Como Escolher a Agência de Marketing Digital Certa

Decidir contratar uma agência de marketing digital é fácil.

Difícil é decidir qual agência contratar.

No mundo atual, qualquer pessoa conectada à internet consegue criar um site e começar a oferecer serviços como empreendedor. As barreiras de entrada são praticamente nulas.

E é exatamente isso que torna tão complicado escolher a agência de marketing digital certa.

No entanto, eu sei de algumas coisas que podem simplificar esse processo decisório. Neste artigo, eu vou falar sobre o que procurar, coisas a evitar, como tirar o máximo proveito da sua agência de marketing digital e minhas principais recomendações.

Mas vamos começar do começo.

Saiba quais são seus objetivos e resultados esperados

Cada negócio é diferente entre si, e o mesmo se aplica às agências de marketing digital.

Agências de marketing digital normalmente são especializadas em uma ou duas áreas. E embora muitas delas sejam “full-service”, elas em geral dão preferência a projetos dentro da sua especialidade.

Por isso, o primeiro passo para escolher a agência de marketing digital certa é entender seus objetivos e os resultados que você busca ao trabalhar com uma agência.

Talvez fique mais fácil dividir tudo em metas de entrega, o objetivo dessas metas e onde você busca chegar. Saber essas três coisas vai te ajudar a expressar onde você quer chegar com projeto.

E quando uma agência sabe o que você está procurando, ela sabe serealmente pode te ajudar sem fazer ninguém perder tempo.

Veja alguns exemplos para começar a trabalhar.

Exemplo nº 1: O Blog de uma Empresa que Funcione Automaticamente

Imagine que você queira contratar uma agência para te ajudar a desenvolver um sistema de marketing de conteúdo. O que você quer, basicamente, é um blog que esteja sempre operando no piloto automático, sem a necessidade de trabalho da sua parte.

  • Entrega: um plano, uma estratégia e um sistema de marketing de conteúdo totalmente gerenciados.
  • Objetivo: atrair mais visitantes certos para o seu site, com conteúdo de qualidade.
  • Resultado final: um blog 100% gerenciado por terceiros.

A partir daí, você pode começar a procurar empresas que se encaixem nessa descrição, já que agora você sabe exatamente o que você está buscando e como comunicar os resultados que você deseja.

Exemplo nº 2: Apoio à sua Equipe no Desenvolvimento de Vídeos Virais

Talvez você esteja interessado em criar uma série de vídeos de marketing para usar nas redes sociais e no seu site, mas não saiba como fazê-lo ou por onde começar.

Você também quer alguém para te auxiliar nesse processo:

  • Entrega: uma série de vídeos de marketing sobre a marca, bem como recursos visuais na mesma linha.
  • Objetivo: veicular sua nova oferta de forma divertida e que gere engajamento para o seu público.
  • Resultado final: um produto finalizado e o conhecimento necessário para fazer tudo de forma independente.

Você pode ir atrás de agências de marketing digital que estejam dispostas a dar esse treinamento ao longo do processo. Esse treinamento é algo mais prático, então, nem todas as agências de marketing em vídeo vão ser capazes de fazê-lo.

Mas, como você sabe o que quer, pode encontrar a agência certa para você.

Imagina a decepção de contratar alguém e perceber que essa pessoa não vai conseguir te entregar aquilo que você estava realmente buscando?

Por isso, é fundamental, antes de mais nada, esclarecer seus objetivos e resultados desejados.

7 características de uma ótima agência de marketing digital

Você já sabe quais são seus objetivos e resultados desejados. Agora, é hora de falar sobre o que faz das melhores agências de marketing digital realmente as melhores.

Essas são as características que você deve procurar ao longo do processo de decidir com quem você quer trabalhar. Elas vão te ajudar a separar os prestadores de serviço de alta qualidade, daqueles que se dizem os melhores sem nenhuma evidência disso.

Vamos lá!

1. Um portfólio ou lista de clientes anteriores de tamanho razoável

Boas agências de marketing digital têm orgulho das pessoas com quem elas trabalham e daquilo que fazem. Além disso, elas costumam exibir suas parcerias.

Você não precisa necessariamente saber o nome de clientes anteriores (pontos extra se souber). Mas, se você não consegue encontrar uma lista de clientes anteriores ou exemplos de trabalho, isso pode ser um sinal de que a agência não trabalhou com ninguém.

Tudo bem se o seu orçamento está apertado. Mas nem tanto, se você está procurando a melhor das melhores.

Dito isso, alguns tipos de serviços não são fáceis de se mostrar, como marketing de conteúdo e SEO. Por isso, agências especializadas nessas áreas podem não conseguir mostrar seus trabalhos em um portfólio.

Uma lista de clientes, no entanto, é um bom indicativo de experiência.

OBS.: em serviços como design gráfico ou desenvolvimento de websites, você deve conseguir ver uma amostra clara do tipo de trabalho que a agência faz. Se você não conseguir encontrar nenhum exemplo, busque um fornecedor com um portfólio que atenda às suas expectativas.

2. Equipe experiente e especializada

Independente do tipo de serviço que você está buscando, é fundamental garantir que a agência que você está contratando tenha a equipe certa para o seu projeto.

Por exemplo, você não contrataria uma agência para criar sua logo se ela não tivesse um designer gráfico.

Dê uma olhada na página “Sobre”, para ver se os membros da equipe estão listados lá.

Se não estiverem, o LinkedIn também é um ótimo lugar para se procurar. Comece buscando a agência.

Em seguida, clique em “Pessoas”, para ver uma lista de todo mundo que trabalha lá.

OBS.: normalmente você não vai encontrar freelancers ou prestadores de serviços com quem eles trabalhem, então, não é um indicativo 100% de quem integra a equipe da agência.

Além disso, alguns membros da equipe podem não estar no Linkedin.

Mas esse é um ótimo ponto de partida e, você sempre pode fazer perguntas ao consultá-los, caso tenha alguma dúvida.

3. Prova social e reputação no mercado

Prova social, como depoimentos e avaliações de clientes anteriores, podem te dar informações detalhadas sobre como é trabalhar com aquela agência.

Além do mais, profissionais de marketing inteligentes compreendem a importância de mostrar prova social em seus sites. Por isso, se você não está encontrando nenhuma, pode ser que a agência não tenha tido nenhum cliente ou não entenda o mercado tão bem quanto você gostaria.

Além das positivas, avaliações negativas ou neutras também podem apontar áreas em que a agência tenha maior dificuldade, para compreender melhor seu trabalho.

Por fim, você pode buscar avaliações mais detalhadas no Google para ver o que outras pessoas da área (e clientes anteriores) dizem sobre suas experiências com a agência.

4. Valores e cultura empresarial semelhantes

Pare um momento para revisitar os valores fundamentais e a cultura da sua empresa.

Por quê? Porque é fundamental trabalhar com uma agência de marketing digital que valorize as mesmas coisas que você e opere num ambiente semelhante.

Fazer isso, garante um bom encaixe e um bom ritmo de trabalho com a sua equipe. No fim das contas, uma agência é uma extensão do seu negócio. Escolher uma agência com os valores e cultura adequados, é algo tão importante de se levar em conta quanto a qualidade do trabalho oferecido.

A última coisa que você quer é o stress de trabalhar com um grupo de pessoas que não valoriza as mesmas coisas, ou não opera da mesma forma que você.

Observe as palavras e frases que uma agência usa para descrever o que faz. Elas se alinham com seus valores e com os resultados que você espera alcançar?

Se não, procure uma agência que se encaixe melhor.

5. Um site com um bom design

Seu site deve ser uma entrada aconchegante, que faz com que as pessoas certas se sintam bem-vindas.

Os melhores profissionais de marketing sabem o quão essencial é um site com um bom design. Se a agência não está executando bem seus projetos internos, como esperar que eles entreguem qualquer coisa melhor nos seus?

Isso se aplica principalmente para quem oferece serviços de design ou de desenvolvimento de sites.

Portanto, dê uma olhada no site deles e siga seus instintos.

Se tiver alguma coisa estranha ou que pareça de baixa qualidade, talvez seja melhor procurar uma agência que valorize um bom design e a criação de experiências excepcionais para seus usuários

6. Não fazem promessas descabidas

O tipo de resultado que uma agência promete em seu site, é uma forte indicação do quão bem ela entende o mercado.

Por exemplo, quem disser que vai acelerar seu caminho para o primeiro lugar no Google, não sabe que SEO é uma estratégia de marketing tanto de curto quanto de longo prazo. Ou que requer um trabalho constante de manutenção.

Então, provavelmente não é alguém que você deveria contratar para otimizar seu site.

Preste bastante atenção às promessas e alegações feitas.

Tenha certeza de que a agência está alinhada com você em relação à visão de mercado. E lembre-se que promessas descabidas ou aparentemente impossíveis são um alerta vermelho.

Procure agências de marketing digital que ofereçam transparência e promessas realistas.

7. E são fáceis de se entrar em contato

As melhores agências de marketing digital procuram facilitar o máximo possível o contato com eles, por parte dos clientes em potencial.

Navegar pelo site da agência não deve parecer um labirinto.

Em um mundo ideal, as informações de contato vão estar a um clique de distância, independente da página em que você está. E ela oferece uma chamada clara à ação, para que você saiba o que fazer em seguida.

Além do mais, a primeira coisa que você deve fazer é ser o mais claro possível. Eles querem que você marque uma consulta? Pode ser que você precise preencher um formulário de contato para mais informações ou um orçamento personalizado.

Se não estiver claro, ou se você não estiver entendendo bem como as coisas funcionam, talvez seja interessante escolher uma agência de marketing digital que simplifique o processo.

Como trabalhar com uma agência de marketing digital

Existem algumas coisas que você pode fazer, enquanto cliente, para maximizar seus resultados e aproveitar ao máximo sua parceria estratégica com uma agência de marketing digital.

Fazer essas coisas, te ajuda a criar um cenário de colaboração eficaz e bem-sucedida em todas as etapas do projeto.

Prepare sua equipe e faça o dever de casa

É fundamental que todo mundo esteja alinhado. Portanto, faça uma reunião com a sua equipe e explique a eles a extensão do seu novo projeto ou parceria, com tempo suficiente para todos se prepararem.

Se você deve alguma coisa à agência, faça sua parte com calma e bem feita. Eles precisam entender os detalhes do seu negócio, e essa é a sua oportunidade de esclarecer tudo.

É aqui que se cria o precedente para o restante do projeto, então, não faça as coisas correndo.

Entenda o escopo, processo e cronograma

Antes de começar o projeto, certifique-se de que todos os envolvidos estejam de acordo em relação ao escopo e ao cronograma, antes de seguir adiante. Esse trabalho é tanto seu quanto da agência.

Além disso, a maioria dos projetos de marketing digital passam por essas quatro etapas:

  1. Pesquisa e constatações
  2. Planejamento do projeto
  3. Execução
  4. Revisão, resultados e conclusão

Estabeleça os detalhes de cada etapa com sua equipe e com a agência, para que tudo esteja bem claro antes de iniciarem o projeto.

Não ache que não vai haver trabalho da sua parte

Os melhores projetos de marketing digital são essencialmente colaborativos.

Além disso, suas opiniões, pensamentos e ideias ajudam a guiar o projeto na direção certa, para chegar aos resultados desejados.

Algumas agências e projetos são mais colaborativos do que outros. Então, certifique-se de que você entendeu o que querem e precisam de você ao longo de todo o projeto.

Pode ser interessante ter um ponto de contato dedicado e uma equipe ou colaborador pronto para gerenciar o projeto. Ter alguém prontamente disponível, ajuda a garantir que você não esteja atrasando as coisas da sua parte.

Esteja pronto para abrir mão do controle

É importante lembrar que a agência que você contratou é excelente no que faz, e você a contratou por uma razão — a expertise.

Isso significa dar a eles total controle sobre determinados aspectos do projeto e permitir que eles façam o que fazem melhor. Também é importante ouvir o que eles têm a dizer.

Se eles têm um motivo para fazer as coisas de determinada maneira, lembre-se que eles são os especialistas.

Você não tem que concordar necessariamente, mas vale a pena manter a mente aberta.

Faça perguntas

Se você nunca trabalhou com uma agência de marketing digital antes, você vai ver e passar por várias coisas novas.

É totalmente normal se você não entender tudo o que estiver acontecendo.

O melhor a se fazer nesse caso é perguntar.

Talvez você não saiba por que eles escolheram uma cor e não outra. Ou tem um dado que você não entendeu. Talvez alguém tenha dito alguma coisa que não fez sentido para você.

Não tem nada de errado em não saber. E perguntar sobre as coisas das quais você não tem certeza, é uma ótima oportunidade para todo mundo aprender mais. Também ajuda a esclarecer incertezas.

Como encontrar a agência de marketing digital certa pra você

Existem inúmeras agências “full-service” que oferecem todo tipo de serviço que você pode imaginar em um só lugar. O que pode até parecer legal, mas eu não recomendo contratá-las.

Por quê? Faz mais sentido quando pensamos em outras áreas.

Exemplo nº 1: Você prefere contratar um fornecedor geral ou um especialista em varandas personalizadas para construir um deck interno personalizado para a sua casa? O especialista, certo?

Exemplo nº 2: Quem você procura quando precisa se consultar sobre questões médicas específicas? Um especialista naquele problema em particular. Ou é encaminhado a um, pelo seu clínico geral.

As melhores agências de marketing digital se destacam em uma ou duas áreas, sendo os outros serviços adicionais ou opções secundárias.

Então, escolha uma agência de marketing digital especializada nos tipos de serviço que você está procurando, para assim, obter os melhores resultados e o maior retorno sobre o seu investimento.

Top 6 agências de marketing digital

Agora, você já sabe o que procurar e como escolher a melhor agência de marketing digital para o seu próximo projeto. Para te ajudar a dar o pontapé inicial, essas são as minhas principais recomendações de agências para diferentes tipos de projeto.

1. Neil Patel Digital — Melhor agência “faz tudo”

Eu posso ter dedicado a maior parte da minha carreira a SEO e conteúdo, mas o marketing online se tornou extremamente competitivo. Quando eu comecei a criar minha agência, a Neil Patel Digital, eu sabia que eu teria que construir uma equipe fora de série para todos os canais. E foi isso que fizemos.

Afinal de contas, a maioria dos negócios não se importa com o canal de onde vêm seus clientes, eles só querem mais clientes!

Você pode querer crescer através de SEO, conteúdo, Facebook ads ou Google Ads, então, eu contratei os melhores profissionais de marketing de cada canal.

Em vez de tentar convencer todos os clientes a adotarem o mesmo canal, analisamos em detalhes todo o seu funil, visualizamos as maiores oportunidades de crescimento e fazemos o que é melhor para o seu negócio.

2. Storm Brain — A melhor para social media marketing e publicidade

A Storm Brain é especializada em ajudar marcas de todos os tamanhos a gerarem mais leads e usarem melhor as redes sociais, através de campanhas pagas e orgânicas.

Eles vão ainda mais longe ao olharem para o cliente do ponto de vista de um membro do público, ajudando a criar e proporcionar experiências de longo prazo que não seriam possíveis de outra forma.

3. Action Rocket — A melhor para campanhas de email marketing

De workshops e cursos online a serviços de criação de grandes campanhas de email, a Action Rocket é a pedida certa, especializada em tudo ligado a email marketing

A equipe deles é especializada em estratégia, design e desenvolvimento de emails, para que você não precise se preocupar em planejar ou desenvolver suas campanhas.

Além disso, pode ficar tranquilo porque o código do seu email será criado de acordo com as melhores práticas de hoje.

4. Pop Video — A melhor em marketing de conteúdo visual

A Pop Video é uma agência de marketing de conteúdo visual, especializada em vídeo e marketing de conteúdo visual, bem como todos os recursos visuais que acompanham, para marcas de todos os tamanhos.

Eles entendem a importância de uma profunda colaboração entre clientes e a equipe, razão pela qual se denominam parceiros de vídeo, e não produtores de vídeo.

Na Pop Video, eles se consideram uma extensão da sua equipe, que trabalha em paralelo para fornecer conteúdo interativo em cada uma das etapas da jornada do cliente.

5. Mad Mind — A melhor em design de marcas para e-Commerce

Lojas online e negócios de e-Commerce lidam com desafios diferentes. Então, você precisa de uma agência de marketing digital que pense diferente para te ajudar a superar esses obstáculos.

A equipe da Mad Mind entende a importância do desenvolvimento visual da marca e do produto, desde a aparência do seu site e perfis nas redes sociais, aos detalhes mais complexos como de embalagens de produtos.

6. Cubicle Ninjas — Melhor para branding e desenvolvimento de sites/apps

Em um mundo ideal, seu site é seu vendedor nº 1. Mas a gente sabe que nem todo mundo é desenvolvedor com um bom olho para design.

E é por isso que contratamos especialistas, certo?

A Cubicle Ninjas é uma agência de marketing digital especializada no desenvolvimento personalizado de sites e apps. Eles usam um design moderno, humor, criatividade e as últimas tecnologias para criar excelentes experiências para o usuário

A melhor agência de marketing digital é uma extensão da sua equipe

Todo projeto, grande ou pequeno, merece a atenção de um verdadeiro especialista naquele setor. No entanto, escolher a agência de marketing digital certa pode se tornar algo um pouco confuso.

O que não é nenhuma surpresa quando existem dezenas de milhares de agências para escolher.

Mas agora você sabe o que busca, o que evitar e como preparar sua equipe. Use as dicas e características que falamos da próxima vez que você estiver procurando uma agência de marketing digital de nicho, pronta para transformar suas ideias em realidade.

No que você pensa antes de contratar uma agência de marketing digital?

The post Como Escolher a Agência de Marketing Digital Certa appeared first on Neil Patel.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como Escolher a Agência de Marketing Digital Certa. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages