Ads Top

O que significa hashtag, como funciona e 5 dicas para criar as melhores

Você já deve ter visto em suas redes sociais o símbolo do “jogo da velha” seguido de uma palavra. Esse caractere é conhecido nas redes sociais como hashtag. Nesse texto, vamos entender que significa hashtag.

O que significa hashtag?

A palavra hashtag significa cerquilha + etiqueta. Isso mesmo, hash em inglês dá o nome ao símbolo, que aqui no Brasil é nomeado como cerquilha. Já o Tag em tradução significa etiqueta.

Não existe uma tradução literal para a palavra, o que importa mesmo é sua função. Logo a pergunta que temos que nos fazer é: para que usar hashtag? E não: o que significa hashtag?

O que significa hashtag e para que serve?

Hashtag, em seu significado usual, é uma espécie de etiqueta que serve para organizar conteúdos nas mídias sociais. Quando usada, ela serve para facilitar a busca por aquele conteúdo.

Inicialmente, as palavras marcadas pelo símbolo cerquilha, ganharam popularidade na rede social Twitter, berço da sua criação. Ela foi criada há mais de 10 anos, pelo engenheiro Chris Messina.

Depois do Twitter, a palavra ganhou o mundo das demais redes sociais, especialmente no Instagram e no Facebook. Onde as hashtags são usadas diariamente.

Existem hashtags mais variadas possíveis e você pode também transformar qualquer palavra em uma hashtag. Quando utilizadas, elas colocam aquele assunto no campo de pesquisa dos demais usuários.

Por exemplo: você pode publicar, nas mídias sociais, uma foto sobre cerveja, e utilizar a #cerveja. Feito isso, qualquer usuário que clicar em uma hashtag igual a sua, ou pesquisar sobre cerveja poderá ter acesso ao seu conteúdo.

As hashtags são palavras poderosas para atrair público para suas mídias sociais. Por isso, você não pode deixar de usá-las e também é importante saber usá-las corretamente.

Como utilizar as hastags e atrair público para o seu negócio?

Como falamos anteriormente, mais importante que saber o que significa hashtag é saber utilizá-las de forma eficaz.

Se você não usa uma conta comercial para o seu negócio, parece básico, mas é importante lembrar: o perfil do seu empreendimento nas redes, primeiramente, precisa estar em modo público.  Só assim usuários diversos terão acesso à sua página.

Use hashtags relacionadas à sua publicação, tanto em legendas, como nos Stories, por exemplo. Elas serão um indexador do seu conteúdo àquele tema.

1. Crie hastags para sua empresa ou para seus eventos. Tal como um sorteio no Instagram, você pode agitar seu sorteio solicitando que os participantes digitem uma hashtag.

2. Não exagere no número, apesar de elas atraírem o público, o excesso dificultará a leitura do seu post. Dificultando a leitura, o leitor ao invés de se interessar pelo conteúdo, poderá perder o interesse.

Existe um limite máximo que você pode colocar em uma publicação. O total permitido pelo Instagram é de 30 hashtags.

3. Aposte nas hashtags específicas. Anteriormente eu usei como exemplo a #cerveja, ela certamente é bem ampla. Seu post pode utilizar além da ampla, algumas opções mais específicas: #cerveja #cervejaartesanal #cervejariacuritiba.

4. As hashtags de localização, como demostrei anteriormente, são ótimas para mostrar onde sua empresa está. Facilite a vida do seu cliente utilizando-as: #cervejariacuritiba #cervejacentro

5. Você também pode verificar quais hashtags sua concorrência está usando. Observe quais posts com # tem mais curtidas, comentários e compartilhamentos.

Como encontrar as melhores hashtags para o seu negócio.

A hashtag mais usadas no momento é a #TBT. Muitas pessoas nem sabem o que significa TBT, porém utilizam essa hashtag para fotos com frequência. Ela nos permite perceber como uma palavra pode engajar um público.

Logo, em seu ramo de atividade, você pode pesquisar quais as hashtags mais usadas. Ao fazer uma publicação no Instagram, quando você começa a digitar sua hashtag, ele mostra o número de utilização daquela palavra.

Outra maneira mais efetiva ainda para localizar a melhor hashtag para seu negócio, é utilizando ferramentas de monitoramento. Elas funcionam como uma espécie de gerador de hashtag.

As ferramentas de monitoramento mostram quais são as melhores hashtags para utilizar de acordo com seu nicho de mercado. Além disso, mostram quais as mais usadas no momento e quais tem relação com o conteúdo que você está publicando. Legal, né?

Agora que você aprendeu o que significa hashtag, como funcionam dentro das redes sociais e quando elas devem ser utilizadas.

Esperamos que com as demais dicas que demos aqui, consiga encontra a melhor forma de atingir seu público alvo utilizando-as. Não deixe essa oportunidade, simples, de aumentar o alcance de suas publicações passar.

Se você gostou desse conteúdo, deixe sua #gostei aqui nos comentários para sabermos que você leu até aqui.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O que significa hashtag, como funciona e 5 dicas para criar as melhores. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.