Ads Top

Ferramentas de marketing digital: 29 ferramentas para ajudar no seu negócio

Para uma empresa, as escolhas de ferramentas de marketing digital podem parecer fáceis, mas infelizmente não são! As opções atualmente são grandes e, muitas vezes, complexas, o que torna a seleção difícil.

Por isso, reunimos nesse post as melhores ferramentas de marketing digital que já testamos, ainda usamos no dia-a-dia do negócio e, é claro, recomendamos.  Esse texto é uma caixa de ferramentas do marketing digital, para você extrair o melhor delas e otimizar os seus recursos.

Um aviso antes de seguirmos: embora atualmente existam muitas opções em português, algumas ferramentas sugeridas são em inglês.  Então, não custa lembrarmos de uma ferramenta muito importante do seu navegador: o tradutor automático de páginas.

FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL: AUTOMAÇÕES DE MARKETING

1. LEADLOVERS

A LeadLovers é uma ferramenta de marketing digital que permite que você crie páginas (landing pages) e capture emails para o seu negócio. Além disso, ele também fornece ferramentas para gestão e automação de email marketing.

Se você é empreendedor e está começando no mundo das ferramentas de automação de marketing, recomendamos que olhe com carinho para a LeadLovers. Além dos recursos bem focados em quem está começando, o custo-benefício é bem interessante e ela é toda em português.

Conheça mais sobre a LeadLovers clicando aqui.

2. SENDPULSE

A SendPulse é uma ótima ferramenta de email marketing. Pelo que já pesquisamos e testamos de ferramentas de marketing digital no mercado, ela é quem tem um dos melhores custo-benefício e os recursos necessários para qualquer negócio.

Automações, segmentação de leads por clique, integração com SMS, Bots do Facebook, Push Notification.  Além disso, ela tem um plano grátis com todas as funcionalidades e até 500 leads.

Se você quer testar a SendPulse, a hora é agora! A plataforma é em português.

Conheça os recursos e planos da SendPulse aqui.

3. E-GOI

Se você está começando e tem pouca verba para investir, o E-Goi é umas das ferramentas de marketing digital que pode ser uma ótima escolha.

Ele tem um plano grátis, que inclui email, webpush, landing pages, criação e agendamento de posts nas redes sociais. Ótima opção para quem está começando e quer testar.

Para saber mais sobre o E-Goi, clique aqui.

4. KLICKPAGES

Hoje ter uma lista de clientes é fundamental para qualquer negócio. Com uma lista de e-mails, você tem autonomia para se comunicar com seus clientes quando quiser. Mas, para isso, você precisa ter páginas de captura com altas taxas de conversão.

Durante muitos anos, nossas páginas de captura e de venda foram feitas no KlickPages. Usamos essa ferramenta de marketing digital porque qualquer pessoa pode criar, editar ou modificar uma página.

Não exige conhecimentos avançados e pequenos ajustes que antes poderiam levar horas ou até dias, podem ser feitos por qualquer pessoa. Com o KlickPages, você pode criar páginas em 2 minutos e começar rapidamente a gerar leads para o seu negócio, mesmo que você não tenha conhecimento técnico.

Conheça o Klickpages pagando apenas R$ 1,00 no primeiro mês, para isso clique aqui.

5. WEBINARJAM

O WebinarJam é uma plataforma de transmissão ao vivo de webinar. Os recursos da ferramenta são completos e facilitam a criação de videos ao vivo.

Nele, você tem tudo o que precisa para usar esse formato de conteúdo: páginas de inscrição, notificações dos inscritos por email, pesquisas e muitas outras funcionalidades.

Se você busca um sistema de transmissão ao vivo para aumentar as vendas do seu negócio, tenho certeza que essa ferramenta de marketing digital vai te ajudar.

Acesse o site do WebinarJam e conheça os planos pagos.

6. EVERWEBINAR

O EverWebinar é da mesma empresa do WebinarJam. A diferença dessa ferramenta de marketing digital para a anterior, é que o EverWebinar é uma plataforma para webinars gravados.

Ele simula a experiência de uma transmissão ao vivo e você pode deixar rodando no piloto automático e assim gerar suas vendas.

Conheça todas as funcionalidades do EverWebinar acessando esse link.

FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL: ANÁLISE, MÉTRICAS E DADOS

7. GOOGLE ANALYTICS

De nada adianta saber tudo de vendas, Facebook, Instagram, SEO e tudo mais, se você não souber mensurar seus resultados. O Google Analytics é uma ferramenta indispensável para qualquer profissional que tenha um site ou blog.

Hoje não há dúvidas que quando esse é o assunto, o Google Analytics é a principal ferramenta de marketing digital do mundo para isso. Ele te ajuda a mensurar dados de SEO, como a quantidade de acessos, tempo de navegação dos usuários, quais são as páginas mais visitadas.

Além de várias outras métricas fundamentais para o sucesso do seu negócio online. No post sobre 13 Ferramentas do Google falamos dela, acesse aqui e leia o artigo completo.

Para acessar o Google Analytics direto, clique aqui.

8. SEMRUSH

O SEMrush é uma das ferramentas de marketing digital mais poderosas que conhecemos de análise de tráfego em sites.

Usamos ela quase todos os dias para gerar relatórios de visitas, mídias sociais, tráfego orgânico e muito mais. Indispensável para qualquer profissional que vai usar o marketing digital.

A SEMrush é uma ferramenta paga, porém oferece um trial de teste de 7 dias.

Para saber mais, clique aqui.

9. UBERSUGGEST

O Ubersuggest é uma das ferramentas de marketing digital mais úteis dessa lista. Com ele você pode descobrir os termos de buscas mais pesquisados, recebe sugestões de conteúdo, tem acesso ao desempenho de backlinks e a avaliação de páginas concorrentes.

A ferramenta possui planos pagos e teste de 7 dias grátis.

Para testar o Ubersuggest, clique aqui.

10. QUINTLY

Uma outra ferramenta de marketing digital para você conhecer é a Quintly. Com ela, é possível medir o desempenho da sua empresa em várias mídias sociais, exportar relatórios, comparar seus dados com os da concorrência e muito mais.

Ela não possui plano gratuito, mas oferece uma análise gratuita de 14 dias.

Para conhecer a Quintly acesse esse site.

11. CYFE

O Cyfe é uma ótima ferramenta de marketing digital para análise de dados, tanto de Páginas do Facebook, quanto de blogs, YouTube e também para mensurar vendas.

É uma das ferramentas mais completas (e baratas, se comparada à outras com os mesmos recursos) para criar painéis de acompanhamento de tudo o que você possa imaginar, quando se fala em métricas e dados online.

O Cyfe tem um plano gratuito e você também pode testar por 14 dias qualquer um dos planos pagos disponíveis.

Conheça essa ferramenta clicando aqui.

FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL: MARKETING DE CONTEÚDO

12. GERADOR DE IDEIAS PARA HEADLINES E COPYWRITING

Desenvolvemos uma ferramenta de marketing digital incrível que vai te ajudar a ter, literalmente, centenas de ideias de títulos e copys. Você poderá usar em seus posts de blogs, emails e anúncios no Facebook e Instagram.

Com essa ferramenta, você nunca mais ficará sem ideias para criar conteúdo para blogs, redes sociais ou qualquer outro canal. Basta colocar uma palavra-chave e clicar no botão para ter dezenas de opções de títulos e headlines à sua disposição.

Para usar o Gerador de ideias, clique aqui.

13. HEADLINE ANALYZER

Essa ferramenta de marketing digital gratuita da Coschedule é indispensável para quem tem ou trabalha com blogs.

O Headline Analyzer analisa os títulos de posts e como eles impactarão tanto os usuários quanto o SEO.

Para usar essa ferramenta, clique aqui.

14. ALSO ASKED

O Also Asked é uma ferramenta de marketing digital voltada para o SEO e é gratuita. Com ele você consegue pesquisar uma palavra-chave ou assunto e assim descobrir as perguntas que o público faz sobre isso.

Dessa forma, você poderá planejar seus conteúdos de maneira mais assertiva. Basta digitar o termo, escolher o país e a língua.

Teste o Also Asked clicando neste link.

FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL: EDIÇÃO DE IMAGENS E VIDEOS

15. CANVA

Uma ferramenta de marketing digital que não sabemos nem como explicar o quanto ela é sensacional é o Canva. Com ele, você consegue criar imagens muito legais para usar em posts, Stories, em suas campanhas de anúncio no Facebook e Instagram.

Na verdade, você consegue criar imagens para qualquer outra rede social que queira. Se você não tem designer, acabaram as desculpas para usar imagens feias.

O Canva é gratuito, mas algumas imagens e recursos são pagos, por isso a ferramenta possui planos pagos também.

Para explorar o Canva, clique aqui.

16. ISTOCK BY GETTY IMAGES

Se você busca uma ferramenta de marketing digital com ótimas imagens, não podemos deixar de indicar um dos maiores bancos de imagem do mundo, o iStock by Getty Images.

São milhares de fotos, ilustrações e vetores para você usar em seus conteúdos e anúncios. Vale a pena ver os planos e conferir o acervo gigantesco que a ferramenta dispõe.

Clique aqui para conhecer o iStock by Getty Images.

17. ADOBE SPARK

O Adobe Spark é uma ferramenta online e gratuita para edição de imagens e vídeos para mídias sociais. Muito parecido com o Canva, o Spark é uma das novas apostas da Adobe para públicos que estão iniciando no mundo da edição.

Conheça agora essa ferramenta de marketing digital incrível, clicando aqui.

18. TINYPNG

O objetivo da TinyPNG é converter imagens em PNG e JPEG em arquivos mais leves, mas sem perder a qualidade dele. Essa ferramenta de marketing digital é grátis e obrigatória para quem quer usar imagens de qualidade mas sem ocupar muito espaço no servidor do site.

Para comprimir suas imagens com qualidade, clique aqui.

FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL: REDES SOCIAIS

19. GERADOR DE LINK DE WHATSAPP

Essa é a nossa ferramenta marketing digital gratuita que vai te auxiliar na criação de link para o WhatsApp.

Com esse Gerador de Link de WhatsApp, ao invés de uma pessoa ter que digitar todo o seu número e adicionar aos contatos do celular para te enviar uma mensagem no WhatsApp, ela pode simplesmente clicar nesse link criado e já iniciar uma conversa com você.

Essa ferramenta direcionará o seu público diretamente para uma conversa com você no WhatsApp. Essa é uma maneira simples de compartilhar o seu contato com seus clientes.

Para gerar seu link de WhatsApp, clique aqui.

20. MLABS

Essa é a ferramenta de agendamentos de posts para redes sociais que usamos aqui na empresa. Com a MLabs você economiza tempo e otimiza a gestão de diversos perfis nas mídias sociais!

Com essa ferramenta de marketing digital você consegue agendar posts, Stories, responder direct e inbox, acompanhar o Feed, analise as métricas e gere relatórios, e muitos mais.

A desvantagem é que ela não é gratuita, mas possui teste grátis de 7 dias.

Acesse aqui para conhecer a MLabs.

21. FACEBOOK PIXEL HELPER

O Facebook Pixel Helper é uma extensão para o Google Chrome que te ajuda a verificar se seus pixels de remarketing e conversão do Facebook estão funcionando.

Quando você entra em alguma página que tenha um pixel, ele mostra se o pixel está funcionando, o que ele está medindo e outras informações, como ID, velocidade de carregamento e tudo mais.

Para mais informações sobre essa ferramenta de marketing digital grátis, clique aqui.

Já para instalar a extensão no seu Chrome, acesse esse link.

FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL: SITES

22. WORDPRESS

Essa é a ferramenta de marketing digital de criação de sites mais famosa e utilizada no mundo todo.

Para usar essa plataforma de gerenciamento de conteúdo não é necessário ter um conhecimento aprofundado em programação. Com ele é possível criar sites, blogs e até e-commerces.

Conheça mais sobre as funcionalidades do WordPress, acessando esse site.

23. CLOUDWAYS

O Cloudways é uma plataforma de hospedagem em nuvem gerenciada. Nosso servidor do site atualmente está hospedado nela. Apesar de ser em inglês, uma das maiores vantagens que vimos até o momento é o suporte 24h por dia, todos os dias.

Se você busca um servidor mais robusto para o seu site ou ecommerce, sem dúvida alguma, nossa indicação de ferramenta de marketing digital é ao Cloudways.

Ele ainda oferece um teste de 3 dias grátis.

Conheça o Cloudways, clicando aqui.

24. HOSTINGER

Já passamos por alguns perrengues com servidores fajutos que vimos por aí para hospedar o site. Até que um dia, o site inteiro caiu e deixamos de fazer muitas vendas. Desde então, se tem se tem uma ferramenta de marketing digital que não economizamos é com servidor de site.

De 2018 até meados de 2020 usamos a Hostinger. O primeiro impacto veio no preço. Depois de olhar os recursos, percebemos que poderíamos economizar quase 10x o que pagávamos no antigo servidor.

Se você está em busca de um servidor forte e que se adequa às suas necessidades, a Hostinger é uma ótima opção. Além de ser um dos mais baratos que encontramos.

Conseguimos um desconto de 10% OFF para os leitores aqui do blog! Basta usar o cupom CAMILAPORTO na contratação do plano, clicando aqui.

25. JIVO CHAT

Um dos setores mais importantes de uma empresa é o atendimento ao cliente. Por isso o Jivo Chat é uma das ferramentas de marketing digital mais importantes para um negócio.

Ele é uma ferramenta de chat online para sites e ecommerces que possibilita você conversar com usuários em tempo real, em um aplicativo todo em português. E o melhor: o plano gratuito é muito bom!

Para conhecer mais do Jivo Chat, clique aqui.

FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL: PRODUTIVIDADE E GESTÃO DE PROJETOS

26. TRELLO

O Trello é um gerenciador de projetos absurdamente completo! As tarefas que cada pessoa da nossa equipe deve fazer durante o dia e durante a semana ficam organizadas nele.

Você pode montar quadros para cada processo da sua empresa e acompanhar o que cada pessoa do seu time está fazendo. Você ainda pode baixar o aplicativo e acessar tanto do computador quanto do celular.

Essa ferramenta de marketing digital possui um plano gratuito muito bom.

Se quiser testar o Trello, clique aqui.

27. SLACK

Conhecemos o Slack há alguns anos e o utilizamos no dia-a-dia da firma. Ele é uma das ferramentas de marketing digital mais completas para a gestão de equipes de trabalho.

Durante muito tempo usamos outros aplicativos para gerir o time da empresa que é 100% remoto. Mas o Slack resolveu vários problemas que tínhamos, especialmente por dispor de “salas” de discussão, compartilhamento de arquivos, integração com ferramentas externas.

Enfim, hoje só usamos o Slack para nos comunicar. Ele tem um plano gratuito ideal para pequenas empresas e também planos pagos.

Para se cadastrar no Slack, acesse esse link.

28. LUCIDCHART

Lucidchart é uma ferramenta fácil e intuitiva que possibilita a criação de mapeamento de processos, organogramas, diagramas, entre outras opções, direto na web.

Com ela, vários usuários podem trabalhar simultaneamente, sendo atualizado em tempo real. O uso dessa ferramenta de marketing digital possibilita uma interação clara e objetiva de cada passo dos processos desenvolvidos pela sua equipe.

O Lucidchart possui um plano gratuito bem básico e para você testar basta acesse esse link.

29. VIDEO SPEED CONTROLLER

Sem dúvida nenhuma, foi uma das maiores descobertas de ferramentas de marketing digital grátis de produtividade que já fizemos.

O Video Speed Controller é um plugin para Google Chrome e com ele é possível acelerar a velocidade de qualquer vídeo da internet. Muitos sites de videos já oferecem isso nativamente, mas muitos outros ainda não.

Uma aula de 30 minutos, por exemplo, pode ser assistida em 15 minutos. Então, se você busca otimização de tempo, essa extensão será sua melhor amiga.

Para instalar o Video Speed Controller no seu navegador Chrome, clique aqui.


Agora que você já conheceu as principais ferramentas de marketing digital de 2020, está na hora de dominar essa área. Conheça diversos cursos de marketing digital gratuitos que selecionamos nesse post.

O que achou dessas ferramentas de marketing digital que selecionamos?
Faltou alguma nessa lista? Deixa aqui nos comentários!

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Ferramentas de marketing digital: 29 ferramentas para ajudar no seu negócio. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.