Por que ter “busca por cor” com reconhecimento de imagem

A “busca por cor” é um recurso muito útil para as lojas virtuais, já que esse é um modo bastante comum de realizar uma busca. Além disso, é uma forma bastante específica de procurar por um produto, o que significa que o cliente está bem decidido quanto ao que quer e, por isso, mais propenso a finalizar a compra.

Mas, para isso, ele precisa antes de tudo encontrar o que procura. Imagine, por exemplo, que o cliente digita “calça preta” no campo de busca e não encontra nenhum resultado. Ou, então, que são apresentadas a ele apenas calças azuis ou cinzas. Não é o que ele está buscando, então provavelmente sairá do site para procurar em outra loja. Sendo assim, é importante aproveitar a oportunidade e mostrar os resultados mais assertivos possíveis a ele.

A “busca por cor” já é utilizada há algum tempo nos sistemas de busca de e-commerce, mas antes só se fazia isso de modo manual, o que demandava bastante tempo e trabalho, e nem sempre alcançava os melhores resultados.

Hoje, no entanto, com o surgimento da busca inteligente, muitas lojas virtuais já estão utilizando a “busca por cor” com reconhecimento de imagem, através do uso de inteligência artificial (IA). Entenda por que esse recurso é mais eficiente e leva maior praticidade para o seu e-commerce.

Otimização do trabalho interno

A busca por cor com reconhecimento de imagem otimiza o trabalho da equipe, que obtém melhores resultados em menos tempo de trabalho.

Isso acontece, pois, com esse recurso, não é necessário cadastrar manualmente as cores de cada produto, um por um. O processo todo é feito pela inteligência artificial de forma automática.

Ocorre da seguinte forma: a inteligência artificial coleta a informação referente à cor de cada produto direto da imagem, decodificando-a.

Assim, quando, por exemplo, o usuário busca por um item com a palavra “azul”, a IA interpreta esse texto e traduz para um número. Depois, procura esse número nas imagens do catálogo de produtos da loja. Ao identificá-lo, consegue mostrar para o usuário os resultados relativos a essa cor na página de busca.

A “busca por cor” com reconhecimento de imagem é ideal para as lojas virtuais de roupa. Pois, nesse mercado, geralmente as imagens das roupas são compostas por uma pessoa usando outras peças com cores diferentes da escolhida. Mas, ainda assim, a inteligência consegue identificar apenas o produto e a cor buscados.

Antigamente, quando não havia essa solução, os profissionais responsáveis precisavam informar as cores de cada item na respectiva descrição e/ou criar uma categoria ou um atributo para essa informação. Imagine o tempo que esse processo demandava!

Felizmente, com o auxílio da alta tecnologia de inteligência artificial, hoje esse tempo pode ser dedicado a outras atividades.

Mais assertividade na busca

A busca por cor com reconhecimento de imagem também é muito mais assertiva, pois, como é feita de modo automático, consegue minimizar e muito a quantidade de falhas, melhorando assim a experiência de compra do usuário. Isso porque ele, agora, consegue encontrar com muito mais facilidade os produtos que deseja com a cor que deseja, sem perder tanto tempo procurando entre todas as cores disponíveis.

E, hoje, é cada vez mais necessário entregar o que o cliente procura do jeito que ele procura, personalizando, assim, a compra e elevando a experiência dele na loja.

Inovação e evolução do comércio eletrônico

Como você viu, a busca por cor com reconhecimento de imagem é mais uma das inovações que estão contribuindo para a evolução do comércio eletrônico.

Trata-se de uma tecnologia que melhora a dinâmica interna das lojas virtuais e mostra os resultados mais assertivos para a busca do cliente, personalizando e elevando a experiência de compra.

O post Por que ter “busca por cor” com reconhecimento de imagem apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Por que ter “busca por cor” com reconhecimento de imagem. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages