Ads Top

Método 5W2H: Aprenda Como Utilizar e Alcançar Seus Objetivos

Já ouviu falar sobre o método 5W2H?

Se a resposta foi não, não se preocupe, pois neste artigo você aprenderá tudo sobre o assunto. 

A 5W2H é uma ferramenta criada com o intuito de auxiliar na criação de planos de ações. Ou seja, através dela é possível analisar e fazer  planejamentos estratégicos antes mesmo de colocar a mão na massa. 

Por isso, se você está em busca de uma ferramenta de gestão que seja de fácil utilização e eficaz, continue a leitura deste post!

O que é o método 5W2H?

O 5W2H é como um checklist, que tem por finalidade auxiliar a checagem das informações na criação do seu plano de ação.

Esse método vai te ajudar a organizar as tarefas do seu projeto enquanto você o está planejando. Podendo ser feito no formato de planilha ou tabela, ele vem com o objetivo de avaliar, acompanhar e determinar as ações a serem executadas.

E, para isso, leva em consideração perguntas importantes como o que será feito, por qual razão, como, por quem, quando e onde será feito, além de calcular a média de quanto tudo isso custará.

Qual o significado do termo 5W2H?

Mas qual é o real significado da sigla 5W2H? Parece um termo estranho, mas o seu significado é bem simples e fácil de ser compreendido e colocado em prática.

O 5W2H é composto por sete perguntas que norteiam todo o seu processo e cada uma delas representa uma análise.

Essas perguntas são representadas por palavras no inglês, que são os cinco W’s e os dois H’s, em que veremos quais são logo abaixo.

  • What? | O quê?

O primeiro W do método representa o “What”, que traduzido para o português, significa: “O quê”.

Esta precisa ser a primeira pergunta para qualquer projeto que você dará início. Pois, o ponto de partida é saber o que será feito.

Por isso, você precisa definir o que de fato será feito no seu projeto. E tente especificar ao máximo, pois a partir dela ficará mais fácil responder as demais perguntas.

Um exemplo: você tem o projeto de vender mais durante o próximo ano, o que você pode fazer para alcançar isso?

A resposta dessa pergunta é a resposta para este W.

  • Why? | Por quê?

Este é o segundo W que representa o “Why”, traduzido ao português para o “Por quê”.

Nesta pergunta você precisa especificar os motivos do porque isso precisa ser feito.

Para isso, você pode pensar se de fato é relevante? Existe uma necessidade para isso?

  • When? | Quando?

O terceiro W é o “When”, que traduzido para o português significa “Quando”. 

Nesta etapa você vai determinar quando as ações devem ocorrer.

Se você possui metas, é preciso estipular prazos para alcançá-los. E é neste momento que você definirá os prazos para que as ações sejam executadas.

Dessa forma, fica claro para todos os envolvidos no projeto, quando cada etapa do processo se inicia e finaliza.

  • Who? | Quem?

Aqui, no quarto W vamos falar sobre o “Who”, que na tradução significa “Quem”.

O seu objetivo é definir de fato quem será responsável por executar essas ações.

Pode ser uma ou mais pessoas, porém você precisa se atentar em deixar todas as informações e divisões das tarefas de forma clara e detalhada.

  • Where? | Onde?

No quinto e último W, temos o “Where”, que significa “Onde”. 

Nele você definirá o lugar onde as ações deverão ocorrer. Porém, esse lugar pode ser interpretado de diferentes formas de acordo com o projeto. Por exemplo um lugar físico onde o projeto acontecerá.

  • How? | Como?

Agora começamos pelos H’s dessa lista e o primeiro deles é o “How”, que na tradução significa “como”.

Este é o tópico onde você descreverá em detalhes cada etapa do processo do seu projeto.

É onde você especificará como tudo será feito. 

É importante que você preencha este campo com toda a riqueza de detalhes de tudo que envolve o projeto para que as etapas anteriores possam fluir e que as metas sejam alcançadas.

  • How much? | Quanto vai custar?

O segundo e último H é o “How much”, traduzido ao português para “Quanto vai custar”. 

Neste tópico você vai descrever todos os valores que envolvem o projeto, a fim de ter uma estimativa dos valores.

Dessa forma, você pode definir um orçamento com a média do que será gasto e assim, alinhar o projeto a sua situação financeira que também é um dos pontos importantes.

As principais vantagens deste método

Como vimos acima, o método funciona como um guia que nos norteia sobre as principais questões para a construção de um projeto. 

Por ser como um checklist, você consegue ter o controle de tudo que será feito, os envolvidos nas ações, os valores e locais. 

Com ele conseguimos ter uma visão ampla de tudo que ocorrerá, detectando e antecipando possíveis erros, atraso nos prazos, gastos inesperados e muito mais. 

Além disso, com o método 5W2H você consegue manter toda a equipe envolvida no projeto, por dentro de tudo que acontecerá. Garantindo que as tarefas sejam cumpridas no prazo determinado e seguindo as especificações descritas em cada etapa. 

E não é só isso, por se tratar de uma ferramenta que ajuda no planejamento, você tem a possibilidade de fazer pequenas mudanças e alterações, antes de colocar o projeto em ação.

Quando e como utilizar o 5W2H?

Este é um tipo de método que pode ser aplicado em praticamente tudo! Tanto para o seu negócio, seja ele de grande, médio ou pequeno porte, quanto para a sua vida pessoal.

Por isso, você pode aplicá-lo sempre que identificar uma necessidade em um projeto ou tarefa diária, que precisa ser melhor definida estipulando metas, etapas e prazos. 

Dessa forma, basta aplicar o método 5W2H utilizando uma planilha ou tabela para começar o desenvolvimento. 

No mercado de afiliados você pode aplicá-lo, por exemplo, para um projeto onde você queira vender mais, como no período de Black Friday. Ou em uma estratégia para captar leads e por aí vai.

Conclusão

A aplicabilidade deste método vai te ajudar a estruturar ainda mais o seu negócio e fazer com que as suas estratégias fiquem mais alinhadas aos objetivos propostos.

O que você achou dele? Nos conte nos comentários e aproveite também para nos contar as suas experiências caso já tenha utilizado o 5W2H.

The post Método 5W2H: Aprenda Como Utilizar e Alcançar Seus Objetivos appeared first on Monetizze.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Método 5W2H: Aprenda Como Utilizar e Alcançar Seus Objetivos. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.