Aprenda a Criar um Relatório de Marketing Digital – Na Prática com Ricotta

Olá pessoal, tudo bem? Está no ar mais um Na Prática com Ricotta! No vídeo de hoje o Fabio ensina como criar um relatório de Marketing Digital usando uma ferramenta gratuita do Google!

Dá um play e descubra a técnica que ele mostrou!

O que é Google Data Studio?

O Google Data Studios é uma ferramenta bastante usada para criar um relatório de Marketing Digital. A sua grande vantagem é que permite a utilização de modelos práticos, além de se conectar a diversas fontes de dados que serão utilizados para a criação de gráficos e do documento em si.

Conectores

Os chamados conectores são as fontes que o Google Data Studios usa para criar um relatório de Marketing Digital. São vários os coletores de dados que podem ser utilizados, sendo os mais comuns:

  • Google Analytics;
  • YouTube;
  • Google Ads;
  • Google Merchant;
  • Big Query.

Como criar um relatório de Marketing Digital no Google Data Studio

Primeiramente, é preciso entrar no site do Google Data Studio e fazer login com sua conta Google. Na página inicial, você encontrará a Galeria de Modelos, que já possui tipos de relatórios prontos para:

  • Google Analytics;
  • Google Search Console;
  • YouTube;
  • PPC para e-commerce;
  • entre outros.

Além disso, também existe um tutorial feito pelo próprio Data Studio que ensina como funciona a criação de relatório de Marketing Digital.

Usando um modelo

Ao escolher um tipo disponível, você será encaminhado a uma pré-visualização de como é o relatório. Depois, basta clicar em “usar modelo”. Então, o site irá pedir para que você compartilhe a fonte de dados. Ao clicar na opção “criar nova opção”, você será direcionado a uma página que mostra todas as opções de de conectores disponíveis.

A dica do Fabio é usar o Google Analytics para quem tem site, mas você pode escolher o que melhor se adequa a sua realidade. Aqui, foi escolhida a conta, a propriedade e a visualização e, depois, basta clicar em Conectar. Aqui, você vai voltar para a página de compartilhação de fonte de dados e já pode apertar em Copiar Modelo.

Pronto! Você terá um relatório criado igual ao modelo, mas com os seus dados.

Ao clicar em partes do documento, numa barra à direita você encontrará os detalhes que podem ser customizados, desde fonte a cores.

Criando um relatório de Marketing Digital do zero

Caso não queira usar nenhum dos modelos disponibilizados pelo Data Studio, é possível fazer um documento do zero. Na barra superior, vá na opção Arquivo e procure Criar Um Novo Relatório, então selecione a opção de Documento em Branco. Aqui, você fará novamente a configuração da fonte de dados.

Quando o documento for criado, ele irá te fornecer uma tabela com alguns dados que ele escolheu, mas você não precisa necessariamente usá-la. Pense no tipo de informações que você deseja adicionar, clique em gráficos e escolha a opção que quer.

Aqui, vale customizar da forma que mais gosta: escolha período, utilize as cores da sua empresa, adicione o logo, faça gráficos e tabelas, entre outras coisas.

No canto superior esquerdo existe a opção Compartilhar, que você pode usar para gerar um link para outra pessoa visualizar, ou mesmo fazer um download em PDF para apresentar ou enviar por e-mail.

Gostou de saber como criar um relatório de Marketing Digital pelo Google Data Studio? Então continue lendo mais conteúdos no site da Agência Mestre!

O post Aprenda a Criar um Relatório de Marketing Digital – Na Prática com Ricotta apareceu primeiro em Agência Mestre.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Aprenda a Criar um Relatório de Marketing Digital – Na Prática com Ricotta. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages