Ads Top

5 estratégias de SEO para iniciantes

Fazer com que as páginas do seu site apareçam nas primeiras posições de um resultado de busca no Google é o sonho de muitas empresas. Para isso, entretanto, é preciso atender aos parâmetros priorizados pela plataforma. Quais são eles? Nesse artigo, você vai conhecer as cinco estratégias de SEO para melhorar seus resultados com essa tática. 

Confira e aprenda como se destacar entre seus concorrentes e atrair mais visitantes para as páginas do seu site. 

5 estratégias de SEO para alcançar o topo! 

As dicas que listamos a seguir, são voltadas, principalmente, para quem está começando a alavancar as estratégias de SEO da sua empresa. Por isso, vale anotar cada passo e aplicar na sua estratégia. 

1. Palavra-Chave

Usar palavras-chaves que atraiam pessoas é uma das primeiras estratégias de SEO, afinal as pessoas fazem pesquisas na internet através de palavras e ao inseri-las no seu conteúdo o Google entende que ele responde ao que o usuário está buscando.

No entanto é preciso ficar atento pois repetir demais a palavra-chave sem necessidade em um conteúdo pode ter o efeito inverso, o Google pode entender que você é um robô e não recomendar sua página.

Você vai precisar descobrir quais as palavras-chaves mais procuradas dentro do seu nicho de atuação e produzir conteúdo em cima delas. 

Essa também é uma forma de ter inspiração para o seu blog, por exemplo. 

Algumas ferramentas como a do Google Adwords a Google Keyword Planner podem te auxiliar a encontrar boas palavras-chaves mais pesquisadas pelos usuários da ferramenta. 

Usar palavras chaves de cauda longa também ajuda a rankear mais rapidamente, porque são menos concorridas. Por exemplo, “planejamento financeiro” é uma palavra que tem mais concorrência por posicionamento que “como fazer um planejamento financeiro”. Além disso, você acaba atraindo usuários mais qualificados para o seu site, ao usar keywords mais específicos. 

É importante que sua palavra-chave durante o texto e também nos seguintes momentos:

  • títulos de páginas;
  • cabeçalhos;
  • alt-tags;
  • URLs;
  • meta títulos;
  • meta descrições;
  • Título e título alternativo de imagens.

Leia também: Guia SEO para iniciante: como colocar palavras-chave no site

2. Conteúdo relevante

Algo que parece de praxe, mas que é sempre bom atentar como uma das boas estratégias de SEO é a qualidade e relevância do conteúdo produzido. 

Busque por tendências e atualizações sobre os temas que estão sendo tratados para trazer conteúdos qualificados e pertinentes aos leitores.

O consumidor hoje em dia é bombardeado por informações de todos os lados, por isso, busque um diferencial, algum detalhe que você não encontrou na internet pode agregar muito para o seu conteúdo.

Um caso de sucesso, um depoimento, uma pesquisa que acabou de ser divulgada, agregam valor ao conteúdo. 

3. Escaneabilidade e tempo de carregamento da página 

Outro ponto importante de se destacar como boas estratégias de SEO é a escaneabilidade do conteúdo e o tempo de carregamento da página. Ambos são parâmetros importantes para o Google. 

A escaneabilidade é a forma com que você lê um texto e consegue literalmente escanear uma página atrás dos pontos principais daquele artigo. 

Hoje em dia, com tanto conteúdo disponível, as pessoas querem praticidade para saber se estão na página certa e não perdendo tempo. 

Para facilitar esse processo, algumas dicas são importantes: 

  • destaque termos importantes em negrito, 
  • use a técnica de bullet points (tópicos), 
  • Separe o conteúdo em subtítulos.

Tudo isso vai ajudar o leitor a entender o que ele vai encontrar na sua página. Esse tipo de organização é mais atrativa para a leitura e vai evitar que o usuário saia da sua página, porque viu um bloco de texto, sem formatação. Blocos de textos são entediantes e podem afastar usuários. 

Além disso, o tempo de carregamento e a visualização desta página em outros dispositivos é algo que também influencia seu rankeamento no Google

Se sua página demora muito para carregar, é aconselhável buscar soluções porque isso também afeta a sua posição nos sites de busca.

Para verificar a velocidade das páginas de carregamento do seu site, acesse a ferramenta gratuita do Google: a PageSpeed Insights

Verifique como sua página está aparecendo em outros dispositivos como Smartphones e tablets para garantir que todos possam consumir seu conteúdo sem perdas independente do dispositivo.

Na indexação de páginas de busca, o Google já prioriza páginas que sejam responsivas e abram com qualidade no mobile. Não atender a esse requisito vai colocar as páginas do seu site em posições muito abaixo  do que você espera. 

4. Links internos e externos

Colocar links internos e externos nos seus conteúdos é mais uma das ótimas estratégias de SEO importantes de se aplicar nos seus conteúdos.

Toda vez que você acessa algum site você percebe palavras coloridas e sublinhadas? Pois é, isso representa links internos ou externos (talvez você já tenha reparado algum por aqui) que possibilitam o usuário ir para outros conteúdos do mesmo site ou de outros, que tenham a ver com o que está sendo tratado ali. Chamamos esses links de backlink. 

Além de manter seu usuário mais tempo no seu site, quando ele pula de um link para o outro, inserir esses links tornará seu texto mais rico.

É possível inserir vídeos e áudios que aumentam o tempo do usuário dentro da página e aumentam sua relevância perante ao Google.

5. Atualização de conteúdo

Por fim, mas não menos importante, uma das estratégias de SEO fundamentais são as atualizações dos conteúdos.

Em um mundo tão conectado ninguém quer consumir algo de ontem quem dirá com dados de 2,3 anos atrás não é mesmo? Por isso defina uma periodicidade que você irá verificar as possíveis atualizações necessárias.

Conteúdos perenes são sempre a melhor pedida, pois são, no geral, atemporais ou possuem uma vida maior que permite que você não tenha que voltar neles com tanta recorrência.

Para continuar a aprender mais sobre estratégias de SEO, indicamos que acesse o artigo “Como rankear no Google: os 5 segredos de SEO para site”. 

Em suma, as principais pontos de atenção de uma estratégia de SEO são: 

  1. Palavra-Chave
  2. Conteúdo relevante
  3. Escaneabilidade e tempo de carregamento da página
  4. Links internos e externos
  5. Atualização de conteúdo

O SEO também pode, e deve, ser considerado em uma estratégia de e-commerce. Quer saber como? Assista ao vídeo abaixo. 

Com tantas estratégias para cumprir, só dentro do SEO, talvez seja a hora de tornar seu trabalho ainda mais estratégico e produtivo com um software de automação de marketing.

A LAHAR é uma plataforma de automação de marketing com mais de 700 clientes no Brasil. Descubra como nossa equipe pode ajudar a sua marca a alcançar resultados ainda melhores com o marketing digital.

O post 5 estratégias de SEO para iniciantes apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 5 estratégias de SEO para iniciantes. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.