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Como aumentar as vendas do seu e-commerce com práticas de pós-venda

Se você é um vendedor ou prestador de serviços, provavelmente já enfrentou problemas durante a conversão de leads ou em sua abordagem pós-venda. Muitos varejistas acreditam que garantir a compra é o ponto principal do processo de venda e que, depois disso, a comunicação com o cliente pode “acabar”. Mas esse não é o caso. O serviço pós-venda é tão importante quanto finalizar a compra, podendo definir se o cliente retornará ao seu negócio e como ele influencia os outros sobre isso.

As estratégias pós-venda não são tão simples quanto parecem e vão muito mais longe. Uma experiência ruim atrapalha a fidelidade do cliente e qualquer erro pode tirar a chance de novos negócios, bem como a conversão de novos clientes. No mundo digital, o e-commerce precisa garantir a captura e o gerenciamento das informações de preferência e de contato do cliente para aprimorar experiências e se conectar.

Fidelizar o cliente

Em pesquisa realizada pela Zoho no ano passado, 49% dos consumidores consideram o contato pós-venda importante na construção de um relacionamento com uma marca. No entanto, 30% das empresas afirmam que ainda têm problemas em se comunicar e capturar as informações de seus clientes para fazer isso. Para estreitar o relacionamento empresa-cliente, é preciso haver uma equipe preparada para o atendimento pós-venda. Ela estará disponível para captar e analisar informações, esclarecer dúvidas e reclamações, entrar em contato e atender às solicitações dos clientes.

A fidelização do cliente se baseia em mostrar o quanto você valoriza o cliente escolhendo sua empresa entre os concorrentes. Portanto, para demonstrar apreço, é preciso entender o que motivou sua compra. Foi o preço? Descontos? Foram os valores da sua marca? Pesquisar e fazer perguntas pode ajudá-lo a reunir informações para definir a melhor estratégia de comunicação para garantir o retorno. São muitas as plataformas que ajudam a definir consultas e pesquisas simples para clientes que visitam seu site ou a serem enviadas por e-mail após uma compra. Desta forma, sua equipe poderá criar perfis nas preferências dos clientes, definindo a estratégia de marketing correta para gerar mais vendas.

Invista na gestão de clientes

Após a compra, muitos consumidores acessam suas mídias sociais para postar e falar sobre suas experiências com um produto ou serviço. Certifique-se de acompanhar esses engajamentos, especialmente se a avaliação for negativa. Investir em práticas para compensar os clientes pelas más experiências — oferecendo descontos, cupons de frete grátis, possibilidade de troca de produto, envio de produto ou serviço grátis — é uma boa forma de garantir que ele continuará sendo cliente. É essencial sentir como seus clientes e potenciais clientes estão interagindo com sua marca nas redes sociais. Não deixe de responder a comentários, mensagens diretas e tags. Isso vai estreitar o relacionamento e criar um sentimento de pertencimento aos consumidores. Para tanto, as plataformas de CRMs e de gerenciamento de mídia social combinam perfeitamente.

Mais do que gerenciar as informações dos clientes, as plataformas de CRM são facilitadores no armazenamento de dados PI dos clientes, gerenciamento de leads e novas oportunidades de vendas. Os serviços de CRM podem simplificar tarefas repetitivas para que o lead possa ser lido com eficiência na plataforma, conecte sua equipe por meio de todos os dispositivos para que eles possam acompanhar o que o consumidor está procurando, rastrear e gerenciar ativamente as informações de navegação do cliente em seu e-commerce, faça recomendações e insights instantâneos para a equipe de vendas, além de fornecer uma maneira inteligente de receber e-mails.

Coloque a segurança e a experiência acima de tudo

É importante ter em mente a importância de avaliar se o provedor escolhido está em conformidade com as legislações e regulamentações sobre privacidade e segurança de dados. Mais do que benefícios, os clientes hoje valorizam sua segurança e privacidade. 32% dos entrevistados disseram que desistiram de uma compra por medo de compartilhar suas informações pessoais. Certifique-se de compartilhar informações abertamente sobre como seu e-commerce lida com privacidade e segurança online.

É sempre mais fácil para uma empresa reter uma pessoa que já é cliente do que captar novos leads. De acordo com a pesquisa da Zoho, 40% dos entrevistados acreditam que a comunicação frequente com o cliente é uma das melhores maneiras de construir um relacionamento de longo prazo com uma marca. Portanto, concentre-se nas preferências de seus clientes; ofereça os produtos corretos na estratégia de e-mail marketing; gere confiança nas redes sociais; garanta uma plataforma de e-commerce segura e, principalmente, uma experiência de compra perfeita.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como aumentar as vendas do seu e-commerce com práticas de pós-venda. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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