Ads Top

O que é Marketing Omnichannel? Quais são seus benefícios?

Como você anuncia seus produtos? Que tipo de estratégia você utiliza para se comunicar com o seu público? Quer ter melhores resultados? Quando você descobrir o que é marketing omnichannel, essa realidade certamente irá mudar!

Uma pesquisa realizada com 46 mil consumidores verificou que 73% deles utilizam múltiplos canais ao longo de sua jornada de compra, 20% compram apenas em lojas físicas e 7%, somente online.

Ou seja, o comportamento omnichannel já faz parte da jornada de compra do consumidor, logo, as empresas precisam se adaptar a essa realidade.

Neste artigo, além de falar sobre o que é marketing omnichannel, também vamos entender como essa estratégia funcional e que tipo de benefícios ela pode gerar para a sua empresa. 

Mas antes de vermos o que é marketing omnichannel, é importante que você primeiro entenda o conceito de omnichannel, concorda? Então vamos lá!

O que significa omnichannel?

Uma estratégia omnichannel, seja no marketing, em vendas ou no atendimento, tem como princípios fundamentais o foco no cliente e a integração entre os canais em que a marca atua. Assim, é possível que haja continuidade e consistência no atendimento ao consumidor, elementos importantes para sua satisfação e fidelização.

Por exemplo: o consumidor pode conhecer a marca em um post patrocinado no Facebook, entrar em contato por telefone para saber mais sobre um produto e finalizar a compra em uma loja física. A ideia é que essa transição entre canais ocorra de maneira suave e sem interrupções.

Dessa forma, é possível oferecer aos consumidores uma experiência muito mais consistente e personalizada, seja qual for o canal que eles acessem.

O que é marketing omnichannel?

Agora que você já sabe o que significa omnichannel, já deve estar imaginando o que é marketing omnichannel e como ele funciona, não é mesmo? 

O principal ponto de uma estratégia de marketing omnichannel é a integração entre os canais em que a empresa está presente. Para isso, sua comunicação deve ser padronizada, de modo que haja consistência em todas as suas ações, falas e posicionamentos, otimizando a experiência dos consumidores em relação a marca. 

Você pode, por exemplo, desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo para blog da sua empresa e também aplicá-la em nas redes sociais, mas dentro de uma lógica omnichannel, é necessário estar atento aos seguintes pontos:

Coerência e consistência

É muito importante que haja uma padronização na comunicação da marca. Ou seja, da identidade visual — vídeos, posts em redes sociais, email marketing ou panfletos — até o tom de voz adotado, deve haver coerência, transmitindo aos consumidores uma mensagem única e consistente em qualquer canal em que seja veiculada.

Diferentes canais se complementam

Nessa estratégia, os diversos canais que a marca usa para se comunicar funcionam de forma complementar. Isso significa que um canal reforça a mensagem do outro e a empresa aumenta as chances de impactar o seu público onde quer que eles estejam.

Por que a minha empresa deve aderir ao marketing omnichannel?

Já falamos sobre o que é marketing omnichannel e qual é a sua diferença para o marketing tradicional, mas você ainda pode estar se perguntando: “será que essa estratégia realmente é boa para a minha empresa?”.

Para acabar com essa dúvida, confira algumas das vantagens que uma estratégia de marketing omnichannel pode gerar para o seu negócio:

  1. otimiza a sua estratégia de marketing;
  2. confere maior consistência na forma como a sua empresa se posiciona;
  3. aumenta a visibilidade da sua marca no mercado;
  4. melhora o relacionamento com os consumidores;
  5. favorece a captação e qualificação de leads;
  6. otimiza a experiência de seus clientes em relação a sua marca;
  7. aumenta as chances de fidelização de clientes.

Se você gostou do assunto e quer entender um pouco mais a fundo o que é marketing omnichannel, confira o vídeo abaixo:

E aí? Ficou claro o que é marketing omnichannel e como a sua empresa pode se beneficiar com uma estratégia como essa?

Este artigo foi escrito pela Maplink, referência em tecnologia de geolocalização e maior revendedora de Google Maps API da América Latina

O post O que é Marketing Omnichannel? Quais são seus benefícios? apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O que é Marketing Omnichannel? Quais são seus benefícios?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.