Storytelling para e-commerce: venda mais contando histórias

Storytelling é uma técnica de vendas baseada em contar histórias que podem capturar a atenção de um cliente por meio das emoções. Ele nasce para que obter sua cumplicidade e sua simpatia, aumentando assim o seu desejo de comprar os produtos daquela marca ou loja.

Desde o momento em que nascemos, a sociedade nos fornece histórias do velho, do novo e do futuro. Elas nos inspiram, nos dão confiança e nos ajudam a aprender. Quando se trata de fazer uma compra, uma boa história pode ser a diferença entre nós nos apaixonarmos por um produto ou ignorá-lo completamente.

Construir uma loja online de sucesso, no cenário hiper competitivo de comércio eletrônico de hoje, requer mais do que um site atraente, uma boa exibição de produto e pagamento fácil. Quando um cliente chega ao seu carrinho de compras, geralmente é depois de ter encontrado sua marca em uma longa jornada, repleta de várias paradas e desvios.

5 razões para utilizar storytelling no e-commerce

Aumente o valor do seu conteúdo contando histórias

Em uma época em que as marcas reconhecem o poder do marketing de conteúdo, escrever um bom conteúdo simplesmente não é suficiente. Para chamar a atenção do seu público, você precisa contar histórias.

Conecte-se com seus clientes

E se os clientes em potencial se sentissem ligados à sua marca? Suponha que eles se sentissem entusiasmados com o que poderia parecer uma experiência comum de compra online. Esses casos cativariam a atenção do mercado e lhe dariam uma vantagem sobre seus concorrentes.

Construa uma marca forte

No mundo do comércio eletrônico, os clientes têm muitas opções — que na maioria das vezes parecem semelhantes e intercambiáveis. Consequentemente, eles podem não se sentir compelidos a escolher você em vez de outra marca. Outra razão para usar a narrativa, a construção da marca pode dar à sua marca uma profundidade que transcende sua linha de produtos.

Fidelize o cliente

Você gasta muito tempo e dinheiro atraindo novos clientes. Por esse motivo, você naturalmente deseja que eles permaneçam fiéis à sua marca. A narrativa pode ajudá-lo a fazer isso. As emoções e o valor agregado que suas histórias fornecem podem manter seu público envolvido de um ciclo de compra para o outro.

Destaque-se de seus concorrentes

Como foi observado, as emoções evocadas por sua marca podem ajudá-lo a alcançar uma identidade online diferenciada. De qualquer forma, contar histórias pode lhe dar uma vantagem competitiva que resulta nas vendas e nos lucros de que você precisa.

Talvez seja porque elas nos permitem engolir grandes quantidades de informações complexas com relativa facilidade. Também pode ser porque elas nos ajudam a perceber e identificar padrões, que nos ajudam a fazer previsões. Ou pode até ser porque elas ressoam conosco emocionalmente, o que garante que não as esqueçamos.

Não é surpresa que o mundo do marketing tenha adotado a narrativa. É uma das maneiras mais eficazes de se conectar em um nível mais profundo com os consumidores e humanizar uma marca.
“Para mim, marketing é sobre valores. Os melhores exemplos de todos e um dos maiores trabalhos de marketing que o universo já viu são os da Nike. Quando você pensa na Nike, você se sente de uma certa maneira… Eles homenageiam grandes atletas e honram os grandes atletas… Isso é o que eles são e é isso o que eles fazem”, Steve Jobs.
Contar histórias se tornou uma estratégia de comunicação importante que as empresas podem usar para construir relacionamentos com seu público — o que pode levar a taxas de conversão mais altas. Compreender os princípios básicos da narrativa pode impulsionar empresas em praticamente qualquer setor.

Vamos para a prática do storytelling!

A narrativa após sua passagem bem-sucedida como um conceito de design envolvente, e estratégia para o desenvolvimento de conteúdo, agora fez uma entrada no mundo do comércio eletrônico com muitas promessas. No e-commerce, nada mais é do que a empresa que produziu uma narrativa sobre todos os produtos que vende. É também sobre o e-commerce transmitir aos clientes o seu surgimento, seus valores e as particularidades no atendimento ao cliente.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Storytelling para e-commerce: venda mais contando histórias. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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