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Como migrar a minha empresa para o e-commerce?

Em outro recente artigo, registrei como o e-commerce tem crescido em todo mundo: 28% em junho de 2020 quando comparado ao mesmo período de 2019. Este é maior crescimento registrado desde o início da crise da Covid-19, segundo dados da ACI Worldwide publicados no site “Mercado e Consumo”. Trata-se de um fato esperado, já que boa parte dos pontos de venda físicos continuam fechados há um bom tempo. Logo, qualquer um que ainda não vendia pela internet está procurando uma forma de fazer isso (B2C). A grande pergunta é: como fazer isso de forma consistente!?

Neste mesmo artigo citado anteriormente, sugeri uma estratégia: ande rápido, de forma integrada, e aos poucos. Vamos sair agora do campo da estratégia e entrar na prática. Minha abordagem desta vez é voltada para quem já possui um comércio, estoques, pessoal de vendas, retaguarda, etc. Quero, portanto, aproveitar ao máximo esses recursos.

Minha sugestão começa com um passo-a-passo bem básico:

Comece com uma estratégia mercado de “e-commerce regional”

Vender para os clientes que já conhecem sua empresa (atuais ou eventuais) ou clientes que estejam próximos de você.

Selecione um mix de produtos “entregáveis”

Quanto mais difícil de entregar, mais difícil de vender. O frete é sempre um problema e as devoluções um drama.

Selecione um mix de produtos limitado mas não pequeno demais

O ideal é haver entre 500 e 1.000 produtos. Todos acabam se esquecendo que enriquecer cadastros — fotos, descrições completas, características, cubagem, ect. — demanda muito esforço.

Sempre adote um marketplace e um e-commerce

Marketplaces vão permitir aprendizado rápido e e-commerce próprio vai permitir iniciar o trabalho de fidelização da marca.

Escolha plataformas básicas de e-commerce e de rápida implementação

Algumas sugestões são: Loja Integrada (ou Mercado Shops), B2W e Mercado Livre. Só sofistique e suba de plataforma quando entender que seu negócio está escalando.

Cuide da sua logística

Todos acham que para vender online basta ter uma plataforma. Erro básico. Como já ouvi dizer, “o e-commerce acontece no depósito”.

Integre seu escritório com a operação de vendas online

Depois de vender vai precisar faturar, receber, conciliar e mesmo trocar e devolver. Integre e economize recursos. Sem escritório não se faz isso.

Em resumo, o que quero sugerir é que você ande rápido, mas de forma gradual, pensando em todos os detalhes que conseguir. Existe um aprendizado que precisa ser respeitado. De acordo com alguns autores, a inovação é um intenso processo de tentativa e erro (Sosna et al., 2010). Ignorar isso seria, literalmente, a maior ignorância.

Portanto, faça rápido, integrado e de forma gradual. Aprenda e divirta-se com a jornada.

Referências

O post Como migrar a minha empresa para o e-commerce? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como migrar a minha empresa para o e-commerce?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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