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Datas comemorativas: 17 dias para aumentar suas vendas

As datas comemorativas são aquelas ocasiões festivas em  que se comemora ou homenageia algo ou alguém. Já é prática comum no mercado grandes acontecimentos comerciais durante essas comemorações.

Quem trabalha com vendas sabe muito bem que vender não é só atender o cliente que chega até você. Esse conceito já é bem ultrapassado, inclusive.

Por isso, empresas e marcas engajadas com seus consumidores, aproveitam as datas comemorativas para oferecer vantagens aos seus clientes. É o caso da Prime Day, organizada pela gigante Amazon.

A marca separou 2 dias do mês outubro, para agraciar seus consumidores assinantes do prime.

Nesses dias, clientes exclusivos terão ainda mais vantagens ao realizarem seus compras pelo site.  Além de fidelizar quem já é assinante, a ação ainda busca incentivar novas assinaturas.

Com isso, a Amazon nos mostra que, além das datas já existentes em nosso calendário, você também pode criar suas próprias datas comemorativas para turbinar suas vendas.

Datas comemorativas e o marketing sazonal

Produtos sazonais são aqueles em que sua demanda aumenta, em um período específico do ano. Esse período pode variar entre dias, semanas ou meses.

Vamos dar um exemplo sobre a vendas de sorvetes. Nesse caso o produto tem um aumento natural de vendas nos meses quentes do ano.

Mas se o seu produto não é sazonal, você pode criar esse efeito através do marketing de sazonalidade.

A ação de marketing de sazonalidade é bem presente em nosso mercado em datas como: dia das mães, natal, dias dos namorados etc.

Nessas datas comemorativas aumentam os esforços em campanhas publicitárias para atingir uma parte específica dos consumidores.

A intenção é usar o momento para alavancar as vendas de um produto que está disponível no mercado o ano todo.

Principais datas comemorativas no mercado brasileiro

Vamos mostrar aqui, quais as principais datas comemorativas em nosso mercado. Nessas datas você também pode impulsionar o seu negócio com uma ação de marketing.

Por isso, além de listar as principais datas comemorativas, vamos dar exemplos de campanhas publicitárias.

Dia das mães – Segundo domingo de maio

O dia das mães é a data comemorativa que mais movimenta as vendas no Brasil. Não é à toa que nessa época do ano somos bombardeados por publicidade que nos fazem lembrar o tanto que elas são especiais.

Em 2018, a Natura fez uma campanha denominada colo de mãe. A mensagem final mostra que, não importa a idade que você tenha, a distância ou o tempo que está longe de sua mãe, para ela, você será sempre a “sua” criança.

Com uma mensagem emotiva e sem expor sua linha de produtos, a campanha incentiva a reconhecermos nossas mães, no dia dedicado a elas.

Dia dos namorados – 12 de junho

A data dos amantes é o dia do ano que os restaurantes bombam! Há quem faça reservas com meses de antecedência.

Isso tudo motivados pelos anúncios de cardápios especiais e decoração exclusiva para comemorar a data.

A companhia Starbucks fez uma campanha interativa para comemorar a data em 2012. A ideia seria genial até mesmo agora, em 2020.

Embalados pelo uso dos smartphones pelos seus clientes, a empresa disponibilizou um recurso em realidade aumentada para enviar fotos.

Funcionou assim: a embalagem do café tinha um coração, quem comprasse o produto, poderia fotografar esse coração e enviar para um contato. Ao receber a foto, vários corações saltitantes apareciam na tela do celular do escolhido.

Uma forma divertida para espalhar seu nome entre os consumidores. A ação se chamou copo mágico para o dia nos namorados.

Dia dos pais – segundo domingo de agosto

Assim como ocorre nos dias das mães, a data comemorativa voltada aos papais também é recheada de amor e gratidão.

Não foi diferente na campanha chamada True Colors desenvolvida pela agência Propeg para o GGB – Grupo Gay da Bahia.

Nesta campanha o objetivo não é meramente comercial, mas sim sobre combater uma ideia ruim, a do preconceito.

O objetivo foi dar notoriedade aos pais trans e demonstrar que o amor não tem gênero.

Dia das crianças – 12 de outubro

Há quem acredita que as crianças são muito inocentes. Mas a verdade é que elas vivem em um mundo de imaginação constante, em que nós adultos distraídos, não conseguimos compreender.

Por isso realizar uma campanha publicitária voltadas para os baixinhos requer muita criatividade.

A companhia aérea Gol entrou nesse desafio com a campanha o cata nuvem, rendendo muita diversão e imaginação.

Natal – 25 de dezembro

O Natal vem para encerrar a lista das principais datas comemorativas do Brasil.

Isso não quer dizer que ele não seja representativo nas vendas, pelo contrário. O Natal é a época em que as pessoas estão encerrando ciclos, estão mais unidas e demonstrando sua gratidão e solidariedade.

Esses sentimentos são claramente captados pelas campanhas de natal da Coca-Cola. Como é o caso da produção Uma Ponte para Noel de 2015.

Essas são as principais datas comemorativas que temos em nosso calendário para explorar. As campanhas aqui apresentadas foram apenas um plus para que você se inspire.

Porém há diversas outras datas comemorativas que você pode aproveitar.

Datas comemorativas: outras ideias 

Existem outras opções de datas comemorativas pouco exploradas no mercado em geral.

Talvez isso aconteça, pois diferentemente das datas anteriores, essas não são amplamente conhecidas ou por abrangerem um grupo menor de consumidores contemplados.

Porém, pode ser que ao ignorar diferentes datas, você esteja perdendo a oportunidade de se relacionar com seus clientes. Afinal, quem não é visto, não é lembrado.

Então, antes de escrevermos sobre as ideias de ações de vendas que você pode explorar em datas comemorativas, vamos primeiramente listar essas demais opções de datas:

  1. Valentine’s day – 14 de fevereiro,
  2. Dia internacional da mulher – 08 de março,
  3. Dia do consumidor – 15 de março,
  4. Dia mundial do livro – 23 de abril
  5. Dia do trabalhador – 01 de maio
  6. Dia do rock – 13 de julho
  7. Dia do amigo – 30 de julho
  8. Dia do cliente – 15 de setembro
  9. Dia mundial dos animais – 4 de outubro
  10. Dia dos professores – 15 de outubro
  11. Black Friday – final de novembro
  12. Cyber Monday – primera segunda-feira após a Black Friday 

Como dizem por aí, existe dia para tudo.  Além das datas que apresentamos, você pode estudar seu público alvo e procurar datas interessantes para se comemorar.

E se caso não encontrar, você pode inventar uma que atenda os anseios do seu público, como é o caso do Amazon Prime Day, falado anteriormente.

Você também pode comemorar o aniversário do seu estabelecimento ou da sua cidade, com uma promoção exclusiva. Ou aproveitar feriados e alguma ação nacional, como a semana nacional verde e amarela.

Datas comemorativas: Planejamento

Planeje com antecedência: quando for organizar uma ação, para uma data pontual, o ideal é iniciar seu planejamento meses antes.

Crie um cronograma de ação: descreva nele as etapas do processo e datas de entrega. Assim será mais fácil acompanhar a execução e não esquecer de nenhuma etapa.

Exemplo: fazer embalagens, desenvolver conteúdos para redes sociais, criar cupons etc.

Avise seus clientes dias antes: Não tem como chegar no dia da ação promocional e contar com a casa cheia, se você não comunicou seu público.

As pessoas precisam saber datas, horários e local com antecedência para se programarem.

Além disso, dê instruções se elas precisam fazer um reserva ou encomenda com antecedência.

Se inspire no passado: antes de começar a desenvolver sua ação, faça uma pesquisa sobre a data no passado.

Você pode observar o que seus clientes realizaram, como voltar as publicações das redes sociais na época da data escolhida para a ação. Isso mesmo, ative o modo stalker.

Datas comemorativas: ideias de ações

Cupons de desconto: normalmente o desconto é um grande chamariz para levar o cliente até você.

Então, por que não criar um cupom comemorativo para dar aquele descontinho em seu site?

Caso seu negócio não tenha vendas online, você pode desenvolver uma arte. Assim, as pessoas podem imprimir e apresentar no momento da compra.

Sorteio no Instagram: o sorteio no Instagram normalmente agita bem sua audiência.

Com ele você consegue divulgar sua loja e atrair seguidores para sua rede social.

Promoção exclusiva: diferente do cupom, a promoção vai contemplar todos os clientes. Por exemplo: 20% em toda loja em comemoração ao dia do cliente.

Desconto em escala: essa é uma ação muito utilizada no natal e no dia das crianças. Quanto mais item comprar, maior será o desconto alcançado.

Exemplo: na compra da segunda peça 15% de desconto, na compra da terceira peça 20%.

Condições especiais de pagamento: pode ser um parcelamento maior ou a isenção da entrada.

Brindes: você pode anunciar um mimo para quem escolher o seu estabelecimento para compra.

Por exemplo: um batom para quem comprar o presente do dia das mães.

Claro que as dicas aqui apresentadas servem para alavancar suas vendas. Mas também são oportunidades, ou aquela desculpinha, para você enviar um “oi sumido” para seus clientes.

Agora nos conte, com a leitura desse texto, identificou alguma data comemorativa interessante para o seu negócio? Escreve nos comentários.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Datas comemorativas: 17 dias para aumentar suas vendas. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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