do leitor e diversas outras ações disponíveis.

Ao fazer SEO para WordPress, por exemplo, você consegue facilitar algumas práticas, que irão facilitar muito o seu trabalho.

SEO para WordPress

O WordPress é o que chamamos de CMS (Content Management System), que pode ser traduzido como Sistema de Gestão de Conteúdo.

Ou seja, é um sistema que permite criar, organizar, publicar e excluir conteúdos.

SEO

Você sabia que o WordPress facilita o trabalho do SEO?

Isso mesmo, e acaba sendo uma ótima escolha para quem ainda é novo no mercado e tem pouca experiência com estratégias de marketing, como o SEO.

Ele te auxilia no tamanho adequado de um título SEO e da meta descrição, além de fazer uma análise do seu texto te auxiliando no processo.

Mas, é importante lembrar de que para obter bons resultados também é necessário escolher uma boa palavra-chave.

Ela é o principal instrumento de uma pesquisa e, apesar do nome no singular, pode conter uma ou mais palavras em sua composição.

Toda vez que você faz uma pesquisa no Google com o intuito de solucionar algum problema, você estará sendo direcionado para assuntos que se relacionam com as palavras que você usou para pesquisar.

Por isso, não adianta otimizar o SEO do seu site se você não fizer uma pesquisa de palavra-chave antes.

SEO para Youtube

O Youtube é o segundo canal de busca mais utilizado atualmente, e a maior plataforma de vídeos da web. Ter um planejamento de SEO para ele, faz toda a diferença no engajamento do seu conteúdo.

Assim como em um blog, otimizar seus vídeos pode garantir um melhor posicionamento de página. 

Por ser do Google, o Youtube oferece a mesma inteligência de pesquisa do buscador e tem o mesmo propósito: oferecer a melhor experiência de busca ao usuário.

Para trabalhar o SEO nos seus vídeos, você pode começar considerando os seguintes pontos:

Palavra-Chave

Saber escolher as palavras para atrair o público, sempre estará presente em práticas do marketing digital. 

É a partir dela que o Youtube irá identificar o conteúdo que você está oferecendo, e utilizará essa informação para fazer a divulgação.

Como nos conteúdos do blog, faça pesquisas para entender o que é mais procurado pelo seu público.

Uma dica, é usar o autocomplete do próprio Youtube. Se trata daquelas indicações que ele dá quando você escreve algo na busca. Assim, você terá uma lista do que é mais pesquisado, de acordo com cada tema.

Título

Após feita a pesquisa de palavra-chave, chegou a hora de definir o título do seu vídeo. 

É importante que ela esteja neste título, para que ele seja encontrado pelo maior número de pessoas que buscarem por aquela informação.

Procure usar palavras atrativas, e que despertarão o interesse no seu público-alvo.

Descrição

A descrição é a chance de falar mais do que será abordado no vídeo, já que o título é algo mais direto.

São disponibilizados 5000 caracteres para que você possa atrair pessoas para o conteúdo.

E, como estamos falando de SEO, ele também é útil na pesquisa. O Youtube também irá analisar este texto para saber do que se trata, ou seja, ele pode influenciar na busca.

Por isso, escreva uma descrição que aborde o tema principal e não se esqueça de utilizar a palavra-chave.

Tags

Outra forma de otimizar seu conteúdo, é utilizando as Tags. Você pode estar se perguntando do que se trata, afinal ela não é visível para o público.

Elas têm o papel de dizer à mídia social do que trata o seu vídeo, como ele se relaciona com outros assuntos e até de categorizar o conhecimento que é transmitido, associando-o a outros vídeos, conceitos e categorias que já existem.

Utilizando essa técnica de SEO, as chances de seus vídeos serem recomendados na sequência de outros, são maiores.

Conclusão

Percebeu como o SEO pode fazer grande diferença nos seus resultados finais? É muito importante criar bons conteúdos, mas só isso não basta.

Utilizando as ferramentas de SEO você poderá ter um engajamento melhor, atrair mais leads para o seu canal de comunicação e até mesmo ficar por dentro dos conteúdos mais buscados.

Ficou alguma dúvida sobre o conteúdo? Deixe um comentário pra gente logo abaixo.

Nossa Central de Ajuda também está repleta de artigos para auxiliar no seu processo de se tornar um produtor ou afiliado na Monetizze.

Até o próximo post!

The post O Que é SEO e Qual Sua Importância Para o Marketing Digital appeared first on Monetizze.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O Que é SEO e Qual Sua Importância Para o Marketing Digital. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages