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Como fazer um e-mail Marketing de Vendas: passo a passo para maiores resultados

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing que oferece maior retorno sobre investimento, chegando a 3800%. Ou seja, a cada R$1 investido o retorno é de R$38. Então, como aproveitar esse potencial? Como fazer um e-mail Marketing de Vendas? 

Com a transformação digital o processo de vendas ganhou novas dinâmicas, os folhetos de promoções, os anúncios em TV e as propagandas de rádio vêm sendo substituídos por estratégias como: 

  • e-mail marketing,
  • conteúdo em rede social, 
  • vídeos no Youtube, 
  • anúncios no Google Ads,
  • SEO e mais. 

Nesse artigo, vamos nos dedicar a explicar como fazer um e-mail marketing de vendas

Toda empresa que já construiu um lista de e-mails, já tem por onde começar utilizar esse canal para promover seus produtos ou serviços, no entanto é preciso ter alguns cuidados para torná-lo realmente eficiente garantindo o retorno sobre o investimento. 

Leia também: Aprenda como calcular o ROI de um investimento e monitorar seus resultados

Como fazer um e-mail Marketing de Vendas

Veja os passos que você tem que seguir para saber como fazer um e-mail marketing de vendas: 

  1. Definir o tipo de e-mail que você quer enviar
  2. Definir o público alvo do e-mail marketing
  3. Definir os links que vão na campanha
  4. Escolha o momento certo para enviar

1. Definir o tipo de e-mail que você quer enviar

O primeiro passo para entender como fazer um e-mail Marketing de Vendas é definir quais dos tipos de e-mail atendem aos objetivos que você quer alcançar. Entre os principais modelos estão: 

  • Email transacional,
  • E-mail com compartilhamento de conteúdos relevantes,
  • E-mails promocionais,
  • Pesquisas de opinião.

Os elementos colocados dentro de um e-mail marketing tem que conversar com o objetivo dele. 

Por isso é necessário se atentar a esse alinhamento entre a ação que você espera ser realizada por quem recebe o e-mail e o que você de fato incluiu como opção de ação, ou como CTA. 

2. Definir o público-alvo do e-mail marketing

Um erro fatal é enviar um e-mail marketing em massa para todos os contatos da sua base. 

Enviar e-mails sem nenhuma segmentação é uma prática que deve ser abolida da sua estratégia!

Não faz sentido mandar um e-mail sem segmentar quem vai recebê-lo. As chances dele ser ignorado ou até movido para Spam são muito grandes.

Para o envio do e-mail marketing, a segmentação de quem vai receber o material deve considerar:

  • o seu objetivo com o e-mail, 
  • o tipo de e-mail, 
  • os interesses de cada lead escritor, 
  • em qual etapa da jornada de compra o lead está, 
  • o conteúdo compartilhado e mais. 

Você vai escolher quem receberá seu e-mail em cima dos objetivos que você traçou lá no início. Se o objetivo for promover um desconto para visitas a loja não faz sentido uma pessoa que não é da cidade receber esse material, por exemplo.

Se você deseja apresentar uma opção de upgrade no plano de assinatura de um cliente, enviar o e-mail para um lead que acabou de converter em uma landing page de topo de funil é um tiro no pé. 

É muito importante definir esse alinhamento a respeito do que se quer alcançar e o que está se oferecendo. Se coloque no lugar de quem está recebendo este e-mail ou faça testes para entender a reação das pessoas frente ao que você colocou no e-mail para medir quem deve receber o que.

Essa etapa é central para quem deseja aprender como fazer um e-mail marketing de vendas. Por isso, indicamos que acesse dois artigos: 

3. Defina os links que vão na campanha

Um fato muito importante é definir quais ações os leitores serão capazes de executar dentro do seu e-mail. 

Depois de definir objetivos, público-alvo e selecionar imagens e o texto do seu e-mail marketing é chegada hora de colocar os caminhos possíveis a partir do seu e-mail.

É muito importante para você entender como fazer um e-mail Marketing de Vendas saber escolher bem os links e CTAs que você vai incluir nos e-mails. 

Não adianta encher de botões se o aspecto for informativo da mesma forma que não faz sentido enviar uma promoção sem botão de compra.

O conteúdo, as imagens e os elementos incluídos devem convergir para a ação desejada, conduzir a pessoa que está lendo a ler até o final e no final incluir um botão sugestivo, que incentive a pessoa a clicar.

Como fazer um email marketing de vendas

4. Escolha o momento certo para enviar

Timing é tudo, principalmente, no objetivo de como fazer um e-mail Marketing de Vendas. Uma ação no momento certo pode ser um tiro no alvo, mas uma tentativa fora de hora pode ser um tiro no pé. 

Respeitar a etapa da jornada de compra do cliente é fundamental para ter sucesso nas taxas de conversão. 

Clientes do topo do funil devem ser nutridos e educados. Enviar e-mails de venda claros pode espantá-los. 

Leia mais sobre em: [5+1] Etapas do Inbound Marketing: conceitos e como aplicar?

5. Escolha o melhor horário para mandar o e-mail

Novamente é importante pensar no lugar do outro, quando as pessoas têm o hábito de abrir e-mails? Segundo um estudo realizado pela Cshedule as terças, quartas e quintas possuem o maior percentual de cliques.

Quanto aos horários, os períodos próximos ao início do expediente, até umas 10h tem uma conversão maior, enquanto que no final do dia, até umas 20h, também temos alta na conversão de pessoas que checam os e-mails antes de dormir.

Deu para notar que enviar e-mail marketing de vendas não é só disparar um e-mail marketing para toda a sua base de leads com promoções “imperdíveis”. Por isso, para te ajudar a refinar suas estratégias acesse um checklist gratuito de Como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO”, sem esquecer nenhum detalhe.

Ferramenta ideal para envio de e-mail marketing de vendas

Segmentar leads por perfil e etapa de compra exige o apoio de uma ferramenta de envio de e-mail marketing robusta e eficiente. 

Use uma ferramenta de e-mail marketing que se integre ao sistema da sua loja virtual para facilitar a segmentação e o envio das campanhas. 

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O post Como fazer um e-mail Marketing de Vendas: passo a passo para maiores resultados apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como fazer um e-mail Marketing de Vendas: passo a passo para maiores resultados. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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