Como Espiar o SEO do seu Concorrente em 60 Segundos

Você já buscou certo termo no Google e torceu para que seu site ranqueasse para esse termo?

Você sabe que, se estivesse recebendo esse tráfego, isso poderia mudar suas vendas, sua receita, até sua vida.

Mas, infelizmente, o tráfego está indo para seus concorrentes. 🙁

Bom, hoje vamos mudar isso. Eu acabei de lançar uma nova versão da Extensão do Ubersuggest para o Chrome, que vai te dar informações sobre a estratégia de SEO dos seus concorrentes para que você possa desbancá-los…

Apresentando a Nova Extensão do Ubersuggest para o Chrome

Eu vou te mostrar como espiar o SEO do seu concorrente e ultrapassá-lo nos rankings, mas antes você precisa instalar a Extensão do Ubersuggest para o Chrome. É rápido e é gratuito.

Depois de instalá-la, quero que você vá até o site de um dos seus concorrentes e clique no “U” na sua barra de ferramentas do Chrome.

Depois de clicar, você vai obter dados de qualquer site conhecido.

Você vai ver os dados do lado direito e, conforme for descendo, vai ver mais dados.

A razão pela qual eu incluí essa funcionalidade à extensão do Ubersuggest foi te dar um acesso melhor à estratégia de SEO do seu concorrente.

Assim, você vai conseguir desbancá-lo nos rankings.

Vamos analisar cada um dos relatórios da Extensão do Ubersuggest para o Chrome e como você pode utilizá-los para desbancar seus concorrentes.

Como desbancar seus concorrentes

Antes de mais nada, quando você clicar no “U”, você vai ver as métricas gerais de tráfego.

Elas te dão uma ideia de se os seus concorrentes têm mais tráfego que você. Se tiverem, pode ser uma boa ideia reproduzir a estratégia de SEO deles.

Se não tiverem, ainda assim pode ser uma boa dar uma espiada e copiar algumas táticas de SEO deles… Mas, de uma maneira geral, concentre-se em concorrentes com mais tráfego que você.

Se você não sabe como encontrar esses concorrentes, eu vou te mostrar em instantes. Mas, por enquanto, vamos dar uma olhada em como você pode usar os dados da Extensão do Ubersuggest para o Chrome para aumentar seu tráfego de SEO.

Depois de encontrar alguns sites que estejam gerando mais tráfego de SEO do que o seu, quero que você role para baixo. Você vai ver tabelas detalhando para quantas palavras-chave aquele site ranqueia.

Quanto mais alto o número, melhor. Além disso, busque sites que estejam sempre ranqueando para mais palavras-chave com o tempo, não menos.

Ou seja, se eles estiverem cada vez ranqueando para mais palavras-chave, eles devem estar fazendo alguma coisa certa.

Agora desça mais um pouco e você vai ver as Principais Páginas por País e
Principais Palavras-Chave por País.

Quero que você clique na seta ao lado do primeiro resultado, embaixo de Principais Páginas por País.

Vai ser mais ou menos assim:

Isso tudo vai te dar uma ideia das páginas que geram mais tráfego de SEO para o seu concorrente.

Se você clicar em “ver tudo” na parte inferior de cada página, você vai ser direcionado ao Ubersuggest e obter mais dados sobre as palavras-chave que geram tráfego para aquele conteúdo específico.

O que você deve fazer é criar um conteúdo semelhante a esse usando as palavras-chave que seu concorrente está usando. Mas o principal aqui é criar conteúdo mais detalhado e preciso do que aquele publicado pelo seu concorrente.

Isso não quer dizer que você precise escrever mais volume de texto. Quer dizer apenas que seu texto precisa ser mais detalhado. O que eu quero dizer é o seguinte:

  • Aborde todos os aspectos do assunto – se alguém ler seu conteúdo e ainda tiver perguntas, você não se aprofundou o suficiente.
  • Não crie várias páginas sobre o mesmo assunto – é melhor ter uma única página bastante aprofundada do que várias páginas sobre o mesmo assunto. Quando você tem várias páginas sobre o mesmo assunto, acaba confundindo o Google, porque torna mais difícil para ele saber qual delas ranquear.
  • Use recursos visuais para transmitir sua mensagem – uma imagem vale mais do que mil palavras. Então use imagens, áudio e vídeo para te ajudar a passar sua mensagem. Por exemplo, se você tem um post sobre como dar nó em uma gravata, incluir imagens e um tutorial em vídeo pode ser bastante útil.
  • Foque na experiência do usuário – O Google otimiza para os usuários, então concentre-se nos usuários antes de se concentrar no Google.

Além disso, você também vai notar que esse relatório do Ubersuggest te mostra todas as pessoas que linkaram para o artigo do seu concorrente.

Com isso, você deve entrar em contato com esses sites para saber se eles estariam dispostos a linkar para o seu artigo, que é melhor e mais aprofundado. Você pode usar os templates de contato nesse artigo para te ajudar.

Por último, mas não menos importante, eu quero que você dê uma olhada nas palavras-chave do seu concorrente.

Na extensão do Ubersuggest, desça até o final para ver as principais palavras-chave por país. Selecione a seta para qualquer que seja o país que você tenha como alvo e você vai ver uma lista de palavras-chave.

Se você clicar em “ver detalhes”, embaixo de cada palavra-chave, você vai ver uma relatório detalhado sobre aquela palavra-chave.

Você vai poder ver o volume de busca ao longo dos últimos 12 meses, o volume de busca mobile versus desktop, a taxa de cliques, o quão concorrida aquela palavra-chave é para se ranquear e também o quão lucrativa ela é (CPC).

Você também consegue ver qualquer palavra-chave para a qual seu concorrente ranqueia.

O relatório acima vai te dar mais ideias de palavras-chave que você pode ter como alvo para o seu site. Você pode, então, pegar essa lista e criar conteúdo a partir dela.

E como encontrar seus concorrentes?

Caso você não saiba exatamente quem são seus concorrentes, não se preocupe.

Basta ir até o Google e fazer uma busca por qualquer palavra-chave relacionada ao seu setor.

Vai aparecer algo mais ou menos assim:

Veja então os sites e procure quem pode ser um concorrente direto. E o que eu quero dizer com concorrente direto é alguém que vende os mesmos produtos ou serviços que você.

Sites de notícias não são de fato concorrentes… Sites de informações gerais como a Wikipedia não são concorrentes… Nem mesmo sites como a Amazon, que vendem tudo, são realmente concorrentes.

Você precisa procurar concorrentes diretos, pessoas que tenham como foco os mesmos produtos ou serviços que você.

Conclusão

Se você ainda não experimentou a Extensão do Ubersuggest para o Chrome, não deixe de fazê-lo. Ela te fornece um monte de dados gratuitamente.

E ela vai te permitir obter informações em tempo real sobre seus concorrentes e as estratégias de SEO deles. Basicamente, você vai poder analisar os dados para obter informações sobre qualquer empresa em menos de 60 segundos.

E aí, o que você achou da nova extensão do Ubersuggest?

The post Como Espiar o SEO do seu Concorrente em 60 Segundos appeared first on Neil Patel.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como Espiar o SEO do seu Concorrente em 60 Segundos. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages