Como Mensurar e Analisar o Engajamento no Facebook

Você sabe medir o quão engajado é o seu público nas redes sociais? Saber analisar o engajamento do Facebook te ajudará a descobrir se suas publicações estão tendo um bom resultado. Para saber como mensurar esses dados, é só dar play no vídeo!

Como avaliar o engajamento no Facebook?

Existem algumas métricas que só conseguimos analisar quando somos administradores de uma fanpage. Por isso, é muito difícil olhar para uma página do Facebook e dizer se ela possui ou não um público engajado.

Como sabemos, o próprio Facebook vem diminuindo drasticamente a taxa de entrega orgânica dos posts de uma fanpage. Ou seja, cada vez menos pessoas que curtiram a página chegam de fato a ler o que é publicado.

Podemos encontrar uma fanpage que possua, por exemplo, 1 milhão de curtidores e ver que uma publicação tem apenas 100 curtidas ou reações. Mas, antes de dizer se o engajamento foi bom ou não, precisamos analisar o horário em que a publicação foi feita e há quantos minutos aquele conteúdo está disponível na página. 

De repente, as pessoas ainda não tiveram tempo suficiente de engajar com a publicação ou o horário escolhido para divulgação não foi o ideal.

Pilares para mensurar o engajamento no Facebook

Hoje em dia sabemos que o número de curtidas da página é algo que pode ser comprado. Com exceção de algumas marcas e pessoas públicas, a maioria das páginas precisam fazer um investimento para conseguir um bom número de curtidas. Por isso, o que devemos levar em consideração, primeiramente, são as pessoas que já curtiram nossa página.

Dentro da aba “Informações” da fanpage, é possível acessar o módulo “Pessoas” para identificar o perfil do público que te acompanha. Verifique se seus fãs estão de acordo com a persona que consumirá seus conteúdos. Pois, de nada adianta ter uma fanpage que fale sobre “Dicas para noivas”, onde a maior parte das curtidas seja do público masculino, por exemplo. Nesse caso, seu engajamento seria muito baixo mesmo.

Perfil Pessoas Curtiram Fanpage

Outra forma de mensurar o engajamento no Facebook é por meio dos módulos “Alcance” e “Publicações” da aba “Informações” de sua fanpage. Em “Alcance” você confere o número de pessoas às quais suas publicações foram exibidas e também visualiza um gráfico com as reações, comentários e compartilhamentos que ocorreram no período.

Alcance da Fanpage

Você também pode analisar o resultado que suas publicações tiveram através do módulo “Informações > Publicações”. Nesta tela é possível verificar o alcance e o envolvimento que cada publicação teve, identificando assim, qual modelo de publicação gera um melhor engajamento.

Engajamento das Publicações de Uma Fanpage

Curtidas, Comentários e Compartilhamentos

Se pudéssemos colocar um peso nos fatores de engajamento, poderíamos dizer que a curtida (like ou outras reações) em uma publicação tem peso 1, o comentário tem peso 2 e o compartilhamento tem peso 5. Isso porque quando alguém compartilha uma publicação, a mesma aparece em sua timeline, aumentando o alcance daquele conteúdo.

Acompanhamento e Análise

Baseado nos fatores que citamos anteriormente, você pode começar a analisar quais tipos de conteúdo gera maior engajamento com a sua audiência. Por isso, é importante realizar publicações variadas em sua página, uma hora compartilhando posts que contenham imagens, outra hora vídeos, em outra oportunidade somente texto.

Mensure também os resultados obtidos quando um link é divulgado. A partir daí, você conseguirá entender melhor o que seus fãs esperam ver em sua fanpage.

Por fim, caso você tenha um site, não deixe de acompanhar o número de visitas que você recebe oriundas do Facebook. Afinal de contas, direcionar o público de sua fanpage para seu site pode ser um excelente negócio. Para fazer essa análise, basta acessar a conta do seu Google Analytics e ir no item “Origem/mídia” no menu “Aquisição” e fazer o filtro pelo termo “facebook”.

Análise de Tráfego do Facebook no Google Analytics

Métricas de vaidade

Mas, atenção! Ao analisar o engajamento do Facebook, não foque nas métricas da vaidade, como é o caso da quantidade de seguidores em uma página e de curtidas em uma foto. Elas podem ajudar sim para entender a aceitação do público em relação às suas postagens, mas é importante não se apegar muito a esses dados.

Em vez disso, opte por também analisar números e dados que ajudam a traçar novas estratégias e facilitam as tomadas de decisão. Em uma postagem com link para um e-commerce, por exemplo, é possível mensurar a taxa de conversão.

Como Aumentar o Engajamento no Facebook?

Além de conhecer seu público-alvo e criar publicação de acordo com o gosto dos seus seguidores no Facebook, ainda há outras dicas que te ajudarão a aumentar o engajamento da sua fanpage.

Trabalhar com imagens elaboradas e títulos intrigantes é um dos principais segredos para engajar seu público. Afinal, a foto e o texto que a acompanha são os grandes responsáveis por fisgar a atenção do usuário.

Além disso, usar emoticons também contribui para aumentar a interação da sua base de fãs. Um recurso simples, mas que de acordo com o Buddy Media, posts com emoticons conseguem 52% mais engajamento.

Fazer perguntas em suas publicações e incentivar a interação dos leitores convidando-os a executar uma ação são outras alternativas para gerar mais engajamento no Facebook. Um exemplo são os famosos quizzes que os internautas respondem com uma reação na postagem.

Quer Mais Dicas em Vídeo?

Todos os dias tem vídeo novo no canal do Fábio Ricotta no YouTube. Inscreva-se gratuitamente para receber o conteúdo em primeira mão. Temos certeza que você aprenderá muitas coisas sobre marketing digital e empreendedorismo! Sucesso!

O post Como Mensurar e Analisar o Engajamento no Facebook apareceu primeiro em Agência Mestre.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como Mensurar e Analisar o Engajamento no Facebook. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages