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A importância da Precificação dos Produtos

Você já pensou na importância de planejar a precificação dos seus produtos?

Muitos empreendedores sentem dificuldade quando vão definir o preço, por não terem tanto conhecimento e, às vezes, pelo medo de não satisfazer os clientes.

É por isso que, neste artigo, vamos dar algumas dicas importantes para você utilizar no momento da precificação.

Mas, antes de irmos às dicas, vamos entender o significado de precificação?

O que é a precificação?

A precificação é a forma de definir o preço, seja um produto ou serviço, e que esteja alinhado ao seu público alvo.

Ou seja, é um processo onde você precisa levar vários pontos em consideração, de modo a manter o equilíbrio entre preço e expectativa do cliente.

Como exemplo, podemos citar alguns pontos de atenção que são os custos e despesas que envolvem o desenvolvimento do produto, a situação atual do mercado e a concorrência.

Porém, o que você precisa ter em mente é: a precificação não é apenas definir um preço, mas sim uma estratégia que te ajuda a vender muito e a atrair mais cliente.

Qual a importância de precificar corretamente

Como tudo na vida, no processo de precificação também é necessário ter o equilíbrio.

Pense que, para o seu negócio sobreviver, você precisa que os clientes comprem do seu produto ou serviço. Mas, se o seu preço estiver muito acima dos valores do mercado, dificilmente o consumidor irá comprar de você.

Porém, se o produto estiver muito abaixo, você não terá lucros e, talvez, possa até sair no prejuízo.

Por isso, para ter um equilíbrio, a precificação precisa estar alinhada às estratégias do seu negócio, sendo utilizado parâmetros reais.

Sendo assim, se planejar quanto a precificação deve ser algo de grande importância para você.

6 dicas para a precificação para a Black Week

A Black Week é uma das datas mais esperadas pelo consumidor, devido à baixa de preços dos produtos.

Mas, você já entendeu que baixar os preços sem ter um controle e planejamento é o mesmo que não se importar com os seus lucros.

Por isso, para que nesta data tão importante você possa dar descontos da forma correta e escolhendo um valor justo, separamos 5 dicas que vão te auxiliar no momento de precificar.

Analise os custos e despesas

Para criar um produto, e fazer com que ele chegue até o consumidor, existem custos e despesas, seja em produtos físicos ou digitais. Por isso, você precisa levar estes gastos em consideração, pois eles influenciam muito no valor a ser cobrado.

Pense, se para desenvolver cada pote de capsulas você gaste 100,00 reais e está vendendo por 100,00, qual o lucro está tirado disso? Nenhum, correto?

Porém, se você gasta o mesmo tanto para um ebook, você terá um lucro, pois o produto digital você produz apenas um e consegue vender vários deles e obter lucro. 

Dessa forma, analise todos os gastos que envolvem o produto para definir o preço ideal. Nesse cálculo verifique os custos de:

  • Produção: os gastos desde a matéria-prima até a sua fabricação;
  • Estoque: quanto a mais você gastou para criar o seu estoque;
  • Armazenagem: gastos para armazenar os produtos em estoque;
  • Impostos: os impostos pagos sobre o produto;
  • Divulgação: os gastos com publicidade;
  • Comissões: os valores que são comissionados aos afiliados e co-produtores;

Conheça o seu nicho

Conhecer o nicho em que você atua é fundamental. Saber o que os outros estão fazendo e ter conhecimento dos preços ofertados podem te ajudar a ter uma base para não subir muito e nem abaixar demais os preços.

Por isso, busque informação e considere também o preço praticado no mercado. Assim, você não fica fora dos do padrão.

Dica importante: além de pesquisar o seu nicho, dê uma pesquisa sobre como está o mercado em geral. Busque entender como anda a economia, pois isso afeta diretamente as finanças dos consumidores.

Defina uma margem de lucro

Defina uma margem de lucro que você quer receber sobre o produto. Assim, uma venda pode oscilar com um lucro menor e outro maior, mas que ao final você ganhará dentro do valor esperado.

É importante definir o que seria a margem mínima de ser adotada pela loja para não operar no prejuízo e o que seria a margem máxima para que o preço continue sendo vantajoso para o cliente.

Dessa forma, você conseguirá identificar quanto é possível oferecer de desconto em cada produto.

Se atente ao comissionamento dos afiliados

Os afiliados são peças chaves para o aumento do seu faturamento, fazendo com que você tenha resultados significativos de vendas. 

Por isso, definir quanto será a comissão de cada afiliado é um ponto importante, pois pode interferir na precificação do seu produto. 

É importante saber como calcular a retirada das comissões, para que no final, você saiba exatamente quanto foi o valor da venda.

Na Monetizze, quando você realiza uma venda, primeiro é retirado a taxa do valor de 9,99% + 1,00 e, do valor que sobra é retirado a comissão do afiliado.

Por tanto, os custos com os afiliados devem ser contabilizados no momento de calcular a precificação. 

Considere o desconto ao cliente

Se a Black Week é marcada por preços baixos, então você não pode deixar de oferecer uma promoção ou desconto do seu produto.

Mas, esse também é um custo que precisa entrar na contagem no momento da precificação. 

Por isso, defina antes, qual a porcentagem você irá oferecer de desconto, para que este valor já entre no cálculo da precificação.

Tenha equilíbrio

Deixamos esse ponto por último, pois ele é uma junção de tudo o que foi falado, e resumindo: equilíbrio é tudo!

Se você não souber equilibrar entre o desejo de satisfazer o cliente e o lucro que precisa ganhar, o seu trabalho será em vão.

Isso quer dizer que, se o preço do seu produto estiver acima do ideal, você pode perder clientes. E se estiver muito abaixo, o lucro tende a ser menor ou nem existir.

Por isso, considere todos os tópicos apresentados a cima para ter o equilíbrio e sucesso em suas vendas!

Conclusão

Se você está pensando em alterar os preços dos seus produtos para participar da campanha de Black Week, então, se atente a todos os tópicos citados anteriormente. 

Pois, eles vão te ajudar a vender mais e, consequentemente, atrair novos clientes e ter bons lucros! 

Como está a sua preparação para Black Week Monetizze? Se tiver dúvidas quanto a precificação do seu produto deixe aqui nos comentários que iremos te auxiliar!  

E se você ainda não se inscreveu no evento Jornada Black Week, que vai acontecer no dia 05/11 às 14h, corre que dá tempo de se inscrever! Lá vamos dar muitos dicas que serão válidas para que você venda muito durante a Black Week. 

Para se inscrever é só clicar aqui.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre A importância da Precificação dos Produtos. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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