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Sorteios Instagram: regras, ferramentas e dicas de como fazer

Você certamente já participou ou foi marcado por um amigo em sorteios Instagram. Esse tipo de ação é extremamente comum na rede social e faz parte da estratégia de marketing de muitos negócios.

A intenção, quase sempre, é divulgar a marca e atrair seguidores para o perfil. E costuma dar certo.

Com mais de 1 bilhão de usuários, não há empreendedor que não veja um grande potencial de divulgação no Instagram.

O fato é que, com tanta gente usando esse rede social, também há muito conteúdo sendo produzido. Isso faz com que a disputa pela atenção dos usuários seja acirrada e uma forma de sair na frente é oferencendo algo para atrair o público.

Diante disso, as promoções e sorteios despontam como uma ótima opção. Principalmente, por terem a tendência de serem um investimento baixo, com retorno grande e rápido.

Porém, não dá pra fazer esse tipo de ação de qualquer jeito. É preciso pensar estrategicamente e a longo prazo. Tudo para garantir que seu sorteio trará os resultados esperados e não uma enorme dor de cabeça.

O que é são sorteios Instagram

Um sorteio é uma ação de marketing, geralmente realizada por empresas, na qual um ou mais participantes recebem um prêmio oferecido pelo negócio.

Para participar do sorteio é necessário cumprir um série de requisitos ou regras.

No Instagram, os sorteios funcionam como nas promoções offline, onde deposita-se um cupom em uma urna. A diferença é que quem irá sortear o ganhador é um aplicativo.

Para quem participa, o benefício é a possibilidade de receber gratuitamente algum produto ou serviço.

Para quem promove o sorteio no Instagram ele pode significar benefícios como:

  • Aumento número de seguidores;
  • Aumento nas taxas de engajamento;
  • Crescimento da base de pessoas interessadas no que o negócio tem a oferecer.

Contudo, para que tudo isso aconteça, é preciso tomar alguns cuidados ao promover o sorteio.

Então, para te ajudar, listamos aqui alguns passos importantes e pontos de atenção que você precisa ter na hora de promover sorteios Instagram.

Como fazer sorteios Instagram

Se você está pensando em fazer sorteio para os seus seguidores, é importante saber que há alguns passos que você precisará seguir para ter sucesso com essa ação:

1. Defina o seu objetivo

O primeiro passo é identificar e ter muito claro o que você espera conseguir com o sorteio no Instagram.

Comece o seu planejamento definindo que tipo de retorno você quer e precisa que essa ação gere para o seu negócio. Isso vai te ajudar a saber o que fazer nos próximos passos.

Alguns objetivos comuns são:

  • Aumentar número de seguidores;
  • Gerar engajamento;
  • Divulgar um produto ou serviço;
  • Capturar leads.

É importante ressaltar que um objetivo não exclui os outros. Você pode, em uma mesma ação, conseguir mais de um tipo de resultado positivo.

2. Defina o prêmio

Esse é, provavelmente, o ponto em que as marcas mais erram ao promover sorteios no Instagram.

Isso acontece pois, ao ter a ideia de sortear algo, geralmente pensamos no que as pessoas estão interessadas em ganhar e em coisas que podem atrair um grande público.

O ponto é que, se você tem uma confeitaria e faz o sorteio de um iPhone, irá atrair pessoas interessadas nesse modelo de celular e não nos seus doces.

Se você espera que o seu sorteio gere frutos futuros, não apenas curtidas, o ideal é sortear um produto seu ou algo que esteja diretamente relacionado ao seu negócio.

Ao fazer isso, você consegue saber que as pessoas que estão participando da promoção tem algum interesse no seu negócio.

3. Defina as regras

Ao lançar um sorteio é muito importante que você tenha todas as regras bem definidas desde o início.

Aqui, é importante analisar os objetivos que você definiu no início e como alcança-los. Por exemplo, se você quer mais seguidores, uma das regras deve ser que os participantes sigam seu perfil.

Veja alguns exemplos de regras que você pode aderir:

  • Seguir seu perfil: essa é uma das mais básicas e, até mesmo, indispensável. Pedir para que o usuário te siga deve ser, sem dúvidas, a primeira regra em um sorteio Instagram. Você também pode pedir para que sigam sua página no Facebook, por exemplo;
  • Curtir a publicação: se um dos seus objetivos é conseguir engajamento, nada mais justo do que pedir que os participantes curtam a publicação do sorteio;
  • Marcar um amigo nos comentários: essa é uma regra excelente para te ajudar a disseminar ainda mais o seu sorteio. Uma dica é acrescentar ao regulamento que marcações de perfis fake ou de famosos serão desclassificadas;
  • Responder a uma pergunta: essa é uma regra que ajuda e muito no engajamento do seu post. Além disso, dependendo da pergunta que você fizer, pode ser uma ótima fonte de provas sociais para o seu negócio.;
  • Deixar um e-mail ou contato: essa é uma das regras que consideramos mais importantes. A ideia é que o participante deixe para você um e-mail ou telefone para contato, de preferência celular. Você vai entender nos próximos passos o motivo de darmos tanta importância a esse requisito.

Descreva cada uma das regras e deixe claro o que pode acontecer se a pessoa sorteada não estiver cumprindo alguma delas.

Também é importante deixar claro quantas pessoas serão premiadas e como se dará a entrega do prêmio.

Explique também como será o contato com o ganhador. De preferencia, já informe qual perfil, telefone ou e-mail você usará para contá-lo.

Isso evita que criminosos tentem aplicar algum tipo de golpe se passando por você.

3. Siga as regras

Os participantes do seu sorteio Instagram não são os únicos que deverão seguir regras. Você também deve.

Do Instagram

O próprio Instagram tem um guia com diretrizes que você deve seguir para criar um sorteio nessa rede social.

De modo geral, é exigido que você exima o Instagram de qualquer responsabilidade relacionada à sua promoção.

Para isso, ao criar o regulamento do seu sorteio, uma opção é inserir um trecho afirmando que o Instagram não tem qualquer ligação com ele. Um modelo possível para isso é:

De acordo com as regras do Instagram, esta promoção não é de forma alguma patrocinada, administrada ou associada ao Instagram. Ao entrar, os participantes confirmam que têm mais de 13 anos de idade, liberam o Instagram de responsabilidade e concordam com os termos de uso do Instagram.

Também é orientado que as suas regras não levem os usuários a marcar conteúdos de forma inadequada. Por exemplo, pedindo que os participantes marquem a si mesmos em fotos em que não aparecem.

Do governo federal

Muitas pessoas pulam essa parte, mas não poderíamos esquecê-la. Para evitar problemas como multas e até mesmo perda da sua conta do Instagram, caso algum concorrente te denuncie, você precisa pedir autorização do Governo Federal para realizar o seu sorteio.

Para isso, é necessário solicitar uma autorização ao Ministério da Economia. Isso pode ser feito por meio do site da Secretaria de Avaliação de Políticas Públicas, Planejamento, Energia e Loteria – SECAP.

Será preciso pagar uma taxa, que varia de acordo com o valor do prêmio, e prestar contas ao final da ação.

4. Divulgue os sorteios Instagram

Com tudo isso definido, é hora de começar a divulgar a sua promoção. Há duas maneiras de fazer isso.

Você pode deixar as coisas fluirem organicamente ou investir em anúncios para alcançar ainda mais pessoas.

Por aqui, nossa dica é sempre que você não fique refém do alcance orgânico e separe uma verba para anúncios. Com isso, com certeza, seu sorteio trará resultados ainda melhores.

5. Transforme seus sorteios Instagram em um evento

Na nossa opinião, não basta apenas divulgar o resultado do sorteio, é preciso tornar o processo de definição do ganhador em um evento. Essa é uma dica que consideramos extremamente relevante.

Por se tratar de uma promoção online, você pode deixar uma live agendada para fazer o sorteio. A ideia é fazer os participantes interagirem com você nesse momento, assim gerando ainda mais engajamento para o seu perfil.

Além disso, essa ação ajuda a tornar o seu sorteio transparente e mostra que não houve nenhum tipo de fraude na escolha do ganhador.

6. Entregue o prêmio

Um ponto importante é também a entrega do prêmio prometido. Ela pode gerar uma excelente prova social para o seu negócio e pode fazer com que o ganhador se torne um “missionário”da sua marca.

Portanto, preocupe-se com a experiência que o sorteado terá ao receber o produto. Um dica é também documentar e divulgar esse processo.

7. Depois dos sorteios Instagram

Chegou a hora de entender o motivo de te indicarmos acrescentar como regra que o participante te informasse um email ou telefone.

A ideia é que, quando seu sorteio terminar, você ainda possa colher os frutos dele.

Considerando que você escolheu como prêmio um produto do seu negócio, as pessoas que participaram do sorteio Instagram são potenciais clientes para sua empresa.

Dessa forma, usando a regra do email, você terá como manter contato com essas pessoas e oferecer uma condição especial para que elas comprem de você.

Para aqueles que não ganharam, você pode, por exemplo, enviar um email com o título “Você também ganhou”e no conteúdo oferecer um cupom de desconto.

E não apenas isso, você também pode usar as informações de contato para criar públicos personalizados e reimpactar essas pessoas através de anúncios.

Esse, para nós, deve ser o principal objetivo do seu sorteio Instagram: construir uma lista de pessoas interessas no que você quer vender.

Com isso, seu sorteio não acaba quando o prêmio é entregue. Mas você passará um longo tempo podendo se relacionar com os participantes para levá-los pelo atrair, engajar e converter do seu funil de vendas.

8. Mensure e repita

Como toda ação de marketing, ao fim do processo, é importante que você mensure os resultados e avalie se o sorteio valeu a pena.

Se com a promoção você conseguiu atingir os objetivos esperados ou até mesmo foi além deles, nossa dica é REPITA.

Aprimore o que for necessário e promova outras promoções e sorteios Instagram.

Ferramentas para fazer sorteios Instagram

Agora que você já conhece os passos para fazer o seu sorteio Instagram, deve estar se perguntando que ferramenta pode usar para definir o ganhador.

Separamos 2 opções de sorteadores que podem te ajudar com isso:

Sorteiogram

Essa é uma das plataformas mais usadas para sorteio Instagram. Nela, basta inserir a URL do post da promoção e a ferramenta apresentará uma lista com os comentários da publicação e irá numerá-los.

Depois, é só clicar em “sortear número” para saber quem foi o sortudo.

Nela, você ainda pode configurar alguns parâmetros, como: quantos números sortear, se deve ou não considerar mais de um comentário por pessoa e se deve considerar apenas comentários com determinada palavra-chave.

Sorteador

Essa é uma opção mais “manual”, mas que ainda assim pode ser útil. No Sorteador, você insere um intervalo de números e ele escolhe o ganhador.

Porém, ele não faz o processo de “puxar”os comentários. Você precisará salvar e numerar as participações manualmente.


Agora você já sabe como fazer sorteio no Instagram.

Essa é uma ação que pode trazer excelentes resultados para o seu negócio, porém, lembre-se: é preciso planejar!

Então, antes de sair por aí lançando qualquer tipo de sorteio, siga com atenção cada um dos passos que te ensinamos aqui.

E aí, conta pra gente se você já está planejando fazer um sorteio no Instagram para os seus seguidores.

O post Sorteios Instagram: regras, ferramentas e dicas de como fazer apareceu primeiro em Camila Porto.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Sorteios Instagram: regras, ferramentas e dicas de como fazer. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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