Ads Top

Parceria paga no Instagram: o que é, como e quem pode fazer

Pensando em aproximar marcas de usuários com potencial de divulgação de produtos (Influenciadores), o Instagram criou o recurso parceria paga. Consiste em poder citar nas publicação quando há publicidade remunerada, citando a marca produtora. O objetivo é fornecer transparência para o público, quando há vantagem financeira na divulgação de um determinado produto ou serviço.

Sempre que utilizada a opção, os demais usuários poderão ver a mensagem: Parceria paga com (nome da marca) no cabeçalho da publicação. Quando uma empresa é marcada no recurso, essas poderão ver o alcance e o envolvimento da publicação. O recurso de marcação poderá ser feito também em publicações nos Stories.

Saiba mais: Marketing com Influenciadores: o que é e como fazer

Além de trazer mais transparência para as ações de publicidade, o recurso Parceria Paga no Instagram permite a divulgação de produtos de maneira mais orgânica do que nos anúncios. Sempre que o usuário clicar sobre a marcação, esse será direcionado para o perfil da marca anunciante.

Quem Pode Utilizar o Recuso Parceria Paga no Instagram?

O Instagram disponibilizou a funcionalidade para usuários com contas comerciais ou de criadores de conteúdo. A ideia é que empresas busquem parcerias com pessoas com bastante visibilidade na rede social. Qualquer pessoa pode fazer acordo de parceria com lojas e marcas no Instagram. Cabem as marcas definirem quais criadores de conteúdo estão alinhados com o seu público alvo, para propor a parceria.

Como funciona e como gerir os resultados

Para influenciadores

Quem for divulgar um produto em seu perfil, primeiramente precisa criar uma publicação, como por exemplo, postar uma foto. É importante alinhar com a empresa parceira o conteúdo da publicação. O conteúdo precisa estar dentro das diretrizes do Instagram. Depois é só seguir os passos:

Passo 1.  Com o conteúdo pronto para ser publicado, clique em Configurações Avançada;

parceria paga Instagram

Passo 2. Clique em Marcar Parceiro de Negócio;

parceria paga Instagram

Nesse ponto o criador de conteúdo pode ainda escolher habilitar a possibilidade da marca parceira promover o conteúdo. Ao conceder essa permissão, caso a empresa decida criar um anúncio a partir da publicação, ela não poderá mais ser editada.

Passo 3: Localize e adicione seu parceiro de Negócio. Pode ser que a marcação fique pendente de aprovação por parte do parceiro marcado. Isso acontece devido as configurações do perfil comercial do parceiro. Caso ocorra, mande uma mensagem, solicitando a aprovação.

parceria paga Instagram

Para empresas

A marca que contratar um serviço de divulgação pelo Instagram receberá uma notificação de marcação no aplicativo e também no facebook. Inclusive as empresas poderão recusar a marcação, removendo-a. Isso poderá ser feito pelo Gerenciador de Negócios do Facebook. Pelo Instagram, a remoção pode ser realizada clicando nos três pontos no canto superior da publicação.

Enquanto a publicação estiver ativa, o parceiro marcado poderá ver, de forma orgânica, informações sobre a campanha. Para isso basta usar a guia “Conteúdo de Marca” nas informações da página do Facebook. Quando a parceria é feita via Stories, os dados de alcance e engajamento ficarão disponíveis por 14 dias apenas.
É importante lembrar que esse recurso deve ser usado sempre que há compensação financeira (em valor ou em permuta) para que a publicação aconteça.

Você já trabalha com influenciadores para sua empresa? Conta aqui nos comentários.

O post Parceria paga no Instagram: o que é, como e quem pode fazer apareceu primeiro em Camila Porto.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Parceria paga no Instagram: o que é, como e quem pode fazer. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.