Ferramenta de automação de e-mail marketing: o que é, usos e benefícios [+exemplos de softwares]

Ferramenta de automação de email marketing é um sistema (ou software) criado para otimizar o processo de nutrição de leads através do envio de e-mail segmentado

Por meio de uma ferramenta da automação de e-mail marketing é possível:

É importante notar, entretanto, que nem toda ferramenta de e-mail marketing oferece todas essas funcionalidades. Por isso, na hora de escolher a sua, analise suas necessidades e o que cada plataforma oferece. 

Ainda neste artigo vamos oferecer alguns exemplos de ferramentas de automação que você pode considerar para sua empresa. Continue lendo. 

Ferramenta de automação de email marketing: usos e benefícios

A automação de e-mail marketing é uma das funcionalidades mais buscadas entre profissionais de marketing que estão desenvolvendo campanhas de Inbound Marketing

Isso acontece porque o e-mail marketing é uma das estratégias mais importantes do Inbound Marketing. 

Ele é, sem dúvidas, o canal de relacionamento mais usado pelas empresas para manter sua comunicação com seus leads. 

Além disso, com um ROI de $ 38 para cada $ 1 investido, a estratégia se mostra muito eficiente para as empresas que buscam por melhores retornos financeiros para as empresas.

Por meio da criação de fluxos de automação, uma equipe de marketing é capaz de automatizar o envio de e-mails e pode oferecer conteúdos personalizados e segmentados de acordo com os interesses de cada lead. Tudo isso de maneira automática.

O e-mail marketing também faz parte do escopo do Outbound Marketing, entretanto, para saber mais sobre isso, indicamos que você acesse o artigo, Outbound e-mail marketing: como gerar mais leads em menos tempo”. 

Ferramenta de automação de email marketing

Voltando ao uso da ferramenta de automação de email marketing dentro do Inbound Marketing, ela é fundamental para as etapas de conversão, vendas e encantamento que compõe o escopo central da estratégia.

Ferramenta de automação de email marketing

A ferramenta de automação de e-mail marketing permite que sua equipe ofereça conteúdo personalizado e segmentado, de maneira eficaz e ágil. 

Você já imaginou precisar enviar manualmente um e-mail a cada comportamento de cada lead? 

O tempo perdido nessa função já é relevante quando temos um lead na base, agora considere ter 5, 10, 200, 1000 … 

Esse é um trabalho que nem um prédio lotado de profissionais conseguiria executar. 

Além disso, é importante entender, que muitos recursos da ferramenta de automação não podem ser substituídos pelo acompanhamento manual, como é o caso do Lead Tracking, uma funcionalidade que acompanha o comportamento do lead no seu site, antes mesmo dele ser um lead. 

Em suma, uma ferramenta de automação de e-mail marketing é fundamental para garantir a execução de etapas importantes de uma estratégia de Inbound Marketing como:

  • segmentação de clientes, 
  • criação de fluxos de nutrição de leads
  • personalização do conteúdo, 
  • avanço do lead para etapas avançadas do funil de vendas e mais. 

Exemplos de ferramentas de automação de e-mail marketing

1. Mailchimp

O Mailchimp é um disparador de e-mail marketing bastante famoso no mundo todo. Uma das razões para isso é porque estamos falando de uma ferramenta com uma versão gratuita bastante robusta, permitindo o envio de até 12 mil mensagens por mês, para 2 mil contatos.

Ele é uma boa opção para empresas e profissionais que estão iniciando suas campanhas de e-mail. 

Com a ferramenta você tem acesso a funcionalidades como: 

  • criação de listas personalizadas de e-mails, 
  • campanhas segmentadas, 
  • análise de dados das campanhas,
  • templates prontos que podem ser facilmente editados.

2. Mad Mimi

O Mad Mimi oferece uma versão gratuita para até 100 contatos. 

A ferramenta de envio de e-mail marketing permite a execução de etapas desde de criação do template do e-mail, até seu envio e posterior acompanhamento de taxas e indicadores. 

A plataforma permite que você crie e-mails do zero e envie, e também que crie e exporte o material para enviar de outra plataforma, que possa preferir. 

Pode ser integrada a e-commerces hospedados em plataformas como o Shopify, auxiliando na gestão de leads desse tipo de negócio. 

Leia também: Email marketing para ecommerce: 5 dicas para transformar leads em vendas.

3. LAHAR

A LAHAR é uma plataforma brasileira, eleita em 2019 a melhor ferramenta de marketing digital do ano pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, contou com mais de 70 mil votos populares, no geral. 

A ferramenta oferece recursos como:

  • criação de landing pages e formulários externos para captura de leads, sem a necessidade de um programador, 
  • organização de banco de dados, 
  • segmentação de leads, 
  • criação de fluxos de automação de e-mail marketing que funcionam de acordo com o comportamento do lead, 
  • criação de e-mails e oferecimento de templates simples de editar,
  • envio segmentado e automático, e mais.

Esse software para email marketing, além de permitir a criação e envio de campanhas de e-mail de maneira simples, também reúne funcionalidades diversas que compreendem o escopo da automação de marketing, como você pode observar no infográfico abaixo. 

Ferramenta de automação de email marketing

Para entender como funciona a LAHAR, indicamos que assista ao vídeo abaixo. 

A LAHAR é um software de email marketing grátis por 15 dias que reúne todas as funcionalidades necessárias para o cumprimento das etapas do Inbound Marketing.

Além da automação de e-mail marketing, a plataforma também realiza a gestão de todas as etapas do Inbound Marketing desde a atração com ferramentas como redes sociais e painel de palavras-chave até a análise de resultados.

Com ferramentas para atrair leads e criar relacionamentos que geram conversões e resultados financeiros via internet.

Acesse o site, crie sua conta grátis e faça testes com o sistema de gestão de leads e automação de marketing.

Agora que você já sabe o que é uma ferramenta de automação de email marketing, é hora de iniciar sua estratégia para te ajudar, separamos um material completo [e exclusivo] para guiar todo o seu planejamento:  Checklist: como criar sua campanha de e-mail marketing do ZERO sem esquecer nenhum detalhe.

O post Ferramenta de automação de e-mail marketing: o que é, usos e benefícios [+exemplos de softwares] apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Ferramenta de automação de e-mail marketing: o que é, usos e benefícios [+exemplos de softwares]. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages