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Benchmarking: o que é e como fazer

Você sabe o que é benchmarking? Conhece seus tipos e sabe como aplicar essa ferramenta em seu negócio?

Hoje vamos explicar como esse conceito pode ajudar você a aprimorar seus processos, tornando sua empresa competitiva em relação aos seus concorrentes.

Benchmarking conceito 

Benchmarking vem da palavra benchmark, que tem por tradução: referência. No mundo dos negócios, é quando você busca inspiração em outras empresas, para aprimorar o seu processo.

Lógico que inspiração nós buscamos em quem é referência ou em algo que está dando certo. O benchmarking é uma ferramenta de gestão que consiste em analisar as práticas de mercados, principalmente de seus concorrentes.

O objetivo do benchmarking é aprimorar seus processos e gerar lucro. Também pode-se dizer que quem pratica o benchmark, está se mantendo atualizado em seu mercado de atuação.

Benchmarking como fazer 

O benchmark não é uma exclusividade só do mundo corporativo. No universo dos esportes é comum vermos os famosos “olheiros” que analisam a formação de um time. Não tem como ganhar uma batalha sem conhecer as armas do inimigo, não é mesmo?

Além de não ser uma exclusividade do mundo corporativo, também não é exclusivo às grandes organizações. Logo, se você tem uma pequena lanchonete em seu bairro poderá praticá-lo.

Para isso, basta analisar o que outras empresas, que atuam no mesmo ramo de atividade que o seu negócio, estão praticando. Você pode se espelhar inclusive em grandes companhias e adaptar as ações à sua realidade.

Para conseguir as informações, você pode participar de eventos relacionados ao seu mercado, por exemplo.

Além disso, pode fazer uma análise de dados em sites e redes sociais dos seus benchmarks. Ou ainda, arriscar uma visitinha, prestigiar o atendimento e a entrega do seu concorrente.

Agora que você já sabe o que é benchmarking, precisamos falar que existem vários tipos de benchmarking. Cada tipo busca atingir uma área da organização ou um resultado diferente.

Logo, antes de fazer benchmarking, é importante conhecer quais são as maneiras de praticá-lo.

Veja mais: 4 estratégias de relacionamento com o cliente para melhorar na sua empresa

Tipos de benchmarking

Benchmarking competitivo

Nele, seu ponto de referência será o seu concorrente. A intenção é comparar como o seu negócio, produtos ou serviços se posicionam em relação aos dos concorrentes mais próximos.

Quando falamos em concorrentes próximos, estamos nos referindo aqueles que disputam a clientela com você. Por isso, sua empresa deve estar de olho nas melhores práticas de mercado exercida por eles.

Pode ser feito comparando ofertas, disposição dos produtos, qualidade ou tipo de serviço prestado. Uma dica! Visite as redes sociais dos seus concorrentes próximos, muita informação você conseguirá por lá.

Benchmarking funcional

No benchmarking funcional, o foco é encontrar pontos de melhorias em seu negócio e não na disputa de clientes.  Sendo assim, seu ponto de referência poderá ser qualquer organização com processos semelhantes, ainda que trabalhe com produtos diferentes.

Exemplos: gestão de pessoas, gestão financeiras, práticas contábeis. Essas atividades são inerentes a quase todas as organizações e você pode encontrar dificuldade na gestão de algum desses processos.

Se isso acontece, você poderá perguntar a outros empresários, quais as práticas deram certo em seus negócios. Depois de levantar ideias, basta analisar qual se encaixa melhor a sua realidade.

Benchmarking genérico

Já o genérico é aplicável quando não se disputa mercado local, porém as organizações compartilham de processos semelhantes. Por exemplo, alguma organização de outra cidade ou país que atue no seu ramo de atividade.

Benchmarking interno

Esse modelo é mais aplicado por grandes organizações, com vários departamentos e com equipes de trabalho diversas. Pois, como o nome diz, ele será aplicado internamente na própria empresa.

Nele uma área analisa o que outra área faz para atingir seus resultados e o que disso poderá ser aproveitado. Com o benchmarking interno é possível, por exemplo, entender qual departamento da organização está perdendo resultados. Ou seja, o temido gargalo!

Por isso, é importante que os esforços de um departamento sejam compartilhados com os demais. O benchmarking interno aumenta a sinergia das organizações.

Benchmarking de cooperação

Para acontecer, o benchmarking de cooperação necessita de uma parceria feita com outras empresas. Essa parceria normalmente acontece quando uma organização é muito boa em um processo e ruim em outro.

Assim, uma empresa que vende bem, mas atrasa suas entregas, pode firmar parceria com uma que domina o processo de entrega. Em troca, ela ajudará a desenvolver o processo de vendas da empresa parceira.

Esses são os exemplos de benchmarking que você pode utilizar para aprender com outros, o que você pode melhorar na sua organização.

Benchmarking no Marketing Digital

Você pode aumentar a eficiência do seu negócio analisando o que outras empresas fazem na internet para atrair potenciais clientes.

Seguir pessoas referência no assunto, assim como a Camila Porto, já é uma forma de iniciar seu benchmarking digital.

Além disso, é possível analisar que tipo de anúncios seus concorrentes estão criando nas redes sociais. Quais e-mails marketing você tem recebido e como eles são estruturados.

Analise em qual plataforma você encontra, com maior frequência, a incidência de anúncios dos seus concorrentes.  Lá, provavelmente, é onde sua persona passa a maior parte do seu tempo.

Isso tudo pode ser feito em sua rotina, investindo alguns minutos do seu tempo. Algumas ferramentas como a Similar Web podem otimizar essa análise.

Outras ferramentas de análise de sites de concorrentes existem, algumas inclusive você pode ter acesso gratuito.

Além disso, o próprio gerador de negócios do Facebook te mostra dados importantes sobre os seus anúncios. Nele você avalia os anúncios tanto do Facebook como do Instagram.

Inclusive, o Facebook dá a opção de selecionar algumas fanpages similares a sua para análise e comparação. Onde é possível ver a performance dessas páginas em relação aos resultados alcançados pela do seu negócio.

Viu quanta coisa você consegue fazer pela sua empresa, ainda que seja sem sair de dentro dela?

Agora que você aprendeu o que é benchmarking e como ele pode ajudar com a inovação e a melhoria de sua empresa.

Queremos saber: você consegue visualizar alguma área ou processo que pode aplicar o benchmarking no seu negócio? Conte aqui nos comentários.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Benchmarking: o que é e como fazer. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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