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Copy para e-mail marketing: o que é, como aplicar e dicas

Todo mundo que utiliza os meios digitais para promover sua marca quer alcançar seu cliente da forma mais assertiva e o e-mail marketing é uma ferramenta importante para isso. No entanto, bolar uma boa copy para e-mail marketing faz toda a diferença na hora de alcançar resultados mais efetivos.

Copy, ou copywriting, é uma técnica usada para criar conteúdos de qualidade e relevância, aplicada, principalmente, em conteúdos que tenham como objetivo fazer o usuário fazer uma ação. Por exemplo, clicar no CTA. 

O copywriting pode ser usado em diferentes tipos de canais, entre eles o e-mail marketing. Além disso, também se adapta bem a todas as etapas do funil de compras

Um bom copy para e-mail marketing tem como objetivo aumentar a taxa de cliques no CTA disponibilizado para o lead.

Se você ainda não conhece muito o que é copywriting, indicamos que assista ao vídeo abaixo, com uma explicação completa sobre conceito e dicas para aplicar a técnica. 

Porque devo me preocupar com a copy para e-mail marketing?

O copywriting em sí é uma técnica de organização de texto e escrita que tem como objetivo convencer o leitor a agir. 

Uma boa copy para e-mail marketing será o chamariz que vai diferenciar o seu e-mail no meio de tantos outros na caixa de entrada de um cliente. Uma copy bem trabalhada, criativa e chamativa faz toda a diferença na conversão do cliente.

Hoje em dia recebemos emails de vários lugares e só abrimos aqueles que realmente estamos esperando ou que nos chamam atenção, por isso, é tão importante caprichar na copy desde a criação do assunto do e-mail

De maneira geral, o copy para e-mail marketing deve responder às questões:

  1. Qual o objetivo desse e-mail marketing? 
  2. O que eu quero que o cliente faça?
  3. Quais os caminhos que o cliente pode ir (botões)
  4. O que ele vai encontrar em cada um dos cliques possíveis?

Essas são as primeiras preocupações que você tem que ter antes de formular sua copy para e-mail marketing, todas elas vão te mostrar um norte para começar a criar seu formato para cada caso.

Todos esses indicativos vão servir para você formular sua estratégia em cada campanha de e-mail. sem ela não é possível direcionar o cliente para onde você quer, por isso, pesquise o perfil dos seus clientes e crie personas para alcançá-lo da melhor forma.

Como escolher a abordagem dos e-mails?

Os três principais aspectos do e-mail marketing são:

  • persona do lead, 
  • CTA, 
  • assunto do e-mail.

Persona do lead

Para que o seu cliente realize a ação que você deseja, ou seja, clique no botão de call to action é importante que você tenha em mente para quem está falando. 

Entenda quem é a persona para quem está falando e em qual etapa da jornada de compras ela está. 

Não adianta você mandar um monte de promoções de produtos para os clientes que ainda estão na fase inicial do funil de vendas, realizando pesquisas mais rasas. 

Esse tipo de lead ainda não tem certeza do problema e está pesquisando sobre opções para resolver seu problema ou necessidade. 

CTA

As chamadas para ação nos botões tem que ser sempre no imperativo: Faça! Clique! Cadastre-se agora! 

Assunto do e-mail 

Outra abordagem importante no copy para e-mail marketing é o assunto do e-mail. Aposte em abordagens diretas, mas que dêem um recorte do que será tratado para gerar interesse.

Quando os e-mails são muito misteriosos podem gerar menor taxa de cliques, seja por não querer clicar para descobrir ou por medo de ser spam ou vírus, por isso, invista em chamadas que atraiam, da mesma forma que você pensa no título.

Os títulos têm que ser o mais atrativo, polêmico ou fantástico possível. Lembre-se que o seu e-mail estará no meio de tantos outros. Logo ele precisa se destacar. 

Então se você for criar e-mails com conteúdo ou noticiosos é sempre importante se atentar no que está em alta, faça pesquisa de hashtags nas redes sociais para saber quais os assuntos do momento e aposte nisso para manter os clientes de topo de funil interessados em você.

Qual a linguagem utilizar na Copy para e-mail Marketing

É sempre interessante que se aplique uma linguagem simples, clara e objetiva para as copys para email marketing. 

Leia e peça a opinião de outras pessoas para ter certeza da clareza de tudo, não mande nada confuso para seu lead.

Outro ponto fundamental é pensar como o seu cliente, faça um contato mais pessoal e faça uma abordagem de acordo com o que você tem de informações do perfil dele. 

Se for mais sério e polido por exemplo, evite o uso de gírias e linguagem coloquial, mas se falar feito um robô.

Existem vários tipos de e-mails e cada um tem sua particularidade que você pode usar como modelo, para conhecer alguns, acesse nosso artigo 8 exemplos de e-mails marketing para inspirar sua estratégia”. 

Um outra dica importante para quem está começando a investir em e-mail marketing é acessar nosso checklist gratuito de Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO”, sem esquecer nenhum detalhe.

E aí conseguiu entender um pouco mais sobre para que serve a copy para e-mail Marketing? Se ficou alguma dúvida deixe nos comentários. 

Lembre-se de usar uma ferramenta de e-mail marketing para facilitar a segmentação e o envio das campanhas. 

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O post Copy para e-mail marketing: o que é, como aplicar e dicas apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Copy para e-mail marketing: o que é, como aplicar e dicas. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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